Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Carlos Henrique Silva de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16617
Resumo: Este trabalho é fruto de observações possibilitadas por duas pesquisas de pós-graduação, sendo uma de mestrado e outra de especialização. O nosso objetivo é apresentar orientações sobre as diversas etapas que envolvem a construção e o acompanhamento de cursos on-line sem termos, entretanto, a pretensão de esgotar as possibilidades pedagógicas. Pretendemos, assim, contribuir para a construção de comunidades interativas com resultados significativos em aprendizagem. Dividimos o trabalho em 5 seções que tratam de: planejamento; afetividade; abordagem pedagógica; avaliações e, ao fim, ferramentas para o diálogo, sendo que, no que diz respeito às ferramentas, limitamo-nos aos chats e aos fóruns, por serem estas as pesquisadas por este autor. A iniciativa de se desenvolver um trabalho nesses moldes se dá por acreditarmos que relatos de boas práticas e de observações científicas podem contribuir positivamente para a educação, bem como para outros setores da sociedade.
id UFMG-9_8ef95efe1ab4f4101ba816b897527275
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16617
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucionalEducação a distância. Design Instrucional. Diálogo.Este trabalho é fruto de observações possibilitadas por duas pesquisas de pós-graduação, sendo uma de mestrado e outra de especialização. O nosso objetivo é apresentar orientações sobre as diversas etapas que envolvem a construção e o acompanhamento de cursos on-line sem termos, entretanto, a pretensão de esgotar as possibilidades pedagógicas. Pretendemos, assim, contribuir para a construção de comunidades interativas com resultados significativos em aprendizagem. Dividimos o trabalho em 5 seções que tratam de: planejamento; afetividade; abordagem pedagógica; avaliações e, ao fim, ferramentas para o diálogo, sendo que, no que diz respeito às ferramentas, limitamo-nos aos chats e aos fóruns, por serem estas as pesquisadas por este autor. A iniciativa de se desenvolver um trabalho nesses moldes se dá por acreditarmos que relatos de boas práticas e de observações científicas podem contribuir positivamente para a educação, bem como para outros setores da sociedade.Universidade Federal de Minas Gerais2012-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1661710.17851/1983-3652.5.2.48-54Texto Livre; Vol. 5 No. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 48-54Texto Livre; Vol. 5 Núm. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 48-54Texto Livre; Vol. 5 No 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 48-54Texto Livre; v. 5 n. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 48-541983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16617/13377Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Carlos Henrique Silva de2020-07-18T18:39:47Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16617Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:39:47Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional
title Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional
spellingShingle Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional
Castro, Carlos Henrique Silva de
Educação a distância. Design Instrucional. Diálogo.
title_short Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional
title_full Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional
title_fullStr Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional
title_full_unstemmed Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional
title_sort Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional
author Castro, Carlos Henrique Silva de
author_facet Castro, Carlos Henrique Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Carlos Henrique Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância. Design Instrucional. Diálogo.
topic Educação a distância. Design Instrucional. Diálogo.
description Este trabalho é fruto de observações possibilitadas por duas pesquisas de pós-graduação, sendo uma de mestrado e outra de especialização. O nosso objetivo é apresentar orientações sobre as diversas etapas que envolvem a construção e o acompanhamento de cursos on-line sem termos, entretanto, a pretensão de esgotar as possibilidades pedagógicas. Pretendemos, assim, contribuir para a construção de comunidades interativas com resultados significativos em aprendizagem. Dividimos o trabalho em 5 seções que tratam de: planejamento; afetividade; abordagem pedagógica; avaliações e, ao fim, ferramentas para o diálogo, sendo que, no que diz respeito às ferramentas, limitamo-nos aos chats e aos fóruns, por serem estas as pesquisadas por este autor. A iniciativa de se desenvolver um trabalho nesses moldes se dá por acreditarmos que relatos de boas práticas e de observações científicas podem contribuir positivamente para a educação, bem como para outros setores da sociedade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16617
10.17851/1983-3652.5.2.48-54
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16617
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.5.2.48-54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16617/13377
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 5 No. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 48-54
Texto Livre; Vol. 5 Núm. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 48-54
Texto Livre; Vol. 5 No 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 48-54
Texto Livre; v. 5 n. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 48-54
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141630312448