Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30257 |
Resumo: | Este artigo analisa as concepções de língua e de leitura apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2017, 2018) para o ensino de língua materna nas etapas do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é verificar se os conceitos apresentados nos documentos oficiais brasileiros têm se orientado por evidências científicas e se são capazes de servir como base conceitual adequada para subsidiar práticas pedagógicas eficientes na sala de aula de língua materna. Para tanto, apresentamos concepções de língua e leitura sob o ponto de vista das ciências cognitivas e depois estabelecemos comparações entre tais conceitos e aqueles presentes no texto da BNCC. Por fim, concluímos que os conceitos de língua e leitura na BNCC não contemplam de forma satisfatória os achados científicos atuais sobre o tema, apresentando lacunas no que se refere a sua missão de documento norteador sobre as melhores práticas para a sala de aula.Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira? |
id |
PUC_MINS-6_ab7be83f8ed1be34a7dfd4b8e5087755 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30257 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira?Conceito de línguaDefinição de leituraEnsino de língua portuguesaBNCC Ensino MédioEnsino FundamentalEste artigo analisa as concepções de língua e de leitura apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2017, 2018) para o ensino de língua materna nas etapas do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é verificar se os conceitos apresentados nos documentos oficiais brasileiros têm se orientado por evidências científicas e se são capazes de servir como base conceitual adequada para subsidiar práticas pedagógicas eficientes na sala de aula de língua materna. Para tanto, apresentamos concepções de língua e leitura sob o ponto de vista das ciências cognitivas e depois estabelecemos comparações entre tais conceitos e aqueles presentes no texto da BNCC. Por fim, concluímos que os conceitos de língua e leitura na BNCC não contemplam de forma satisfatória os achados científicos atuais sobre o tema, apresentando lacunas no que se refere a sua missão de documento norteador sobre as melhores práticas para a sala de aula.Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira?PUC Minas2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/3025710.5752/P.2358-3428.2023v27n59p67-91Scripta; Vol 27 No 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 67-91Scripta; V. 27 N. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 67-91Scripta; v. 27 n. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 67-912358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30257/20888Copyright (c) 2023 Editora PUC Minashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPilati, Eloísa Nascimento da SilvaWeissheimer, JanaínaPrado, Ana Paula Oliveira do2023-08-01T13:52:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30257Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2023-08-01T13:52:54Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira? |
title |
Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira? |
spellingShingle |
Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira? Pilati, Eloísa Nascimento da Silva Conceito de língua Definição de leitura Ensino de língua portuguesa BNCC Ensino Médio Ensino Fundamental |
title_short |
Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira? |
title_full |
Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira? |
title_fullStr |
Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira? |
title_full_unstemmed |
Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira? |
title_sort |
Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira? |
author |
Pilati, Eloísa Nascimento da Silva |
author_facet |
Pilati, Eloísa Nascimento da Silva Weissheimer, Janaína Prado, Ana Paula Oliveira do |
author_role |
author |
author2 |
Weissheimer, Janaína Prado, Ana Paula Oliveira do |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pilati, Eloísa Nascimento da Silva Weissheimer, Janaína Prado, Ana Paula Oliveira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceito de língua Definição de leitura Ensino de língua portuguesa BNCC Ensino Médio Ensino Fundamental |
topic |
Conceito de língua Definição de leitura Ensino de língua portuguesa BNCC Ensino Médio Ensino Fundamental |
description |
Este artigo analisa as concepções de língua e de leitura apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2017, 2018) para o ensino de língua materna nas etapas do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é verificar se os conceitos apresentados nos documentos oficiais brasileiros têm se orientado por evidências científicas e se são capazes de servir como base conceitual adequada para subsidiar práticas pedagógicas eficientes na sala de aula de língua materna. Para tanto, apresentamos concepções de língua e leitura sob o ponto de vista das ciências cognitivas e depois estabelecemos comparações entre tais conceitos e aqueles presentes no texto da BNCC. Por fim, concluímos que os conceitos de língua e leitura na BNCC não contemplam de forma satisfatória os achados científicos atuais sobre o tema, apresentando lacunas no que se refere a sua missão de documento norteador sobre as melhores práticas para a sala de aula.Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira? |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30257 10.5752/P.2358-3428.2023v27n59p67-91 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30257 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2358-3428.2023v27n59p67-91 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30257/20888 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 27 No 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 67-91 Scripta; V. 27 N. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 67-91 Scripta; v. 27 n. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 67-91 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329526873227264 |