Representações de professores temporários de língua inglesa: um não lugar ou exclusão?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Silvelena Cosmo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nascimento, Celina Aparecida Garcia de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/301
Resumo: Este artigo busca interpretar os dizeres dos professores temporários de língua inglesa do ensino Fundamental sobre o processo de implementação da nova Proposta Curricular LEM – Inglês pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Do ponto de vista teórico, esta pesquisa situa-se sob o crivo da Análise do Discurso de corrente francesa amparada na teoria da representação de Pêcheux (1988, 2002), no conceito de Identidade de Coracini (2003, 2007) e, para as questões de saber e poder, recorremos aos pressupostos do filósofo Foucault (1999). Para a constituição do corpus foram aplicados questionário e entrevistas com professores temporários em duas escolas da rede pública do Estado de São Paulo. Observamos que o sujeito/professor de LI se constitui em múltiplas vozes híbridas, sua identidade é fragilizada, multifacetada e heterogênea.
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