Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pilati, Eloísa Nascimento da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Weissheimer, Janaína, Prado, Ana Paula Oliveira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30257
Resumo: Este artigo analisa as concepções de língua e de leitura apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2017, 2018) para o ensino de língua materna nas etapas do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é verificar se os conceitos apresentados nos documentos oficiais brasileiros têm se orientado por evidências científicas e se são capazes de servir como base conceitual adequada para subsidiar práticas pedagógicas eficientes na sala de aula de língua materna. Para tanto, apresentamos concepções de língua e leitura sob o ponto de vista das ciências cognitivas e depois estabelecemos comparações entre tais conceitos e aqueles presentes no texto da BNCC. Por fim, concluímos que os conceitos de língua e leitura na BNCC não contemplam de forma satisfatória os achados científicos atuais sobre o tema, apresentando lacunas no que se refere a sua missão de documento norteador sobre as melhores práticas para a sala de aula.Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira?
id PUC_MINS-6_ab7be83f8ed1be34a7dfd4b8e5087755
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30257
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira?Conceito de línguaDefinição de leituraEnsino de língua portuguesaBNCC Ensino MédioEnsino FundamentalEste artigo analisa as concepções de língua e de leitura apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2017, 2018) para o ensino de língua materna nas etapas do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é verificar se os conceitos apresentados nos documentos oficiais brasileiros têm se orientado por evidências científicas e se são capazes de servir como base conceitual adequada para subsidiar práticas pedagógicas eficientes na sala de aula de língua materna. Para tanto, apresentamos concepções de língua e leitura sob o ponto de vista das ciências cognitivas e depois estabelecemos comparações entre tais conceitos e aqueles presentes no texto da BNCC. Por fim, concluímos que os conceitos de língua e leitura na BNCC não contemplam de forma satisfatória os achados científicos atuais sobre o tema, apresentando lacunas no que se refere a sua missão de documento norteador sobre as melhores práticas para a sala de aula.Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira?PUC Minas2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/3025710.5752/P.2358-3428.2023v27n59p67-91Scripta; Vol 27 No 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 67-91Scripta; V. 27 N. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 67-91Scripta; v. 27 n. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 67-912358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30257/20888Copyright (c) 2023 Editora PUC Minashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPilati, Eloísa Nascimento da SilvaWeissheimer, JanaínaPrado, Ana Paula Oliveira do2023-08-01T13:52:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30257Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2023-08-01T13:52:54Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira?
title Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira?
spellingShingle Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira?
Pilati, Eloísa Nascimento da Silva
Conceito de língua
Definição de leitura
Ensino de língua portuguesa
BNCC Ensino Médio
Ensino Fundamental
title_short Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira?
title_full Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira?
title_fullStr Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira?
title_full_unstemmed Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira?
title_sort Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira?
author Pilati, Eloísa Nascimento da Silva
author_facet Pilati, Eloísa Nascimento da Silva
Weissheimer, Janaína
Prado, Ana Paula Oliveira do
author_role author
author2 Weissheimer, Janaína
Prado, Ana Paula Oliveira do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pilati, Eloísa Nascimento da Silva
Weissheimer, Janaína
Prado, Ana Paula Oliveira do
dc.subject.por.fl_str_mv Conceito de língua
Definição de leitura
Ensino de língua portuguesa
BNCC Ensino Médio
Ensino Fundamental
topic Conceito de língua
Definição de leitura
Ensino de língua portuguesa
BNCC Ensino Médio
Ensino Fundamental
description Este artigo analisa as concepções de língua e de leitura apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2017, 2018) para o ensino de língua materna nas etapas do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é verificar se os conceitos apresentados nos documentos oficiais brasileiros têm se orientado por evidências científicas e se são capazes de servir como base conceitual adequada para subsidiar práticas pedagógicas eficientes na sala de aula de língua materna. Para tanto, apresentamos concepções de língua e leitura sob o ponto de vista das ciências cognitivas e depois estabelecemos comparações entre tais conceitos e aqueles presentes no texto da BNCC. Por fim, concluímos que os conceitos de língua e leitura na BNCC não contemplam de forma satisfatória os achados científicos atuais sobre o tema, apresentando lacunas no que se refere a sua missão de documento norteador sobre as melhores práticas para a sala de aula.Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira?
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30257
10.5752/P.2358-3428.2023v27n59p67-91
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30257
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3428.2023v27n59p67-91
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30257/20888
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 27 No 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 67-91
Scripta; V. 27 N. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 67-91
Scripta; v. 27 n. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 67-91
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329526873227264