Sobre a construção de uma sociedade leitora: leitura literária como praxis de transformação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Aparecida Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28022
Resumo: The article presents a proposal for recording and analyzing contemporary actions to promote literary reading in school and extra-school spaces. Therefore, it notes concepts related to reading as a cultural practice; evokes fundamental aspects of the inclusion of a national literature as a teaching subject in Brazilian schools at the end of the 19th century and, finally, organizes and punctuates topics of interest in a list of initiatives carried out outside the walls, due to their declared aspirations and probable relationship of complementarity with the institutionalization of the literature in the current version. As a result, it extends and problematizes the conception of literary reading committed to a praxis of social transformation.
id PUC_MINS-6_7eec5adbd0f45d5ab704c4444cef8a67
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28022
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Sobre a construção de uma sociedade leitora: leitura literária como praxis de transformação socialCulturaCidadaniaEducaçãoLeituraLitraturaThe article presents a proposal for recording and analyzing contemporary actions to promote literary reading in school and extra-school spaces. Therefore, it notes concepts related to reading as a cultural practice; evokes fundamental aspects of the inclusion of a national literature as a teaching subject in Brazilian schools at the end of the 19th century and, finally, organizes and punctuates topics of interest in a list of initiatives carried out outside the walls, due to their declared aspirations and probable relationship of complementarity with the institutionalization of the literature in the current version. As a result, it extends and problematizes the conception of literary reading committed to a praxis of social transformation.O artigo apresenta proposta de registro e análise de ações contemporâneas de promoção da leitura literária em espaços escolares e extraescolares. Para tanto, anota conceitos relacionados à leitura como prática cultural; evoca aspectos fundantes da inclusão de uma literatura nacional como matéria de ensino, na escola brasileira do final do século XIX e, por fim, organiza e pontua tópicos de interesse em uma lista de iniciativas realizadas extramuros, por suas declaradas aspirações e provável relação de complementaridade com a institucionalização da literatura em versão atual. Em resultado, distende e problematiza a concepção de leitura literária comprometida a uma práxis de transformação social.PUC Minas2022-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAvaliado pelos paresAvaliado pelos paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/2802210.5752/P.2358-3428.2022v26n56p29-42Scripta; Vol 26 No 56 (2022): Leituras, releituras e desleituras; 29-42Scripta; v. 26 n. 56 (2022): Leituras, releituras e desleituras; 29-422358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28022/20227Copyright (c) 2022 Editora PUC Minashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Maria Aparecida Silva2022-12-19T19:26:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28022Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2022-12-19T19:26:28Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a construção de uma sociedade leitora: leitura literária como praxis de transformação social
title Sobre a construção de uma sociedade leitora: leitura literária como praxis de transformação social
spellingShingle Sobre a construção de uma sociedade leitora: leitura literária como praxis de transformação social
Ribeiro, Maria Aparecida Silva
Cultura
Cidadania
Educação
Leitura
Litratura
title_short Sobre a construção de uma sociedade leitora: leitura literária como praxis de transformação social
title_full Sobre a construção de uma sociedade leitora: leitura literária como praxis de transformação social
title_fullStr Sobre a construção de uma sociedade leitora: leitura literária como praxis de transformação social
title_full_unstemmed Sobre a construção de uma sociedade leitora: leitura literária como praxis de transformação social
title_sort Sobre a construção de uma sociedade leitora: leitura literária como praxis de transformação social
author Ribeiro, Maria Aparecida Silva
author_facet Ribeiro, Maria Aparecida Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Aparecida Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Cidadania
Educação
Leitura
Litratura
topic Cultura
Cidadania
Educação
Leitura
Litratura
description The article presents a proposal for recording and analyzing contemporary actions to promote literary reading in school and extra-school spaces. Therefore, it notes concepts related to reading as a cultural practice; evokes fundamental aspects of the inclusion of a national literature as a teaching subject in Brazilian schools at the end of the 19th century and, finally, organizes and punctuates topics of interest in a list of initiatives carried out outside the walls, due to their declared aspirations and probable relationship of complementarity with the institutionalization of the literature in the current version. As a result, it extends and problematizes the conception of literary reading committed to a praxis of social transformation.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Avaliado pelos pares
Avaliado pelos pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28022
10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p29-42
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28022
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p29-42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28022/20227
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 26 No 56 (2022): Leituras, releituras e desleituras; 29-42
Scripta; v. 26 n. 56 (2022): Leituras, releituras e desleituras; 29-42
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329531983986688