Memórias infantojuvenis, em Bom dia camaradas, de Ondjaki

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Anna Maria Claus
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7905
Resumo: A valorização da memória foi fortalecida por um novo tipo dediscurso voltado para a recodificação do passado, entendidotambém como o desejo de lembrar e o medo de esquecer,ou de sermos esquecidos, conforme Andreas Huyssen (2000).Lamentando as velozes alterações que tencionam o medo doesquecimento e a vontade de lembrar, outros estudiosos contemporâneosdebruçam-se sobre o fenômeno memória individuale coletiva, elemento essencial da identidade. Entre esses,Pierre Nora, Maurice Halbwachs, Jacques Le Goff, FernandoCatroga, Henry Rousso. Nos países africanos, como Angola,a memória mostra-se componente basilar da identidadedo povo, assim como é ressaltada a importância da literaturanesse processo, transcriando o passado. O romance Bomdia camaradas, do angolano Ondjaki, pode ser tomado comoindicador do tempo a que os fatos rememorados no espaçonarrativo remetem. Os acirrados embates da Guerra Civil, quesó terminaram recentemente, são retomados a partir da visãode um narrador que se coloca dentro dos fatos. Este, comonarrador-protagonista, insere-se numa representação seletivada memória que envolve o espaço familiar, social e escolar.Pode-se perceber uma maneira singular e diferenciada de relatara memória e reafirmar a identidade de seu país. É desselugar estratégico que o narrador relembra, com olhos de afeto,de cumplicidade, de curiosidade e tom infantojuvenis, os muitosconflitos que marcaram indelevelmente a história recentede Angola.Palavras-chave: Memória; Identidade; Afetividade; Angola;Ondjaki.
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