Imani – “A shadow without a body”, in The Sands of the Emperor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/21237 |
Resumo: | A leitura que aqui propomos mede as implicações de sentido do complexo processo de nomeação da voz narradora – a única voz que atravessa toda a trama fictional dos três romances de As Areias do Imperador. Parte, com esse propósito, da ponderação dos seus dois traços negativos. São eles: 1) o da sua impossibilidade de ser «pessoa», no mundo patriarcal de Nkokolani; 2) o seu ser um «nome de nenhum nome». A nossa análise porá em relevo o facto de que é a partir da reversão do seu sentido negativo que a sua voz deve passar a ser ouvida, já em Mulheres de Cinza. Fá-lo-á nela pondo em relevo, quer a instância do neutro – tal como Maurice Blanchot a define, em L’entretien infinit – quer a do tradutor... – tal como Mia Couto a pensa – como categorias relevantes da nossa leitura... E mostrará como ambas se entrecruzam, nos três romances da trilogia. |
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Imani – “A shadow without a body”, in The Sands of the EmperorImani – “Uma sombra sem corpo”, em As Areias do ImperadorTerceiro espaço. Liminaridade. Excesso. Neutro. Testemunho.A leitura que aqui propomos mede as implicações de sentido do complexo processo de nomeação da voz narradora – a única voz que atravessa toda a trama fictional dos três romances de As Areias do Imperador. Parte, com esse propósito, da ponderação dos seus dois traços negativos. São eles: 1) o da sua impossibilidade de ser «pessoa», no mundo patriarcal de Nkokolani; 2) o seu ser um «nome de nenhum nome». A nossa análise porá em relevo o facto de que é a partir da reversão do seu sentido negativo que a sua voz deve passar a ser ouvida, já em Mulheres de Cinza. Fá-lo-á nela pondo em relevo, quer a instância do neutro – tal como Maurice Blanchot a define, em L’entretien infinit – quer a do tradutor... – tal como Mia Couto a pensa – como categorias relevantes da nossa leitura... E mostrará como ambas se entrecruzam, nos três romances da trilogia.PUC Minas2022-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/2123710.5752/P.2358-3428.2022v26n56p343-359Scripta; Vol 26 No 56 (2022): Leituras, releituras e desleituras; 343-359Scripta; v. 26 n. 56 (2022): Leituras, releituras e desleituras; 343-3592358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/21237/20251Copyright (c) 2022 Editora PUC Minashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, José Paulo Cruz 2022-11-29T09:49:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21237Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2022-11-29T09:49:26Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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