Atividade de (Re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matencio, Maria de Lourdes Meirelles
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12453
Resumo: Aprodução de resumos na universidade é uma das maneiras através das quais o estudante, além de registrar sua leitura de textos acadêmicos, manifesta sua compreensão de conceitos e do saber fazer em sua área de conhecimento. Essa atividade, que implica retextualização – ou seja, a produção de um novo texto a partir de um ou mais textos-base –, é, obviamente, essencial ao processo de formação e de ensino/aprendizagem que aí se desenvolve. Considerando a importância desse tipo de atividade, este texto tem como objetivo refletir sobre as operações textual-discursivas envolvidas na produção do resumo, à luz de uma tipologia que considera o modo de produção e circulação desse gênero. 
id PUC_MINS-6_a230dcce4f82b50c182b100a8d751e02
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12453
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Atividade de (Re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumRetextualizaçãoPráticas discursivasGênero textualResumoAprodução de resumos na universidade é uma das maneiras através das quais o estudante, além de registrar sua leitura de textos acadêmicos, manifesta sua compreensão de conceitos e do saber fazer em sua área de conhecimento. Essa atividade, que implica retextualização – ou seja, a produção de um novo texto a partir de um ou mais textos-base –, é, obviamente, essencial ao processo de formação e de ensino/aprendizagem que aí se desenvolve. Considerando a importância desse tipo de atividade, este texto tem como objetivo refletir sobre as operações textual-discursivas envolvidas na produção do resumo, à luz de uma tipologia que considera o modo de produção e circulação desse gênero. PUC Minas2002-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12453Scripta; Vol 6 No 11 (2002): Scripta 11; 109-122Scripta; v. 6 n. 11 (2002): Scripta 11; 109-1222358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12453/9768Copyright (c) 2016 Scriptainfo:eu-repo/semantics/openAccessMatencio, Maria de Lourdes Meirelles2019-11-28T18:13:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12453Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:13:06Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade de (Re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resum
title Atividade de (Re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resum
spellingShingle Atividade de (Re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resum
Matencio, Maria de Lourdes Meirelles
Retextualização
Práticas discursivas
Gênero textual
Resumo
title_short Atividade de (Re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resum
title_full Atividade de (Re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resum
title_fullStr Atividade de (Re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resum
title_full_unstemmed Atividade de (Re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resum
title_sort Atividade de (Re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resum
author Matencio, Maria de Lourdes Meirelles
author_facet Matencio, Maria de Lourdes Meirelles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matencio, Maria de Lourdes Meirelles
dc.subject.por.fl_str_mv Retextualização
Práticas discursivas
Gênero textual
Resumo
topic Retextualização
Práticas discursivas
Gênero textual
Resumo
description Aprodução de resumos na universidade é uma das maneiras através das quais o estudante, além de registrar sua leitura de textos acadêmicos, manifesta sua compreensão de conceitos e do saber fazer em sua área de conhecimento. Essa atividade, que implica retextualização – ou seja, a produção de um novo texto a partir de um ou mais textos-base –, é, obviamente, essencial ao processo de formação e de ensino/aprendizagem que aí se desenvolve. Considerando a importância desse tipo de atividade, este texto tem como objetivo refletir sobre as operações textual-discursivas envolvidas na produção do resumo, à luz de uma tipologia que considera o modo de produção e circulação desse gênero. 
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12453
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12453/9768
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Scripta
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Scripta
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 6 No 11 (2002): Scripta 11; 109-122
Scripta; v. 6 n. 11 (2002): Scripta 11; 109-122
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329529347866624