Resíduos da picaresca espanhola no auto da compadecida, de Ariano Suassuna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Milene Peixoto de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins, Elizabeth Dias
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48825
Resumo: As marcas da influência ibérica são bastante evidentes na formação da cultura nacional brasileira. Essa contribuição pode ser observada, de maneira significativa, na produção literária de diversos escritores, principalmente, de alguns nordestinos. O Nordeste, por conta de sua história peculiar, tornou-se ambiente propicio tanto para a observação da permanência de marcas dessa influência como dos processos através dos quais se transformam e alcançam características próprias. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar a presença do romance picaresco espanhol na literatura do Nordeste brasileiro. O cotejo concentrar-se-á, especialmente, na obra teatral do escritor paraibano Ariano Suassuna e, nesta, na presença recorrente do personagem pícaro, que surge na Espanha do Século de Ouro como protagonista do romance picaresco, natural daquele ambiente e época literárias. A escolha se dá em função de indícios existentes de fortes reminiscências da literatura espanhola do período aludido na obra do dramaturgo, muito especialmente, em algumas de suas obras teatrais. Estas se nutrem, particularmente, do romanceiro popular nordestino, no qual estão presentes os conhecidos amarelinhos ou quengos, versão do pícaro brasileiro. Suassuna é ainda leitor da literatura espanhola picaresca que, por sua vez, também assenta raízes no domínio das tradições populares orais ibéricas. Dessa forma, estabelecer-se-á um cotejo entre uma das obras do teatro popular escolarizado suassuniano, o Auto da Compadecida, e obras da picaresca espanhola, entre as quais, destacar-se-á, muito especialmente, o anônimo Lazarillo de Tormes, publicado em meados do século XVI. O aporte teórico de nosso estudo é a Teoria da Residualidade, sistematizada por Roberto Pontes.
id UFC-7_a83e15129c92a4b4cafd3cebb4209c87
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48825
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Resíduos da picaresca espanhola no auto da compadecida, de Ariano SuassunaResidualidadeAriano SuassunaPicarescaAs marcas da influência ibérica são bastante evidentes na formação da cultura nacional brasileira. Essa contribuição pode ser observada, de maneira significativa, na produção literária de diversos escritores, principalmente, de alguns nordestinos. O Nordeste, por conta de sua história peculiar, tornou-se ambiente propicio tanto para a observação da permanência de marcas dessa influência como dos processos através dos quais se transformam e alcançam características próprias. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar a presença do romance picaresco espanhol na literatura do Nordeste brasileiro. O cotejo concentrar-se-á, especialmente, na obra teatral do escritor paraibano Ariano Suassuna e, nesta, na presença recorrente do personagem pícaro, que surge na Espanha do Século de Ouro como protagonista do romance picaresco, natural daquele ambiente e época literárias. A escolha se dá em função de indícios existentes de fortes reminiscências da literatura espanhola do período aludido na obra do dramaturgo, muito especialmente, em algumas de suas obras teatrais. Estas se nutrem, particularmente, do romanceiro popular nordestino, no qual estão presentes os conhecidos amarelinhos ou quengos, versão do pícaro brasileiro. Suassuna é ainda leitor da literatura espanhola picaresca que, por sua vez, também assenta raízes no domínio das tradições populares orais ibéricas. Dessa forma, estabelecer-se-á um cotejo entre uma das obras do teatro popular escolarizado suassuniano, o Auto da Compadecida, e obras da picaresca espanhola, entre as quais, destacar-se-á, muito especialmente, o anônimo Lazarillo de Tormes, publicado em meados do século XVI. O aporte teórico de nosso estudo é a Teoria da Residualidade, sistematizada por Roberto Pontes.Universidade Federal do Ceará2019-12-18T14:44:46Z2019-12-18T14:44:46Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfOLIVEIRA, Maria Milene Peixoto de; MARTINS, Elizabeth Dias. Resíduos da picaresca espanhola no auto da compadecida, de Ariano Suassuna. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48825Oliveira, Maria Milene Peixoto deMartins, Elizabeth Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:25:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48825Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:48.144789Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Resíduos da picaresca espanhola no auto da compadecida, de Ariano Suassuna
title Resíduos da picaresca espanhola no auto da compadecida, de Ariano Suassuna
spellingShingle Resíduos da picaresca espanhola no auto da compadecida, de Ariano Suassuna
Oliveira, Maria Milene Peixoto de
Residualidade
Ariano Suassuna
Picaresca
title_short Resíduos da picaresca espanhola no auto da compadecida, de Ariano Suassuna
title_full Resíduos da picaresca espanhola no auto da compadecida, de Ariano Suassuna
title_fullStr Resíduos da picaresca espanhola no auto da compadecida, de Ariano Suassuna
title_full_unstemmed Resíduos da picaresca espanhola no auto da compadecida, de Ariano Suassuna
title_sort Resíduos da picaresca espanhola no auto da compadecida, de Ariano Suassuna
author Oliveira, Maria Milene Peixoto de
author_facet Oliveira, Maria Milene Peixoto de
Martins, Elizabeth Dias
author_role author
author2 Martins, Elizabeth Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Milene Peixoto de
Martins, Elizabeth Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Residualidade
Ariano Suassuna
Picaresca
topic Residualidade
Ariano Suassuna
Picaresca
description As marcas da influência ibérica são bastante evidentes na formação da cultura nacional brasileira. Essa contribuição pode ser observada, de maneira significativa, na produção literária de diversos escritores, principalmente, de alguns nordestinos. O Nordeste, por conta de sua história peculiar, tornou-se ambiente propicio tanto para a observação da permanência de marcas dessa influência como dos processos através dos quais se transformam e alcançam características próprias. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar a presença do romance picaresco espanhol na literatura do Nordeste brasileiro. O cotejo concentrar-se-á, especialmente, na obra teatral do escritor paraibano Ariano Suassuna e, nesta, na presença recorrente do personagem pícaro, que surge na Espanha do Século de Ouro como protagonista do romance picaresco, natural daquele ambiente e época literárias. A escolha se dá em função de indícios existentes de fortes reminiscências da literatura espanhola do período aludido na obra do dramaturgo, muito especialmente, em algumas de suas obras teatrais. Estas se nutrem, particularmente, do romanceiro popular nordestino, no qual estão presentes os conhecidos amarelinhos ou quengos, versão do pícaro brasileiro. Suassuna é ainda leitor da literatura espanhola picaresca que, por sua vez, também assenta raízes no domínio das tradições populares orais ibéricas. Dessa forma, estabelecer-se-á um cotejo entre uma das obras do teatro popular escolarizado suassuniano, o Auto da Compadecida, e obras da picaresca espanhola, entre as quais, destacar-se-á, muito especialmente, o anônimo Lazarillo de Tormes, publicado em meados do século XVI. O aporte teórico de nosso estudo é a Teoria da Residualidade, sistematizada por Roberto Pontes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-18T14:44:46Z
2019-12-18T14:44:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria Milene Peixoto de; MARTINS, Elizabeth Dias. Resíduos da picaresca espanhola no auto da compadecida, de Ariano Suassuna. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48825
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria Milene Peixoto de; MARTINS, Elizabeth Dias. Resíduos da picaresca espanhola no auto da compadecida, de Ariano Suassuna. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028890337083392