A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47155 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição dos articuladores textuais de tempo e de espaço na produção do gênero resumo escolar/acadêmico dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos em Koch (1988; 2001; 2018), Antunes (2017), Bakhtin (2000) para discutir as questões que envolvem a Linguística Textual e o trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula. Ademais, apoiamonos em Machado (2004), Leite (2006), entre outros autores, para abordar as características do gênero resumo escolar/acadêmico. No âmbito metodológico, por se tratar de um trabalho com viés prático e com vistas à resolução de um problema, adotamos os pressupostos da pesquisa-ação de Thiollent (1986) e as considerações de Pradanov e Freitas (2013) sobre a pesquisa qualitativa. Assim, além das discussões teóricas, temos como resultado desta pesquisa uma proposta de atividade voltada aos estudantes do 9º ano, detalhada em 8 (oito) etapas, as quais podem contribuir significativamente para a análise dos articuladores de tempo e de espaço na produção do gênero resumo escolar/acadêmico e servem como suporte para futuras aplicações em sala de aula. |
id |
UFRN_4b0edcc7ab11cc9b4e46a9c6b9e1022c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47155 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Alice Costa dehttp://lattes.cnpq.br/0369892841667500http://lattes.cnpq.br/0484766599685049Santiago, Marcio Saleshttps://orcid.org/0000-0001-9348-7273http://lattes.cnpq.br/2418222799578952Pereira, Rodrigo AcostaGomes, Alexandro Teixeira2022-05-10T20:30:19Z2022-05-10T20:30:19Z2022-01-28OLIVEIRA, Alice Costa de. A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano. 2022. 95f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47155O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição dos articuladores textuais de tempo e de espaço na produção do gênero resumo escolar/acadêmico dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos em Koch (1988; 2001; 2018), Antunes (2017), Bakhtin (2000) para discutir as questões que envolvem a Linguística Textual e o trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula. Ademais, apoiamonos em Machado (2004), Leite (2006), entre outros autores, para abordar as características do gênero resumo escolar/acadêmico. No âmbito metodológico, por se tratar de um trabalho com viés prático e com vistas à resolução de um problema, adotamos os pressupostos da pesquisa-ação de Thiollent (1986) e as considerações de Pradanov e Freitas (2013) sobre a pesquisa qualitativa. Assim, além das discussões teóricas, temos como resultado desta pesquisa uma proposta de atividade voltada aos estudantes do 9º ano, detalhada em 8 (oito) etapas, as quais podem contribuir significativamente para a análise dos articuladores de tempo e de espaço na produção do gênero resumo escolar/acadêmico e servem como suporte para futuras aplicações em sala de aula.The present work has as objective to analyse the contribution of textual articulators of time and space in the production of the genre school/academic summary of the elementary school 9th grade students. From a theoretical point of view, we anchored in Koch (1988; 2001; 2018), Antunes (2017), Bakhtin (2000) to discuss the questions that involve Textual Linguistics and the work with discursive genres in the classroom. Furthermore, we rely on Machado (2004), Leite (2006), among other authors, to approach the characteristics of the school/academic summary genre. In the methodological scope, as it is a work with practical bias and with intentions of solving a problem, we adopted the action research assumptions of Thiollet (1986) and the considerations of Pradanov Freitas (2013) about qualitative research. In this way, beyond the theoretical discussions, we have as result of this research a proposal for an activity aimed to the 9th grade students, detailed in 8 (eight) stages, which significantly contribute to the analysis of the time and space articulators in school/academic summary genre, and they work as a support for future applications in the classroom.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilLinguística textualGênero textual resumoArticuladores textuaisResumo escolar e acadêmicoGêneros discursivosA produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProducaogeneroresumo_Oliveira_2022.pdfapplication/pdf1194802https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47155/1/Producaogeneroresumo_Oliveira_2022.pdf3475d6d7b1cba42ef3d6b860e894dfccMD51123456789/471552022-05-10 17:37:19.401oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47155Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-10T20:37:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano |
title |
A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano |
spellingShingle |
A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano Oliveira, Alice Costa de Linguística textual Gênero textual resumo Articuladores textuais Resumo escolar e acadêmico Gêneros discursivos |
title_short |
A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano |
title_full |
A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano |
title_fullStr |
A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano |
title_full_unstemmed |
A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano |
title_sort |
A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano |
author |
Oliveira, Alice Costa de |
author_facet |
Oliveira, Alice Costa de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0369892841667500 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0484766599685049 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santiago, Marcio Sales |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9348-7273 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2418222799578952 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Pereira, Rodrigo Acosta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alice Costa de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Alexandro Teixeira |
contributor_str_mv |
Gomes, Alexandro Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística textual Gênero textual resumo Articuladores textuais Resumo escolar e acadêmico Gêneros discursivos |
topic |
Linguística textual Gênero textual resumo Articuladores textuais Resumo escolar e acadêmico Gêneros discursivos |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição dos articuladores textuais de tempo e de espaço na produção do gênero resumo escolar/acadêmico dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos em Koch (1988; 2001; 2018), Antunes (2017), Bakhtin (2000) para discutir as questões que envolvem a Linguística Textual e o trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula. Ademais, apoiamonos em Machado (2004), Leite (2006), entre outros autores, para abordar as características do gênero resumo escolar/acadêmico. No âmbito metodológico, por se tratar de um trabalho com viés prático e com vistas à resolução de um problema, adotamos os pressupostos da pesquisa-ação de Thiollent (1986) e as considerações de Pradanov e Freitas (2013) sobre a pesquisa qualitativa. Assim, além das discussões teóricas, temos como resultado desta pesquisa uma proposta de atividade voltada aos estudantes do 9º ano, detalhada em 8 (oito) etapas, as quais podem contribuir significativamente para a análise dos articuladores de tempo e de espaço na produção do gênero resumo escolar/acadêmico e servem como suporte para futuras aplicações em sala de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-10T20:30:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-10T20:30:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-01-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Alice Costa de. A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano. 2022. 95f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47155 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Alice Costa de. A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano. 2022. 95f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47155/1/Producaogeneroresumo_Oliveira_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3475d6d7b1cba42ef3d6b860e894dfcc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832639006212096 |