A redenção pela arte em Ariano Suassuna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n28p301 |
Resumo: | presente estudo realiza uma leitura da iluminogravura Dom, de Ariano Suassuna, à luz de noções do trágico desenvolvidas por Friedrich Nietzsche em O Nascimento da Tragédia. Parte-se do pressuposto de que essa iluminogravura, fundada na temática da morte e da redenção por meio da arte, oferece uma visão-síntese do imaginário poético de Ariano Suassuna. Sugere-se que a composição da obra está assentada na dualidade afirmada por Nietzsche: o horrível que almeja tornar-se belo, enquanto arte. Tal compreensão nos leva a considerar os impulsos artísticos apolíneo e dionisíaco na análise da obra. Sob essa linha interpretativa, aponta-se que a iluminogravura Dom revela a necessidade que tem o dionisíaco (a dor, o sofrimento, o trauma da morte, a contradição e o tormento do mundo) de ser libertado por meio do apolíneo (a aparência, a beleza da arte). Nesse sentido, Nietzsche afirma que, na obra de arte, o artista celebra a sua redenção. A obra Dom apresenta características que evidenciam uma “visão trágica do mundo” em Ariano Suassuna, conforme expressa Carlos Newton Júnior, e aproximam o autor da noção de “homem trágico”, considerada por Nietzsche. Além de recorrer a contribuições de Nietzsche e Newton Júnior, este trabalho está ancorado, ainda, em estudosdesenvolvidos por Ângela Vaz Leão.Palavras-chave: Ariano Suassuna. Nietzsche. Morte. Arte. Redenção. |
id |
PUC_MINS-7_587dbf2864a2831350064685ff2a7a69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13293 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
A redenção pela arte em Ariano SuassunaAriano Suassuna. Nietzsche. Morte. Arte. Redenção.presente estudo realiza uma leitura da iluminogravura Dom, de Ariano Suassuna, à luz de noções do trágico desenvolvidas por Friedrich Nietzsche em O Nascimento da Tragédia. Parte-se do pressuposto de que essa iluminogravura, fundada na temática da morte e da redenção por meio da arte, oferece uma visão-síntese do imaginário poético de Ariano Suassuna. Sugere-se que a composição da obra está assentada na dualidade afirmada por Nietzsche: o horrível que almeja tornar-se belo, enquanto arte. Tal compreensão nos leva a considerar os impulsos artísticos apolíneo e dionisíaco na análise da obra. Sob essa linha interpretativa, aponta-se que a iluminogravura Dom revela a necessidade que tem o dionisíaco (a dor, o sofrimento, o trauma da morte, a contradição e o tormento do mundo) de ser libertado por meio do apolíneo (a aparência, a beleza da arte). Nesse sentido, Nietzsche afirma que, na obra de arte, o artista celebra a sua redenção. A obra Dom apresenta características que evidenciam uma “visão trágica do mundo” em Ariano Suassuna, conforme expressa Carlos Newton Júnior, e aproximam o autor da noção de “homem trágico”, considerada por Nietzsche. Além de recorrer a contribuições de Nietzsche e Newton Júnior, este trabalho está ancorado, ainda, em estudosdesenvolvidos por Ângela Vaz Leão.Palavras-chave: Ariano Suassuna. Nietzsche. Morte. Arte. Redenção.Editora PUC Minas2016-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n28p30110.5752/P2358-3231.2016n28p301Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 28 (2016): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 301-3112358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n28p301/10394Copyright (c) 2016 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalado, Karina de Almeida2019-09-16T02:45:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13293Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2019-09-16T02:45:48Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A redenção pela arte em Ariano Suassuna |
title |
A redenção pela arte em Ariano Suassuna |
spellingShingle |
A redenção pela arte em Ariano Suassuna Calado, Karina de Almeida Ariano Suassuna. Nietzsche. Morte. Arte. Redenção. |
title_short |
A redenção pela arte em Ariano Suassuna |
title_full |
A redenção pela arte em Ariano Suassuna |
title_fullStr |
A redenção pela arte em Ariano Suassuna |
title_full_unstemmed |
A redenção pela arte em Ariano Suassuna |
title_sort |
A redenção pela arte em Ariano Suassuna |
author |
Calado, Karina de Almeida |
author_facet |
Calado, Karina de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calado, Karina de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ariano Suassuna. Nietzsche. Morte. Arte. Redenção. |
topic |
Ariano Suassuna. Nietzsche. Morte. Arte. Redenção. |
description |
presente estudo realiza uma leitura da iluminogravura Dom, de Ariano Suassuna, à luz de noções do trágico desenvolvidas por Friedrich Nietzsche em O Nascimento da Tragédia. Parte-se do pressuposto de que essa iluminogravura, fundada na temática da morte e da redenção por meio da arte, oferece uma visão-síntese do imaginário poético de Ariano Suassuna. Sugere-se que a composição da obra está assentada na dualidade afirmada por Nietzsche: o horrível que almeja tornar-se belo, enquanto arte. Tal compreensão nos leva a considerar os impulsos artísticos apolíneo e dionisíaco na análise da obra. Sob essa linha interpretativa, aponta-se que a iluminogravura Dom revela a necessidade que tem o dionisíaco (a dor, o sofrimento, o trauma da morte, a contradição e o tormento do mundo) de ser libertado por meio do apolíneo (a aparência, a beleza da arte). Nesse sentido, Nietzsche afirma que, na obra de arte, o artista celebra a sua redenção. A obra Dom apresenta características que evidenciam uma “visão trágica do mundo” em Ariano Suassuna, conforme expressa Carlos Newton Júnior, e aproximam o autor da noção de “homem trágico”, considerada por Nietzsche. Além de recorrer a contribuições de Nietzsche e Newton Júnior, este trabalho está ancorado, ainda, em estudosdesenvolvidos por Ângela Vaz Leão.Palavras-chave: Ariano Suassuna. Nietzsche. Morte. Arte. Redenção. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n28p301 10.5752/P2358-3231.2016n28p301 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n28p301 |
identifier_str_mv |
10.5752/P2358-3231.2016n28p301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n28p301/10394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 28 (2016): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 301-311 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1816338860043403264 |