A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vania Marcia Mainart D'aquino
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDNX8
Resumo: Segundo Fanny Abramovich, a leitura é um dos grandes, senão o maior elemento da civilização. De acordo com Bakthin, o ato de ler é um processo abrangente e complexo de compreensão e intelecção do mundo que envolve uma característica essencial e singular ao homem: a sua capacidade simbólica de interagir com o outro pela manifestação da palavra (Baktin: 1977). Sendo a leitura, então o ponto de partida para dominar toda a riqueza que um texto, literário ou não, pode transmitir, o bom leitor é aquele que faz uma análise do texto lido, aprofundando-se na compreensão dos detalhes a fim de poder construir o seu próprio entendimento daquilo que leu. Parafraseando Alceu Amoroso Lima, é preciso fazer compreender às crianças que a leitura é o mais movimentado, variado, engraçado e cativante dos mundos, para que se tornem leitores em potencial e se entreguem ao encantamento proveniente da leitura de um bom livro. Baseado nessa afirmação, é que o Projeto Jovem Leitor Responsável foi planejado e tendo por objetivo principal, afirmar a importância da leitura literária na construção do sujeito leitor e na valorização do livro literário. O projeto foi desenvolvido por mim em uma turma do quarto (4º) ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal "Professora Ondina Nobre". Durante o seu desenvolvimento, os alunos leram livros literários diversos que geraram produções de textos criativos e originais. Os melhores textos produzidos pelos alunos foram selecionados e organizados em um livro produzido pela turma, sendo distribuído um exemplar para cada aluno. Baseado no interesse e respeito dos alunos pelas obras manuseadas durante a realização do projeto, pode-se dizer que o objetivo traçado para o desenvolvimento deste trabalho foi alcançado.
id UFMG_8207ed6c5511f2e9a3f6953d43c1c371
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NDNX8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Flor de Maio Barbosa BenficaVania Marcia Mainart D'aquino2019-08-14T15:20:24Z2019-08-14T15:20:24Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDNX8Segundo Fanny Abramovich, a leitura é um dos grandes, senão o maior elemento da civilização. De acordo com Bakthin, o ato de ler é um processo abrangente e complexo de compreensão e intelecção do mundo que envolve uma característica essencial e singular ao homem: a sua capacidade simbólica de interagir com o outro pela manifestação da palavra (Baktin: 1977). Sendo a leitura, então o ponto de partida para dominar toda a riqueza que um texto, literário ou não, pode transmitir, o bom leitor é aquele que faz uma análise do texto lido, aprofundando-se na compreensão dos detalhes a fim de poder construir o seu próprio entendimento daquilo que leu. Parafraseando Alceu Amoroso Lima, é preciso fazer compreender às crianças que a leitura é o mais movimentado, variado, engraçado e cativante dos mundos, para que se tornem leitores em potencial e se entreguem ao encantamento proveniente da leitura de um bom livro. Baseado nessa afirmação, é que o Projeto Jovem Leitor Responsável foi planejado e tendo por objetivo principal, afirmar a importância da leitura literária na construção do sujeito leitor e na valorização do livro literário. O projeto foi desenvolvido por mim em uma turma do quarto (4º) ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal "Professora Ondina Nobre". Durante o seu desenvolvimento, os alunos leram livros literários diversos que geraram produções de textos criativos e originais. Os melhores textos produzidos pelos alunos foram selecionados e organizados em um livro produzido pela turma, sendo distribuído um exemplar para cada aluno. Baseado no interesse e respeito dos alunos pelas obras manuseadas durante a realização do projeto, pode-se dizer que o objetivo traçado para o desenvolvimento deste trabalho foi alcançado.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLeituraAlfabetizaçãoLeituraConstrução de LeitorLeitura LiteráriaA importância da leitura literária na construção do sujeito leitorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_v_nia_12_de_julho_formatado_e_com_legenda_nas_fotos.pdfapplication/pdf703122https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDNX8/1/tcc_v_nia_12_de_julho_formatado_e_com_legenda_nas_fotos.pdf2e4d38adbb1162e9e1e6af183a2fed13MD51TEXTtcc_v_nia_12_de_julho_formatado_e_com_legenda_nas_fotos.pdf.txttcc_v_nia_12_de_julho_formatado_e_com_legenda_nas_fotos.pdf.txtExtracted texttext/plain41279https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDNX8/2/tcc_v_nia_12_de_julho_formatado_e_com_legenda_nas_fotos.pdf.txt4bcee5836fb4799cccda179ebd258172MD521843/VRNS-9NDNX82019-11-14 13:45:19.686oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NDNX8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:45:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor
title A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor
spellingShingle A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor
Vania Marcia Mainart D'aquino
Leitura
Construção de Leitor
Leitura Literária
Educação
Leitura
Alfabetização
title_short A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor
title_full A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor
title_fullStr A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor
title_full_unstemmed A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor
title_sort A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor
author Vania Marcia Mainart D'aquino
author_facet Vania Marcia Mainart D'aquino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Flor de Maio Barbosa Benfica
dc.contributor.author.fl_str_mv Vania Marcia Mainart D'aquino
contributor_str_mv Maria Flor de Maio Barbosa Benfica
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Construção de Leitor
Leitura Literária
topic Leitura
Construção de Leitor
Leitura Literária
Educação
Leitura
Alfabetização
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Leitura
Alfabetização
description Segundo Fanny Abramovich, a leitura é um dos grandes, senão o maior elemento da civilização. De acordo com Bakthin, o ato de ler é um processo abrangente e complexo de compreensão e intelecção do mundo que envolve uma característica essencial e singular ao homem: a sua capacidade simbólica de interagir com o outro pela manifestação da palavra (Baktin: 1977). Sendo a leitura, então o ponto de partida para dominar toda a riqueza que um texto, literário ou não, pode transmitir, o bom leitor é aquele que faz uma análise do texto lido, aprofundando-se na compreensão dos detalhes a fim de poder construir o seu próprio entendimento daquilo que leu. Parafraseando Alceu Amoroso Lima, é preciso fazer compreender às crianças que a leitura é o mais movimentado, variado, engraçado e cativante dos mundos, para que se tornem leitores em potencial e se entreguem ao encantamento proveniente da leitura de um bom livro. Baseado nessa afirmação, é que o Projeto Jovem Leitor Responsável foi planejado e tendo por objetivo principal, afirmar a importância da leitura literária na construção do sujeito leitor e na valorização do livro literário. O projeto foi desenvolvido por mim em uma turma do quarto (4º) ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal "Professora Ondina Nobre". Durante o seu desenvolvimento, os alunos leram livros literários diversos que geraram produções de textos criativos e originais. Os melhores textos produzidos pelos alunos foram selecionados e organizados em um livro produzido pela turma, sendo distribuído um exemplar para cada aluno. Baseado no interesse e respeito dos alunos pelas obras manuseadas durante a realização do projeto, pode-se dizer que o objetivo traçado para o desenvolvimento deste trabalho foi alcançado.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T15:20:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T15:20:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDNX8
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDNX8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDNX8/1/tcc_v_nia_12_de_julho_formatado_e_com_legenda_nas_fotos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDNX8/2/tcc_v_nia_12_de_julho_formatado_e_com_legenda_nas_fotos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e4d38adbb1162e9e1e6af183a2fed13
4bcee5836fb4799cccda179ebd258172
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589243647295488