Escrita acadêmica: análise de uma pesquisa autoetnográfica desenvolvida no programa nacional de Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/27388 |
Resumo: | O presente trabalho discute o processo de produção escrita acadêmica no âmbito dos estudos dos letramentos com base nos conceitos bakhtinianos de cronotopo e exotopia com vistas a contribuir para um modo de ler o outro com empatia e acolhimento. Com dados oriundos de um recorte de uma pesquisa desenvolvida no programa de mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS), o trabalho acompanha o percurso autoetnográfico assumido pela autora da dissertação na implementação de seu projeto de intervenção pedagógica com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental para, a partir do excedente de visão, abordar as práticas de letramento vivenciadas neste estudo. A análise demonstrou o quanto na busca de solução de problemas relativos às atividades propostas com os alunos, a professora ativava, em um processo dialógico, os conhecimentos e as experiências anteriores às “novas” práticas de letramentos acadêmicos. Neste duplo fazer, foi possível observar como os processos de letramentos “acontecem” e como estão vinculados a diferentes práticas de leitura, escrita e consciência linguística bem como integrados a aspectos culturais e identitários. E, por fim, à medida que desenvolvia o projeto de intervenção em suas aulas, a professora-pesquisadora elaborava o seu projeto de pesquisa, o que resultou em um exercício de autoria, identidade e produção de conhecimentos (escolar e científico), refletindo-se, diretamente, na construção de sua escrita acadêmica. |
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Escrita acadêmica: análise de uma pesquisa autoetnográfica desenvolvida no programa nacional de Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS)Academic writing: an analysis of an autoethnographic research developed in a national Master’s degree professional programAcademic literacyProduction of scientific knowledgeChronotopeExotopyLetramentos acadêmicosProdução de conhecimento científicoCronotopoExotopiaO presente trabalho discute o processo de produção escrita acadêmica no âmbito dos estudos dos letramentos com base nos conceitos bakhtinianos de cronotopo e exotopia com vistas a contribuir para um modo de ler o outro com empatia e acolhimento. Com dados oriundos de um recorte de uma pesquisa desenvolvida no programa de mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS), o trabalho acompanha o percurso autoetnográfico assumido pela autora da dissertação na implementação de seu projeto de intervenção pedagógica com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental para, a partir do excedente de visão, abordar as práticas de letramento vivenciadas neste estudo. A análise demonstrou o quanto na busca de solução de problemas relativos às atividades propostas com os alunos, a professora ativava, em um processo dialógico, os conhecimentos e as experiências anteriores às “novas” práticas de letramentos acadêmicos. Neste duplo fazer, foi possível observar como os processos de letramentos “acontecem” e como estão vinculados a diferentes práticas de leitura, escrita e consciência linguística bem como integrados a aspectos culturais e identitários. E, por fim, à medida que desenvolvia o projeto de intervenção em suas aulas, a professora-pesquisadora elaborava o seu projeto de pesquisa, o que resultou em um exercício de autoria, identidade e produção de conhecimentos (escolar e científico), refletindo-se, diretamente, na construção de sua escrita acadêmica.This work discusses the academic writing production process in the realm of literacy studies based on the Bakhtinian concepts of chronotope and exotopy in order to contribute to a way of reading the other with empathy and outreach. The data came from part of a professional master's degree research developed in Languages (PROFLETRAS), and the work keeps track of the autoethnographic approach of the author to her thesis during the implementation of her project of pedagogic intervention with 7th grade Primary School students to analyze literacy practices experienced during the study based on the concept of surplus of vision. The analysis showed how the teacher activated, within a dialogic process, the knowledge and previous experiences to the "new" academic literacy practices while searching for the solution to the activities put forward to the students. During this two-fold activity, it was possible to observe how literacy processes "take place" and how they are related to different reading, writing and linguistic awareness practices, as well as integrated into cultural and identity aspects. Finally, while the teacher-researcher developed her intervention project in her classes, she elaborated her research project, which resulted in an exercise of authorship, identity and production of knowledge (educational and scientific), and this was directly reflected on the construction of her academic writing.Editora PUC Minas2022-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/2738810.5752/P.2358-3231.2021n39p185-201Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 39 (2021): Escrita de pesquisa: epistemologias e práticas; 185-2012358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/27388/19266Copyright (c) 2022 Editora PUC Minashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Victoria Wilson da Costa2022-02-08T06:25:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27388Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2022-02-08T06:25:12Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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O presente trabalho discute o processo de produção escrita acadêmica no âmbito dos estudos dos letramentos com base nos conceitos bakhtinianos de cronotopo e exotopia com vistas a contribuir para um modo de ler o outro com empatia e acolhimento. Com dados oriundos de um recorte de uma pesquisa desenvolvida no programa de mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS), o trabalho acompanha o percurso autoetnográfico assumido pela autora da dissertação na implementação de seu projeto de intervenção pedagógica com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental para, a partir do excedente de visão, abordar as práticas de letramento vivenciadas neste estudo. A análise demonstrou o quanto na busca de solução de problemas relativos às atividades propostas com os alunos, a professora ativava, em um processo dialógico, os conhecimentos e as experiências anteriores às “novas” práticas de letramentos acadêmicos. Neste duplo fazer, foi possível observar como os processos de letramentos “acontecem” e como estão vinculados a diferentes práticas de leitura, escrita e consciência linguística bem como integrados a aspectos culturais e identitários. E, por fim, à medida que desenvolvia o projeto de intervenção em suas aulas, a professora-pesquisadora elaborava o seu projeto de pesquisa, o que resultou em um exercício de autoria, identidade e produção de conhecimentos (escolar e científico), refletindo-se, diretamente, na construção de sua escrita acadêmica. |
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