A atuação do designer instrucional na preparação de conteúdo para o ensino de português a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2018v22n44p203 |
Resumo: | Tradicionalmente, tem-se vinculado à produção de material didático o designer instrucional, embora essa não seja sua única função. A incorporação das tecnologias de informação e comunicação, em especial a Internet, exige uma medida sistemática de planejamento e implementação de novas estratégias didáticas e metodologias de ensino-aprendizagem. Focamos neste artigo o ensino da língua portuguesa, especialmente o trabalho entre professor conteudista e designer instrucional, com a realização de um curso virtual sobre atualização em língua portuguesa para servidores de uma instituição pública de ensino superior. Descrevemos dois dos recursos utilizados pelo design instrucional, o mapa detalhado das atividades que foram realizadas e a matriz do DI, lembrando que ainda existe o storyboard, além da definição dos critérios de avaliação da aprendizagem, muito importantes para a consolidação do conhecimento do aluno. Todas as etapas de preparação de conteúdo têm o intuito de fornecer a uma equipe de educação a distância os aspectos, conteúdos, recursos e metodologia necessários para a implementação de um curso virtual. Quando se fala em aulas de Português, é costume direcionar o pensamento para as atividades de gramática normativa, somente. Isso é comum para a maioria dos participantes do curso, por terem saído da fase escolar há anos. Pensando nisso, houve a preocupação em elaborar o material didático atraente e interativo, para que eles pudessem com autonomia fazer o próprio caminho para o conhecimento, em casa ou nas horas vagas do trabalho.Palavras-chave: Design instrucional. Material didático. Educação a distância. Ensino de língua portuguesa. |
id |
PUC_MINS-6_8d1d8213f5a12c10fcc575b1d3b923af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16901 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
A atuação do designer instrucional na preparação de conteúdo para o ensino de português a distânciaDesign instrucional. Material didático. Educação a distância. Ensino de língua portuguesa.Tradicionalmente, tem-se vinculado à produção de material didático o designer instrucional, embora essa não seja sua única função. A incorporação das tecnologias de informação e comunicação, em especial a Internet, exige uma medida sistemática de planejamento e implementação de novas estratégias didáticas e metodologias de ensino-aprendizagem. Focamos neste artigo o ensino da língua portuguesa, especialmente o trabalho entre professor conteudista e designer instrucional, com a realização de um curso virtual sobre atualização em língua portuguesa para servidores de uma instituição pública de ensino superior. Descrevemos dois dos recursos utilizados pelo design instrucional, o mapa detalhado das atividades que foram realizadas e a matriz do DI, lembrando que ainda existe o storyboard, além da definição dos critérios de avaliação da aprendizagem, muito importantes para a consolidação do conhecimento do aluno. Todas as etapas de preparação de conteúdo têm o intuito de fornecer a uma equipe de educação a distância os aspectos, conteúdos, recursos e metodologia necessários para a implementação de um curso virtual. Quando se fala em aulas de Português, é costume direcionar o pensamento para as atividades de gramática normativa, somente. Isso é comum para a maioria dos participantes do curso, por terem saído da fase escolar há anos. Pensando nisso, houve a preocupação em elaborar o material didático atraente e interativo, para que eles pudessem com autonomia fazer o próprio caminho para o conhecimento, em casa ou nas horas vagas do trabalho.Palavras-chave: Design instrucional. Material didático. Educação a distância. Ensino de língua portuguesa.PUC Minas2018-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2018v22n44p20310.5752/P.2358-3428.2018v22n44p203Scripta; Vol 22 No 44 (2018): Scripta 44; 203-218Scripta; v. 22 n. 44 (2018): Heterogeneidades; 203-2182358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2018v22n44p203/13264https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Liska, Geraldo José2022-02-17T06:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16901Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2022-02-17T06:33:31Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atuação do designer instrucional na preparação de conteúdo para o ensino de português a distância |
title |
A atuação do designer instrucional na preparação de conteúdo para o ensino de português a distância |
spellingShingle |
A atuação do designer instrucional na preparação de conteúdo para o ensino de português a distância Rodrigues Liska, Geraldo José Design instrucional. Material didático. Educação a distância. Ensino de língua portuguesa. |
title_short |
A atuação do designer instrucional na preparação de conteúdo para o ensino de português a distância |
title_full |
A atuação do designer instrucional na preparação de conteúdo para o ensino de português a distância |
title_fullStr |
A atuação do designer instrucional na preparação de conteúdo para o ensino de português a distância |
title_full_unstemmed |
A atuação do designer instrucional na preparação de conteúdo para o ensino de português a distância |
title_sort |
A atuação do designer instrucional na preparação de conteúdo para o ensino de português a distância |
author |
Rodrigues Liska, Geraldo José |
author_facet |
Rodrigues Liska, Geraldo José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Liska, Geraldo José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design instrucional. Material didático. Educação a distância. Ensino de língua portuguesa. |
topic |
Design instrucional. Material didático. Educação a distância. Ensino de língua portuguesa. |
description |
Tradicionalmente, tem-se vinculado à produção de material didático o designer instrucional, embora essa não seja sua única função. A incorporação das tecnologias de informação e comunicação, em especial a Internet, exige uma medida sistemática de planejamento e implementação de novas estratégias didáticas e metodologias de ensino-aprendizagem. Focamos neste artigo o ensino da língua portuguesa, especialmente o trabalho entre professor conteudista e designer instrucional, com a realização de um curso virtual sobre atualização em língua portuguesa para servidores de uma instituição pública de ensino superior. Descrevemos dois dos recursos utilizados pelo design instrucional, o mapa detalhado das atividades que foram realizadas e a matriz do DI, lembrando que ainda existe o storyboard, além da definição dos critérios de avaliação da aprendizagem, muito importantes para a consolidação do conhecimento do aluno. Todas as etapas de preparação de conteúdo têm o intuito de fornecer a uma equipe de educação a distância os aspectos, conteúdos, recursos e metodologia necessários para a implementação de um curso virtual. Quando se fala em aulas de Português, é costume direcionar o pensamento para as atividades de gramática normativa, somente. Isso é comum para a maioria dos participantes do curso, por terem saído da fase escolar há anos. Pensando nisso, houve a preocupação em elaborar o material didático atraente e interativo, para que eles pudessem com autonomia fazer o próprio caminho para o conhecimento, em casa ou nas horas vagas do trabalho.Palavras-chave: Design instrucional. Material didático. Educação a distância. Ensino de língua portuguesa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2018v22n44p203 10.5752/P.2358-3428.2018v22n44p203 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2018v22n44p203 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2358-3428.2018v22n44p203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2018v22n44p203/13264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 22 No 44 (2018): Scripta 44; 203-218 Scripta; v. 22 n. 44 (2018): Heterogeneidades; 203-218 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329530941702144 |