Agência social do professor: modos de interação e suas implicações nos processos de autoformação no local de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Grande, Paula Baracat
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Kleiman, Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p29
Resumo: O artigo analisa eventos de letramento formativos em reuniões de corpo docente com o objetivo de discutir as estruturas e modos interacionais e  seus impactos nos conteúdos construídos pelas participantes e no seu engajamento e agência no processo de autoformação no local de trabalho. Para isso, utilizamos na microanálise da estrutura dos eventos e do fluxo de interação as contribuições da Sociolinguística Interacional e Análise da Conversa, combinadas à análise enunciativo-discursiva conhecida como o método sociológico de Bakhtin. As análises fazem parte da pesquisa de doutorado de De Grande (2015), que tinha como meta compreender as práticas de letramento formativas do professor em seu local de trabalho, e mostram que as professoras construíram dois tipos de eventos bastante distintos quanto ao exercício coletivo de agência no tempo oficialmente dedicado à sua formação no local de trabalho. As diferenças interacionais nas estruturas de participação de cada tipo de evento, nas relações entre as participantes e em suas identidades construídas na interação têm reflexos nos temas (BAKHTIN, 2003) desenvolvidos.
id PUC_MINS-6_d9527a6bcc7a2cd37e7b66659e961431
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10659
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Agência social do professor: modos de interação e suas implicações nos processos de autoformação no local de trabalhoAutoformaçãoDocênciaPráticas de letramento.O artigo analisa eventos de letramento formativos em reuniões de corpo docente com o objetivo de discutir as estruturas e modos interacionais e  seus impactos nos conteúdos construídos pelas participantes e no seu engajamento e agência no processo de autoformação no local de trabalho. Para isso, utilizamos na microanálise da estrutura dos eventos e do fluxo de interação as contribuições da Sociolinguística Interacional e Análise da Conversa, combinadas à análise enunciativo-discursiva conhecida como o método sociológico de Bakhtin. As análises fazem parte da pesquisa de doutorado de De Grande (2015), que tinha como meta compreender as práticas de letramento formativas do professor em seu local de trabalho, e mostram que as professoras construíram dois tipos de eventos bastante distintos quanto ao exercício coletivo de agência no tempo oficialmente dedicado à sua formação no local de trabalho. As diferenças interacionais nas estruturas de participação de cada tipo de evento, nas relações entre as participantes e em suas identidades construídas na interação têm reflexos nos temas (BAKHTIN, 2003) desenvolvidos.PUC Minas2016-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p2910.5752/P.2358-3428.2015v19n36p29Scripta; Vol 19 No 36 (2015): Scripta 36; 29-56Scripta; v. 19 n. 36 (2015): Interação, formação e ação profissional; 29-562358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p29/9637Copyright (c) 2016 Revista Scriptainfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Grande, Paula BaracatKleiman, Angela2019-11-28T18:47:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10659Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:47:34Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Agência social do professor: modos de interação e suas implicações nos processos de autoformação no local de trabalho
title Agência social do professor: modos de interação e suas implicações nos processos de autoformação no local de trabalho
spellingShingle Agência social do professor: modos de interação e suas implicações nos processos de autoformação no local de trabalho
De Grande, Paula Baracat
Autoformação
Docência
Práticas de letramento.
title_short Agência social do professor: modos de interação e suas implicações nos processos de autoformação no local de trabalho
title_full Agência social do professor: modos de interação e suas implicações nos processos de autoformação no local de trabalho
title_fullStr Agência social do professor: modos de interação e suas implicações nos processos de autoformação no local de trabalho
title_full_unstemmed Agência social do professor: modos de interação e suas implicações nos processos de autoformação no local de trabalho
title_sort Agência social do professor: modos de interação e suas implicações nos processos de autoformação no local de trabalho
author De Grande, Paula Baracat
author_facet De Grande, Paula Baracat
Kleiman, Angela
author_role author
author2 Kleiman, Angela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Grande, Paula Baracat
Kleiman, Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Autoformação
Docência
Práticas de letramento.
topic Autoformação
Docência
Práticas de letramento.
description O artigo analisa eventos de letramento formativos em reuniões de corpo docente com o objetivo de discutir as estruturas e modos interacionais e  seus impactos nos conteúdos construídos pelas participantes e no seu engajamento e agência no processo de autoformação no local de trabalho. Para isso, utilizamos na microanálise da estrutura dos eventos e do fluxo de interação as contribuições da Sociolinguística Interacional e Análise da Conversa, combinadas à análise enunciativo-discursiva conhecida como o método sociológico de Bakhtin. As análises fazem parte da pesquisa de doutorado de De Grande (2015), que tinha como meta compreender as práticas de letramento formativas do professor em seu local de trabalho, e mostram que as professoras construíram dois tipos de eventos bastante distintos quanto ao exercício coletivo de agência no tempo oficialmente dedicado à sua formação no local de trabalho. As diferenças interacionais nas estruturas de participação de cada tipo de evento, nas relações entre as participantes e em suas identidades construídas na interação têm reflexos nos temas (BAKHTIN, 2003) desenvolvidos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p29
10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p29
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p29
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p29
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p29/9637
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Scripta
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Scripta
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 19 No 36 (2015): Scripta 36; 29-56
Scripta; v. 19 n. 36 (2015): Interação, formação e ação profissional; 29-56
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329528925290496