De Bagagem a Miserere: “a inominável corisca poesia” de Adélia Prado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2014v18n35p125 |
Resumo: | Apresenta-se neste artigo uma apreciação da poesia de Adélia Prado centrado na leitura dos livros e dos poemas com destaque para as permanências temáticas presentes desde a obra inicial, Bagagem, até a última obra, Miserere. A classificação sugerida parte de títulos presentes em algumas subdivisões dos três primeiros livros (“O modo poético”, “Um jeito e amor”, “Qualquer coisa é casa da poesia” e “Tudo que eu sinto esbarra em Deus”). A retomada de termos da própria poetisa revela o nível de consciência que ela ostenta de sua criação. Outro aspecto a ser apresentado são os procedimentos presentes nesta obra lírica e que são responsáveis pela singularização de seu estilo. São apresentadas categorias como “construção em vitral”, “ausência de hierarquia” e “caráter narrativo”, cunhadas da experiência de leitura da obra. Por fim, ensaia-se uma análise do poema “Desenredo”, considerado como um dos muitos que contém uma síntese dos temas e procedimentos de maior destaque de sua lírica. |
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De Bagagem a Miserere: “a inominável corisca poesia” de Adélia PradoAdélia PradoConstrução em vitralAusência de hierarquiaCotidiano e féAmor e erotismo.Apresenta-se neste artigo uma apreciação da poesia de Adélia Prado centrado na leitura dos livros e dos poemas com destaque para as permanências temáticas presentes desde a obra inicial, Bagagem, até a última obra, Miserere. A classificação sugerida parte de títulos presentes em algumas subdivisões dos três primeiros livros (“O modo poético”, “Um jeito e amor”, “Qualquer coisa é casa da poesia” e “Tudo que eu sinto esbarra em Deus”). A retomada de termos da própria poetisa revela o nível de consciência que ela ostenta de sua criação. Outro aspecto a ser apresentado são os procedimentos presentes nesta obra lírica e que são responsáveis pela singularização de seu estilo. São apresentadas categorias como “construção em vitral”, “ausência de hierarquia” e “caráter narrativo”, cunhadas da experiência de leitura da obra. Por fim, ensaia-se uma análise do poema “Desenredo”, considerado como um dos muitos que contém uma síntese dos temas e procedimentos de maior destaque de sua lírica. PUC Minas2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2014v18n35p12510.5752/P.2358-3428.2014v18n35p125Scripta; Vol 18 No 35 (2014): Scripta 35; 125-142Scripta; V. 18 N. 35 (2014): Escrita de mulheres; 125-142Scripta; v. 18 n. 35 (2014): Escrita de mulheres; 125-1422358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2014v18n35p125/pdfAlves, José Hélder Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T21:47:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8814Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oaiscripta.pucminas@gmail.com||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T21:47:57Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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