“Vá em frente”: seja um professor..

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maria Alzira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p183
Resumo: O que é ser professor? Você incentivaria um jovem a seguir a carreira docente? Muitos podem considerar essas perguntas recorrentes e com respostas óbvias, porém ressalta-se, aqui, que, discorrer sobre esse profissional ainda é algo complexo, pois nos desafia a (re)pensar a própria imagem. Implica, também, questionar as práticas, mobilizar emoções e desequilibrar representações já consolidadas. Assim, este artigo apresenta um estudo sobre as representações docentes, a partir de uma perspectiva linguístico‑discursiva, em diálogo com Teoria das Representações Sociais. Nesse viés, convida o leitor a avaliar as dimensões representacionais que cerceiam as imagens dos profissionais da educação, e, ainda, como essas figuras podem estar ancoradas na nossa memória discursiva.Palavras-chave: Representações. Discurso. Professor. Imagem. Sentidos.
id PUC_MINS-7_27c2f657c0a54eeda0759a139c47fde0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14376
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling “Vá em frente”: seja um professor..RepresentaçõesDiscursoProfessorImagemSentidosO que é ser professor? Você incentivaria um jovem a seguir a carreira docente? Muitos podem considerar essas perguntas recorrentes e com respostas óbvias, porém ressalta-se, aqui, que, discorrer sobre esse profissional ainda é algo complexo, pois nos desafia a (re)pensar a própria imagem. Implica, também, questionar as práticas, mobilizar emoções e desequilibrar representações já consolidadas. Assim, este artigo apresenta um estudo sobre as representações docentes, a partir de uma perspectiva linguístico‑discursiva, em diálogo com Teoria das Representações Sociais. Nesse viés, convida o leitor a avaliar as dimensões representacionais que cerceiam as imagens dos profissionais da educação, e, ainda, como essas figuras podem estar ancoradas na nossa memória discursiva.Palavras-chave: Representações. Discurso. Professor. Imagem. Sentidos.Editora PUC Minas2017-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p18310.5752/P.2358-3231.n29p183-204Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 29 (2016): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 183-2042358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p183/11256Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Maria Alzira2019-09-16T02:45:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14376Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2019-09-16T02:45:37Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv “Vá em frente”: seja um professor..
title “Vá em frente”: seja um professor..
spellingShingle “Vá em frente”: seja um professor..
Leite, Maria Alzira
Representações
Discurso
Professor
Imagem
Sentidos
title_short “Vá em frente”: seja um professor..
title_full “Vá em frente”: seja um professor..
title_fullStr “Vá em frente”: seja um professor..
title_full_unstemmed “Vá em frente”: seja um professor..
title_sort “Vá em frente”: seja um professor..
author Leite, Maria Alzira
author_facet Leite, Maria Alzira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Maria Alzira
dc.subject.por.fl_str_mv Representações
Discurso
Professor
Imagem
Sentidos
topic Representações
Discurso
Professor
Imagem
Sentidos
description O que é ser professor? Você incentivaria um jovem a seguir a carreira docente? Muitos podem considerar essas perguntas recorrentes e com respostas óbvias, porém ressalta-se, aqui, que, discorrer sobre esse profissional ainda é algo complexo, pois nos desafia a (re)pensar a própria imagem. Implica, também, questionar as práticas, mobilizar emoções e desequilibrar representações já consolidadas. Assim, este artigo apresenta um estudo sobre as representações docentes, a partir de uma perspectiva linguístico‑discursiva, em diálogo com Teoria das Representações Sociais. Nesse viés, convida o leitor a avaliar as dimensões representacionais que cerceiam as imagens dos profissionais da educação, e, ainda, como essas figuras podem estar ancoradas na nossa memória discursiva.Palavras-chave: Representações. Discurso. Professor. Imagem. Sentidos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p183
10.5752/P.2358-3231.n29p183-204
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p183
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3231.n29p183-204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p183/11256
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 29 (2016): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 183-204
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1816338860438716416