Intertextos e mediações culturais em Nélida Piñon
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2016v20n39p277 |
Resumo: | Este artigo faz um estudo sobre as marcas pós-modernas do romance de autoria feminina no início do século XXI, com destaque para Vozes do deserto (2004), de Nélida Piñon. Por ser uma paródia de Mil e uma noites, essa obra traz referências ao processo narrativo, ao mesmo tempo em que descreve a luta de Scherezade por liberdade. Com tal empreitada, essa narradora explora a irreverência e a criatividade como armas contra a violência patriarcal. Metodologicamente, abordamos conceitos estéticos e culturais de paródia, metanarratividade e identidade, propostos por Eduardo Coutinho, Umberto Eco e Zygmunt Bauman. |
id |
PUC_MINS-6_85556c74e26d3e9201e2990b3caae286 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11952 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
Intertextos e mediações culturais em Nélida PiñonParódiaIntertextualidadeMetanarratividadeEste artigo faz um estudo sobre as marcas pós-modernas do romance de autoria feminina no início do século XXI, com destaque para Vozes do deserto (2004), de Nélida Piñon. Por ser uma paródia de Mil e uma noites, essa obra traz referências ao processo narrativo, ao mesmo tempo em que descreve a luta de Scherezade por liberdade. Com tal empreitada, essa narradora explora a irreverência e a criatividade como armas contra a violência patriarcal. Metodologicamente, abordamos conceitos estéticos e culturais de paródia, metanarratividade e identidade, propostos por Eduardo Coutinho, Umberto Eco e Zygmunt Bauman.PUC Minas2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2016v20n39p27710.5752/P.2358-3428.2016v20n39p277Scripta; Vol 20 No 39 (2016): Scripta 39; 277-290Scripta; v. 20 n. 39 (2016): Realismos e mediações; 277-2902358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2016v20n39p277/10721Copyright (c) 2016 Scriptahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Carlos Magno2019-11-28T18:46:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11952Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:46:09Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intertextos e mediações culturais em Nélida Piñon |
title |
Intertextos e mediações culturais em Nélida Piñon |
spellingShingle |
Intertextos e mediações culturais em Nélida Piñon Gomes, Carlos Magno Paródia Intertextualidade Metanarratividade |
title_short |
Intertextos e mediações culturais em Nélida Piñon |
title_full |
Intertextos e mediações culturais em Nélida Piñon |
title_fullStr |
Intertextos e mediações culturais em Nélida Piñon |
title_full_unstemmed |
Intertextos e mediações culturais em Nélida Piñon |
title_sort |
Intertextos e mediações culturais em Nélida Piñon |
author |
Gomes, Carlos Magno |
author_facet |
Gomes, Carlos Magno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Carlos Magno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paródia Intertextualidade Metanarratividade |
topic |
Paródia Intertextualidade Metanarratividade |
description |
Este artigo faz um estudo sobre as marcas pós-modernas do romance de autoria feminina no início do século XXI, com destaque para Vozes do deserto (2004), de Nélida Piñon. Por ser uma paródia de Mil e uma noites, essa obra traz referências ao processo narrativo, ao mesmo tempo em que descreve a luta de Scherezade por liberdade. Com tal empreitada, essa narradora explora a irreverência e a criatividade como armas contra a violência patriarcal. Metodologicamente, abordamos conceitos estéticos e culturais de paródia, metanarratividade e identidade, propostos por Eduardo Coutinho, Umberto Eco e Zygmunt Bauman. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2016v20n39p277 10.5752/P.2358-3428.2016v20n39p277 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2016v20n39p277 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2358-3428.2016v20n39p277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2016v20n39p277/10721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Scripta https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Scripta https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 20 No 39 (2016): Scripta 39; 277-290 Scripta; v. 20 n. 39 (2016): Realismos e mediações; 277-290 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329529265029120 |