Formação e autoformação: uma discussão sobre memórias, histórias de vida e abordagem autobiográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/551 |
Resumo: | ResumoO artigo relaciona-se com a investigação de processos formativos de professores, considerando a abordagem (auto)biográfica. Insere-se na temática da autoformação, entendida como processo de apropriação e reapropriação individual da própria formação. Ao atribuir ao sujeito um lugar central no processo formativo, a autoformação se constitui como um dos processos formativos fundamentais. As discussões aqui apresentadas situam-se na perspectiva daqueles autores que reconhecem no método biográfico, nas histórias de vida, afinidades heurísticas e formativas em relação à problemática da autoformação.Palavras-chave: Formação de professores; Autobiografia; Autoformação.Formation and self formation: a discution about memories, history of life and an self biographic approachAbstract The article is related with the investigation of teachers |
id |
UNICID_6a9c554d6362a2e6eddbf16b88d2af97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/551 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação e autoformação: uma discussão sobre memórias, histórias de vida e abordagem autobiográficaFormação de professoresAutobiografiaAutoformação.ResumoO artigo relaciona-se com a investigação de processos formativos de professores, considerando a abordagem (auto)biográfica. Insere-se na temática da autoformação, entendida como processo de apropriação e reapropriação individual da própria formação. Ao atribuir ao sujeito um lugar central no processo formativo, a autoformação se constitui como um dos processos formativos fundamentais. As discussões aqui apresentadas situam-se na perspectiva daqueles autores que reconhecem no método biográfico, nas histórias de vida, afinidades heurísticas e formativas em relação à problemática da autoformação.Palavras-chave: Formação de professores; Autobiografia; Autoformação.Formation and self formation: a discution about memories, history of life and an self biographic approachAbstract The article is related with the investigation of teachersUniversidade Cidade de São Paulo2018-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/55110.26843/v2.n2.2009.551.p22 - 36Revista @mbienteeducação; v. 2 n. 2 (2009): ago/dez 2009; 22 - 361982-863210.26843/ae.v2.n2.2009reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/551/518Copyright (c) 2018 Marília Claret Geraes Duraninfo:eu-repo/semantics/openAccessDuran, Marília Claret Geraes2018-07-04T10:48:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/551Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T10:48:32Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e autoformação: uma discussão sobre memórias, histórias de vida e abordagem autobiográfica |
title |
Formação e autoformação: uma discussão sobre memórias, histórias de vida e abordagem autobiográfica |
spellingShingle |
Formação e autoformação: uma discussão sobre memórias, histórias de vida e abordagem autobiográfica Duran, Marília Claret Geraes Formação de professores Autobiografia Autoformação. |
title_short |
Formação e autoformação: uma discussão sobre memórias, histórias de vida e abordagem autobiográfica |
title_full |
Formação e autoformação: uma discussão sobre memórias, histórias de vida e abordagem autobiográfica |
title_fullStr |
Formação e autoformação: uma discussão sobre memórias, histórias de vida e abordagem autobiográfica |
title_full_unstemmed |
Formação e autoformação: uma discussão sobre memórias, histórias de vida e abordagem autobiográfica |
title_sort |
Formação e autoformação: uma discussão sobre memórias, histórias de vida e abordagem autobiográfica |
author |
Duran, Marília Claret Geraes |
author_facet |
Duran, Marília Claret Geraes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duran, Marília Claret Geraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Autobiografia Autoformação. |
topic |
Formação de professores Autobiografia Autoformação. |
description |
ResumoO artigo relaciona-se com a investigação de processos formativos de professores, considerando a abordagem (auto)biográfica. Insere-se na temática da autoformação, entendida como processo de apropriação e reapropriação individual da própria formação. Ao atribuir ao sujeito um lugar central no processo formativo, a autoformação se constitui como um dos processos formativos fundamentais. As discussões aqui apresentadas situam-se na perspectiva daqueles autores que reconhecem no método biográfico, nas histórias de vida, afinidades heurísticas e formativas em relação à problemática da autoformação.Palavras-chave: Formação de professores; Autobiografia; Autoformação.Formation and self formation: a discution about memories, history of life and an self biographic approachAbstract The article is related with the investigation of teachers |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/551 10.26843/v2.n2.2009.551.p22 - 36 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/551 |
identifier_str_mv |
10.26843/v2.n2.2009.551.p22 - 36 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/551/518 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Marília Claret Geraes Duran info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Marília Claret Geraes Duran |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 2 n. 2 (2009): ago/dez 2009; 22 - 36 1982-8632 10.26843/ae.v2.n2.2009 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141900533760 |