Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12452 |
Resumo: | Este artigo tem como objeto de estudo a citação em textos teóricos produzidos por estudantes universitários. Na primeira parte, trata, inicialmente, da forma como é abordada a citação nos manuais de metodologia da escrita destinados aos estudantes. A análise dessas obras aponta uma falta, geral, de ancoragem teórica na apreensão da citação, que é tratada muito freqüentemente sob um ângulo moralizador e tecnicista. A segunda parte propõe possibilidades de trabalho visando integrar a citação nas práticas de escritura mais gerais. Trata-se, em particular, de restituir à citação sua dimensão estética, de melhor considerar sua dimensão funcional e seu papel de legitimação e, enfim, de permitir aos estudantes ampliar seu potencial de produção de sentido. A terceiraparte, ilustrativa, identifica alguns problemas apresentados nas práticas de citação de alunos do segundo ano, quando são confrontados com a escritura de um relatório de estágio. |
id |
PUC_MINS-6_eeb3dc0d556c5ce7eae63a3994b849f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12452 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantesCitaçãoDiscurso do outroPráticas de escritura na universidadeDiscurso teóricoDidática da escrituraEste artigo tem como objeto de estudo a citação em textos teóricos produzidos por estudantes universitários. Na primeira parte, trata, inicialmente, da forma como é abordada a citação nos manuais de metodologia da escrita destinados aos estudantes. A análise dessas obras aponta uma falta, geral, de ancoragem teórica na apreensão da citação, que é tratada muito freqüentemente sob um ângulo moralizador e tecnicista. A segunda parte propõe possibilidades de trabalho visando integrar a citação nas práticas de escritura mais gerais. Trata-se, em particular, de restituir à citação sua dimensão estética, de melhor considerar sua dimensão funcional e seu papel de legitimação e, enfim, de permitir aos estudantes ampliar seu potencial de produção de sentido. A terceiraparte, ilustrativa, identifica alguns problemas apresentados nas práticas de citação de alunos do segundo ano, quando são confrontados com a escritura de um relatório de estágio. PUC Minas2002-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12452Scripta; Vol 6 No 11 (2002): Scripta 11; 97-108Scripta; v. 6 n. 11 (2002): Scripta 11; 97-1082358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12452/9767Copyright (c) 2016 Scriptainfo:eu-repo/semantics/openAccessBoch, FrançoiseGrossmann, Francis2019-11-28T18:13:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12452Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:13:06Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes |
title |
Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes |
spellingShingle |
Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes Boch, Françoise Citação Discurso do outro Práticas de escritura na universidade Discurso teórico Didática da escritura |
title_short |
Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes |
title_full |
Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes |
title_fullStr |
Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes |
title_full_unstemmed |
Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes |
title_sort |
Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes |
author |
Boch, Françoise |
author_facet |
Boch, Françoise Grossmann, Francis |
author_role |
author |
author2 |
Grossmann, Francis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boch, Françoise Grossmann, Francis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Citação Discurso do outro Práticas de escritura na universidade Discurso teórico Didática da escritura |
topic |
Citação Discurso do outro Práticas de escritura na universidade Discurso teórico Didática da escritura |
description |
Este artigo tem como objeto de estudo a citação em textos teóricos produzidos por estudantes universitários. Na primeira parte, trata, inicialmente, da forma como é abordada a citação nos manuais de metodologia da escrita destinados aos estudantes. A análise dessas obras aponta uma falta, geral, de ancoragem teórica na apreensão da citação, que é tratada muito freqüentemente sob um ângulo moralizador e tecnicista. A segunda parte propõe possibilidades de trabalho visando integrar a citação nas práticas de escritura mais gerais. Trata-se, em particular, de restituir à citação sua dimensão estética, de melhor considerar sua dimensão funcional e seu papel de legitimação e, enfim, de permitir aos estudantes ampliar seu potencial de produção de sentido. A terceiraparte, ilustrativa, identifica alguns problemas apresentados nas práticas de citação de alunos do segundo ano, quando são confrontados com a escritura de um relatório de estágio. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12452 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12452/9767 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Scripta info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Scripta |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 6 No 11 (2002): Scripta 11; 97-108 Scripta; v. 6 n. 11 (2002): Scripta 11; 97-108 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329529346818048 |