Escrita acadêmica: análise de uma pesquisa autoetnográfica desenvolvida no programa nacional de Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Victoria Wilson da Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/27388
Resumo: O presente trabalho discute o processo de produção escrita acadêmica no âmbito dos estudos dos letramentos com base nos conceitos bakhtinianos de cronotopo e exotopia com vistas a contribuir para um modo de ler o outro com empatia e acolhimento. Com dados oriundos de um recorte de uma pesquisa desenvolvida no programa de mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS), o trabalho acompanha o percurso autoetnográfico assumido pela autora da dissertação na implementação de seu projeto de intervenção pedagógica com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental para, a partir do excedente de visão, abordar as práticas de letramento vivenciadas neste estudo. A análise demonstrou o quanto na busca de solução de problemas relativos às atividades propostas com os alunos, a professora ativava, em um processo dialógico, os conhecimentos e as experiências anteriores às “novas” práticas de letramentos acadêmicos. Neste duplo fazer, foi possível observar como os processos de letramentos “acontecem” e como estão vinculados a diferentes práticas de leitura, escrita e consciência linguística bem como integrados a aspectos culturais e identitários. E, por fim, à medida que desenvolvia o projeto de intervenção em suas aulas, a professora-pesquisadora elaborava o seu projeto de pesquisa, o que resultou em um exercício de autoria, identidade e produção de conhecimentos (escolar e científico), refletindo-se, diretamente, na construção de sua escrita acadêmica.
id PUC_MINS-7_06d77673acc98d06e2798b2a67117f56
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27388
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling Escrita acadêmica: análise de uma pesquisa autoetnográfica desenvolvida no programa nacional de Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)Academic writing: an analysis of an autoethnographic research developed in a national Master’s degree professional programAcademic literacyProduction of scientific knowledgeChronotopeExotopyLetramentos acadêmicosProdução de conhecimento científicoCronotopoExotopiaO presente trabalho discute o processo de produção escrita acadêmica no âmbito dos estudos dos letramentos com base nos conceitos bakhtinianos de cronotopo e exotopia com vistas a contribuir para um modo de ler o outro com empatia e acolhimento. Com dados oriundos de um recorte de uma pesquisa desenvolvida no programa de mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS), o trabalho acompanha o percurso autoetnográfico assumido pela autora da dissertação na implementação de seu projeto de intervenção pedagógica com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental para, a partir do excedente de visão, abordar as práticas de letramento vivenciadas neste estudo. A análise demonstrou o quanto na busca de solução de problemas relativos às atividades propostas com os alunos, a professora ativava, em um processo dialógico, os conhecimentos e as experiências anteriores às “novas” práticas de letramentos acadêmicos. Neste duplo fazer, foi possível observar como os processos de letramentos “acontecem” e como estão vinculados a diferentes práticas de leitura, escrita e consciência linguística bem como integrados a aspectos culturais e identitários. E, por fim, à medida que desenvolvia o projeto de intervenção em suas aulas, a professora-pesquisadora elaborava o seu projeto de pesquisa, o que resultou em um exercício de autoria, identidade e produção de conhecimentos (escolar e científico), refletindo-se, diretamente, na construção de sua escrita acadêmica.This work discusses the academic writing production process in the realm of literacy studies based on the Bakhtinian concepts of chronotope and exotopy in order to contribute to a way of reading the other with empathy and outreach. The data came from part of a professional master's degree research developed in Languages (PROFLETRAS), and the work keeps track of the autoethnographic approach of the author to her thesis during the implementation of her project of pedagogic intervention with 7th grade Primary School students to analyze literacy practices experienced during the study based on the concept of surplus of vision. The analysis showed how the teacher activated, within a dialogic process, the knowledge and previous experiences to the "new" academic literacy practices while searching for the solution to the activities put forward to the students. During this two-fold activity, it was possible to observe how literacy processes "take place" and how they are related to different reading, writing and linguistic awareness practices, as well as integrated into cultural and identity aspects. Finally, while the teacher-researcher developed her intervention project in her classes, she elaborated her research project, which resulted in an exercise of authorship, identity and production of knowledge (educational and scientific), and this was directly reflected on the construction of her academic writing.Editora PUC Minas2022-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/2738810.5752/P.2358-3231.2021n39p185-201Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 39 (2021): Escrita de pesquisa: epistemologias e práticas; 185-2012358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/27388/19266Copyright (c) 2022 Editora PUC Minashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Victoria Wilson da Costa2022-02-08T06:25:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27388Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2022-02-08T06:25:12Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita acadêmica: análise de uma pesquisa autoetnográfica desenvolvida no programa nacional de Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)
Academic writing: an analysis of an autoethnographic research developed in a national Master’s degree professional program
title Escrita acadêmica: análise de uma pesquisa autoetnográfica desenvolvida no programa nacional de Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)
spellingShingle Escrita acadêmica: análise de uma pesquisa autoetnográfica desenvolvida no programa nacional de Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)
Coelho, Victoria Wilson da Costa
Academic literacy
Production of scientific knowledge
Chronotope
Exotopy
Letramentos acadêmicos
Produção de conhecimento científico
Cronotopo
Exotopia
title_short Escrita acadêmica: análise de uma pesquisa autoetnográfica desenvolvida no programa nacional de Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)
title_full Escrita acadêmica: análise de uma pesquisa autoetnográfica desenvolvida no programa nacional de Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)
title_fullStr Escrita acadêmica: análise de uma pesquisa autoetnográfica desenvolvida no programa nacional de Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)
title_full_unstemmed Escrita acadêmica: análise de uma pesquisa autoetnográfica desenvolvida no programa nacional de Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)
title_sort Escrita acadêmica: análise de uma pesquisa autoetnográfica desenvolvida no programa nacional de Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)
author Coelho, Victoria Wilson da Costa
author_facet Coelho, Victoria Wilson da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Victoria Wilson da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Academic literacy
Production of scientific knowledge
Chronotope
Exotopy
Letramentos acadêmicos
Produção de conhecimento científico
Cronotopo
Exotopia
topic Academic literacy
Production of scientific knowledge
Chronotope
Exotopy
Letramentos acadêmicos
Produção de conhecimento científico
Cronotopo
Exotopia
description O presente trabalho discute o processo de produção escrita acadêmica no âmbito dos estudos dos letramentos com base nos conceitos bakhtinianos de cronotopo e exotopia com vistas a contribuir para um modo de ler o outro com empatia e acolhimento. Com dados oriundos de um recorte de uma pesquisa desenvolvida no programa de mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS), o trabalho acompanha o percurso autoetnográfico assumido pela autora da dissertação na implementação de seu projeto de intervenção pedagógica com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental para, a partir do excedente de visão, abordar as práticas de letramento vivenciadas neste estudo. A análise demonstrou o quanto na busca de solução de problemas relativos às atividades propostas com os alunos, a professora ativava, em um processo dialógico, os conhecimentos e as experiências anteriores às “novas” práticas de letramentos acadêmicos. Neste duplo fazer, foi possível observar como os processos de letramentos “acontecem” e como estão vinculados a diferentes práticas de leitura, escrita e consciência linguística bem como integrados a aspectos culturais e identitários. E, por fim, à medida que desenvolvia o projeto de intervenção em suas aulas, a professora-pesquisadora elaborava o seu projeto de pesquisa, o que resultou em um exercício de autoria, identidade e produção de conhecimentos (escolar e científico), refletindo-se, diretamente, na construção de sua escrita acadêmica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/27388
10.5752/P.2358-3231.2021n39p185-201
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/27388
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3231.2021n39p185-201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/27388/19266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 39 (2021): Escrita de pesquisa: epistemologias e práticas; 185-201
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329686705569792