Cecília Meireles - a educadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Niskier, Arnaldo
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12476
Resumo: Apresentação das principais intervenções da poeta Cecília Meireles no momento educacional brasileiro de sua época, ressaltando sua acalorada defesa da modernização do sistema educacional, da introdução dos postulados da Educação Nova em nossas escolas, onde se incluía a laicização da educação e a adoção de uma metodologia que atendesse o desenvolvimento integral dos estudantes. Suas crônicas apresentavam uma ácida crítica da situação educacional do Estado Novo, com leis que muito prometiam, mas nada realizavam. As posições assumidas por Cecília lhe valeram alguns contratempos no reconhecimento público de suas atividades. O primeiro (1929), quando suas idéias renovadoras foram preteridas no concurso para a cátedra de Literatura da Escola Normal do Distrito Federal e o segundo (1938), ao ser contemplada com o prêmio da Academia Brasileira de Letras, gerando uma grande polêmica no âmbito daquela instituição, culminando com a desistência de Cecília Meireles de proferir o discurso de agradecimentoem nome dos agraciados de todas as categorias. Este trabalho busca destacar as idéias e ideais da Cecília Meireles educadora, atuante, dinâmica e contestadora, signatária do Manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932) ao lado de Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo, dentre outros, e que, ao criar o Centro de Cultura Infantil (1934), colocou em prática esses ideais, logo abafados pela intervenção do governo Getúlio Vargas e seu lamentável Estado Novo. 
id PUC_MINS-6_8be566b8ad380b10d9b7682d5a4f73a7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12476
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Cecília Meireles - a educadoraCecília Meireles educadoraModernização do sistema educacionalEducação Nova.Apresentação das principais intervenções da poeta Cecília Meireles no momento educacional brasileiro de sua época, ressaltando sua acalorada defesa da modernização do sistema educacional, da introdução dos postulados da Educação Nova em nossas escolas, onde se incluía a laicização da educação e a adoção de uma metodologia que atendesse o desenvolvimento integral dos estudantes. Suas crônicas apresentavam uma ácida crítica da situação educacional do Estado Novo, com leis que muito prometiam, mas nada realizavam. As posições assumidas por Cecília lhe valeram alguns contratempos no reconhecimento público de suas atividades. O primeiro (1929), quando suas idéias renovadoras foram preteridas no concurso para a cátedra de Literatura da Escola Normal do Distrito Federal e o segundo (1938), ao ser contemplada com o prêmio da Academia Brasileira de Letras, gerando uma grande polêmica no âmbito daquela instituição, culminando com a desistência de Cecília Meireles de proferir o discurso de agradecimentoem nome dos agraciados de todas as categorias. Este trabalho busca destacar as idéias e ideais da Cecília Meireles educadora, atuante, dinâmica e contestadora, signatária do Manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932) ao lado de Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo, dentre outros, e que, ao criar o Centro de Cultura Infantil (1934), colocou em prática esses ideais, logo abafados pela intervenção do governo Getúlio Vargas e seu lamentável Estado Novo. PUC Minas2003-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12476Scripta; Vol 6 No 12 (2003): Scripta 12; 119-133Scripta; v. 6 n. 12 (2003): Centenário de escritores brasileiros; 119-1332358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12476/9789Copyright (c) 2016 Scriptainfo:eu-repo/semantics/openAccessNiskier, Arnaldo2021-11-05T11:34:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12476Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2021-11-05T11:34:55Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Cecília Meireles - a educadora
title Cecília Meireles - a educadora
spellingShingle Cecília Meireles - a educadora
Niskier, Arnaldo
Cecília Meireles educadora
Modernização do sistema educacional
Educação Nova.
title_short Cecília Meireles - a educadora
title_full Cecília Meireles - a educadora
title_fullStr Cecília Meireles - a educadora
title_full_unstemmed Cecília Meireles - a educadora
title_sort Cecília Meireles - a educadora
author Niskier, Arnaldo
author_facet Niskier, Arnaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Niskier, Arnaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Cecília Meireles educadora
Modernização do sistema educacional
Educação Nova.
topic Cecília Meireles educadora
Modernização do sistema educacional
Educação Nova.
description Apresentação das principais intervenções da poeta Cecília Meireles no momento educacional brasileiro de sua época, ressaltando sua acalorada defesa da modernização do sistema educacional, da introdução dos postulados da Educação Nova em nossas escolas, onde se incluía a laicização da educação e a adoção de uma metodologia que atendesse o desenvolvimento integral dos estudantes. Suas crônicas apresentavam uma ácida crítica da situação educacional do Estado Novo, com leis que muito prometiam, mas nada realizavam. As posições assumidas por Cecília lhe valeram alguns contratempos no reconhecimento público de suas atividades. O primeiro (1929), quando suas idéias renovadoras foram preteridas no concurso para a cátedra de Literatura da Escola Normal do Distrito Federal e o segundo (1938), ao ser contemplada com o prêmio da Academia Brasileira de Letras, gerando uma grande polêmica no âmbito daquela instituição, culminando com a desistência de Cecília Meireles de proferir o discurso de agradecimentoem nome dos agraciados de todas as categorias. Este trabalho busca destacar as idéias e ideais da Cecília Meireles educadora, atuante, dinâmica e contestadora, signatária do Manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932) ao lado de Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo, dentre outros, e que, ao criar o Centro de Cultura Infantil (1934), colocou em prática esses ideais, logo abafados pela intervenção do governo Getúlio Vargas e seu lamentável Estado Novo. 
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12476
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12476/9789
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Scripta
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Scripta
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 6 No 12 (2003): Scripta 12; 119-133
Scripta; v. 6 n. 12 (2003): Centenário de escritores brasileiros; 119-133
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329529658245120