A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alice Costa de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47155
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição dos articuladores textuais de tempo e de espaço na produção do gênero resumo escolar/acadêmico dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos em Koch (1988; 2001; 2018), Antunes (2017), Bakhtin (2000) para discutir as questões que envolvem a Linguística Textual e o trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula. Ademais, apoiamonos em Machado (2004), Leite (2006), entre outros autores, para abordar as características do gênero resumo escolar/acadêmico. No âmbito metodológico, por se tratar de um trabalho com viés prático e com vistas à resolução de um problema, adotamos os pressupostos da pesquisa-ação de Thiollent (1986) e as considerações de Pradanov e Freitas (2013) sobre a pesquisa qualitativa. Assim, além das discussões teóricas, temos como resultado desta pesquisa uma proposta de atividade voltada aos estudantes do 9º ano, detalhada em 8 (oito) etapas, as quais podem contribuir significativamente para a análise dos articuladores de tempo e de espaço na produção do gênero resumo escolar/acadêmico e servem como suporte para futuras aplicações em sala de aula.
id UFRN_4b0edcc7ab11cc9b4e46a9c6b9e1022c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47155
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Alice Costa dehttp://lattes.cnpq.br/0369892841667500http://lattes.cnpq.br/0484766599685049Santiago, Marcio Saleshttps://orcid.org/0000-0001-9348-7273http://lattes.cnpq.br/2418222799578952Pereira, Rodrigo AcostaGomes, Alexandro Teixeira2022-05-10T20:30:19Z2022-05-10T20:30:19Z2022-01-28OLIVEIRA, Alice Costa de. A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano. 2022. 95f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47155O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição dos articuladores textuais de tempo e de espaço na produção do gênero resumo escolar/acadêmico dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos em Koch (1988; 2001; 2018), Antunes (2017), Bakhtin (2000) para discutir as questões que envolvem a Linguística Textual e o trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula. Ademais, apoiamonos em Machado (2004), Leite (2006), entre outros autores, para abordar as características do gênero resumo escolar/acadêmico. No âmbito metodológico, por se tratar de um trabalho com viés prático e com vistas à resolução de um problema, adotamos os pressupostos da pesquisa-ação de Thiollent (1986) e as considerações de Pradanov e Freitas (2013) sobre a pesquisa qualitativa. Assim, além das discussões teóricas, temos como resultado desta pesquisa uma proposta de atividade voltada aos estudantes do 9º ano, detalhada em 8 (oito) etapas, as quais podem contribuir significativamente para a análise dos articuladores de tempo e de espaço na produção do gênero resumo escolar/acadêmico e servem como suporte para futuras aplicações em sala de aula.The present work has as objective to analyse the contribution of textual articulators of time and space in the production of the genre school/academic summary of the elementary school 9th grade students. From a theoretical point of view, we anchored in Koch (1988; 2001; 2018), Antunes (2017), Bakhtin (2000) to discuss the questions that involve Textual Linguistics and the work with discursive genres in the classroom. Furthermore, we rely on Machado (2004), Leite (2006), among other authors, to approach the characteristics of the school/academic summary genre. In the methodological scope, as it is a work with practical bias and with intentions of solving a problem, we adopted the action research assumptions of Thiollet (1986) and the considerations of Pradanov Freitas (2013) about qualitative research. In this way, beyond the theoretical discussions, we have as result of this research a proposal for an activity aimed to the 9th grade students, detailed in 8 (eight) stages, which significantly contribute to the analysis of the time and space articulators in school/academic summary genre, and they work as a support for future applications in the classroom.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilLinguística textualGênero textual resumoArticuladores textuaisResumo escolar e acadêmicoGêneros discursivosA produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProducaogeneroresumo_Oliveira_2022.pdfapplication/pdf1194802https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47155/1/Producaogeneroresumo_Oliveira_2022.pdf3475d6d7b1cba42ef3d6b860e894dfccMD51123456789/471552022-05-10 17:37:19.401oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47155Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-10T20:37:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano
title A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano
spellingShingle A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano
Oliveira, Alice Costa de
Linguística textual
Gênero textual resumo
Articuladores textuais
Resumo escolar e acadêmico
Gêneros discursivos
title_short A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano
title_full A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano
title_fullStr A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano
title_full_unstemmed A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano
title_sort A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano
author Oliveira, Alice Costa de
author_facet Oliveira, Alice Costa de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0369892841667500
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0484766599685049
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santiago, Marcio Sales
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9348-7273
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2418222799578952
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pereira, Rodrigo Acosta
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alice Costa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Alexandro Teixeira
contributor_str_mv Gomes, Alexandro Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística textual
Gênero textual resumo
Articuladores textuais
Resumo escolar e acadêmico
Gêneros discursivos
topic Linguística textual
Gênero textual resumo
Articuladores textuais
Resumo escolar e acadêmico
Gêneros discursivos
description O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição dos articuladores textuais de tempo e de espaço na produção do gênero resumo escolar/acadêmico dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos em Koch (1988; 2001; 2018), Antunes (2017), Bakhtin (2000) para discutir as questões que envolvem a Linguística Textual e o trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula. Ademais, apoiamonos em Machado (2004), Leite (2006), entre outros autores, para abordar as características do gênero resumo escolar/acadêmico. No âmbito metodológico, por se tratar de um trabalho com viés prático e com vistas à resolução de um problema, adotamos os pressupostos da pesquisa-ação de Thiollent (1986) e as considerações de Pradanov e Freitas (2013) sobre a pesquisa qualitativa. Assim, além das discussões teóricas, temos como resultado desta pesquisa uma proposta de atividade voltada aos estudantes do 9º ano, detalhada em 8 (oito) etapas, as quais podem contribuir significativamente para a análise dos articuladores de tempo e de espaço na produção do gênero resumo escolar/acadêmico e servem como suporte para futuras aplicações em sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-10T20:30:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-10T20:30:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-01-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Alice Costa de. A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano. 2022. 95f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47155
identifier_str_mv OLIVEIRA, Alice Costa de. A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano. 2022. 95f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47155/1/Producaogeneroresumo_Oliveira_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3475d6d7b1cba42ef3d6b860e894dfcc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832639006212096