A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDNX8 |
Resumo: | Segundo Fanny Abramovich, a leitura é um dos grandes, senão o maior elemento da civilização. De acordo com Bakthin, o ato de ler é um processo abrangente e complexo de compreensão e intelecção do mundo que envolve uma característica essencial e singular ao homem: a sua capacidade simbólica de interagir com o outro pela manifestação da palavra (Baktin: 1977). Sendo a leitura, então o ponto de partida para dominar toda a riqueza que um texto, literário ou não, pode transmitir, o bom leitor é aquele que faz uma análise do texto lido, aprofundando-se na compreensão dos detalhes a fim de poder construir o seu próprio entendimento daquilo que leu. Parafraseando Alceu Amoroso Lima, é preciso fazer compreender às crianças que a leitura é o mais movimentado, variado, engraçado e cativante dos mundos, para que se tornem leitores em potencial e se entreguem ao encantamento proveniente da leitura de um bom livro. Baseado nessa afirmação, é que o Projeto Jovem Leitor Responsável foi planejado e tendo por objetivo principal, afirmar a importância da leitura literária na construção do sujeito leitor e na valorização do livro literário. O projeto foi desenvolvido por mim em uma turma do quarto (4º) ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal "Professora Ondina Nobre". Durante o seu desenvolvimento, os alunos leram livros literários diversos que geraram produções de textos criativos e originais. Os melhores textos produzidos pelos alunos foram selecionados e organizados em um livro produzido pela turma, sendo distribuído um exemplar para cada aluno. Baseado no interesse e respeito dos alunos pelas obras manuseadas durante a realização do projeto, pode-se dizer que o objetivo traçado para o desenvolvimento deste trabalho foi alcançado. |
id |
UFMG_8207ed6c5511f2e9a3f6953d43c1c371 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NDNX8 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Flor de Maio Barbosa BenficaVania Marcia Mainart D'aquino2019-08-14T15:20:24Z2019-08-14T15:20:24Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDNX8Segundo Fanny Abramovich, a leitura é um dos grandes, senão o maior elemento da civilização. De acordo com Bakthin, o ato de ler é um processo abrangente e complexo de compreensão e intelecção do mundo que envolve uma característica essencial e singular ao homem: a sua capacidade simbólica de interagir com o outro pela manifestação da palavra (Baktin: 1977). Sendo a leitura, então o ponto de partida para dominar toda a riqueza que um texto, literário ou não, pode transmitir, o bom leitor é aquele que faz uma análise do texto lido, aprofundando-se na compreensão dos detalhes a fim de poder construir o seu próprio entendimento daquilo que leu. Parafraseando Alceu Amoroso Lima, é preciso fazer compreender às crianças que a leitura é o mais movimentado, variado, engraçado e cativante dos mundos, para que se tornem leitores em potencial e se entreguem ao encantamento proveniente da leitura de um bom livro. Baseado nessa afirmação, é que o Projeto Jovem Leitor Responsável foi planejado e tendo por objetivo principal, afirmar a importância da leitura literária na construção do sujeito leitor e na valorização do livro literário. O projeto foi desenvolvido por mim em uma turma do quarto (4º) ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal "Professora Ondina Nobre". Durante o seu desenvolvimento, os alunos leram livros literários diversos que geraram produções de textos criativos e originais. Os melhores textos produzidos pelos alunos foram selecionados e organizados em um livro produzido pela turma, sendo distribuído um exemplar para cada aluno. Baseado no interesse e respeito dos alunos pelas obras manuseadas durante a realização do projeto, pode-se dizer que o objetivo traçado para o desenvolvimento deste trabalho foi alcançado.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLeituraAlfabetizaçãoLeituraConstrução de LeitorLeitura LiteráriaA importância da leitura literária na construção do sujeito leitorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_v_nia_12_de_julho_formatado_e_com_legenda_nas_fotos.pdfapplication/pdf703122https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDNX8/1/tcc_v_nia_12_de_julho_formatado_e_com_legenda_nas_fotos.pdf2e4d38adbb1162e9e1e6af183a2fed13MD51TEXTtcc_v_nia_12_de_julho_formatado_e_com_legenda_nas_fotos.pdf.txttcc_v_nia_12_de_julho_formatado_e_com_legenda_nas_fotos.pdf.txtExtracted texttext/plain41279https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDNX8/2/tcc_v_nia_12_de_julho_formatado_e_com_legenda_nas_fotos.pdf.txt4bcee5836fb4799cccda179ebd258172MD521843/VRNS-9NDNX82019-11-14 13:45:19.686oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NDNX8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:45:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor |
title |
A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor |
spellingShingle |
A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor Vania Marcia Mainart D'aquino Leitura Construção de Leitor Leitura Literária Educação Leitura Alfabetização |
title_short |
A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor |
title_full |
A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor |
title_fullStr |
A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor |
title_full_unstemmed |
A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor |
title_sort |
A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor |
author |
Vania Marcia Mainart D'aquino |
author_facet |
Vania Marcia Mainart D'aquino |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Flor de Maio Barbosa Benfica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vania Marcia Mainart D'aquino |
contributor_str_mv |
Maria Flor de Maio Barbosa Benfica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Construção de Leitor Leitura Literária |
topic |
Leitura Construção de Leitor Leitura Literária Educação Leitura Alfabetização |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Leitura Alfabetização |
description |
Segundo Fanny Abramovich, a leitura é um dos grandes, senão o maior elemento da civilização. De acordo com Bakthin, o ato de ler é um processo abrangente e complexo de compreensão e intelecção do mundo que envolve uma característica essencial e singular ao homem: a sua capacidade simbólica de interagir com o outro pela manifestação da palavra (Baktin: 1977). Sendo a leitura, então o ponto de partida para dominar toda a riqueza que um texto, literário ou não, pode transmitir, o bom leitor é aquele que faz uma análise do texto lido, aprofundando-se na compreensão dos detalhes a fim de poder construir o seu próprio entendimento daquilo que leu. Parafraseando Alceu Amoroso Lima, é preciso fazer compreender às crianças que a leitura é o mais movimentado, variado, engraçado e cativante dos mundos, para que se tornem leitores em potencial e se entreguem ao encantamento proveniente da leitura de um bom livro. Baseado nessa afirmação, é que o Projeto Jovem Leitor Responsável foi planejado e tendo por objetivo principal, afirmar a importância da leitura literária na construção do sujeito leitor e na valorização do livro literário. O projeto foi desenvolvido por mim em uma turma do quarto (4º) ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal "Professora Ondina Nobre". Durante o seu desenvolvimento, os alunos leram livros literários diversos que geraram produções de textos criativos e originais. Os melhores textos produzidos pelos alunos foram selecionados e organizados em um livro produzido pela turma, sendo distribuído um exemplar para cada aluno. Baseado no interesse e respeito dos alunos pelas obras manuseadas durante a realização do projeto, pode-se dizer que o objetivo traçado para o desenvolvimento deste trabalho foi alcançado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T15:20:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T15:20:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDNX8 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDNX8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDNX8/1/tcc_v_nia_12_de_julho_formatado_e_com_legenda_nas_fotos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDNX8/2/tcc_v_nia_12_de_julho_formatado_e_com_legenda_nas_fotos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e4d38adbb1162e9e1e6af183a2fed13 4bcee5836fb4799cccda179ebd258172 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589243647295488 |