Linhas melódicas em terceira pessoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Maria Cecília Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8115
Resumo: Este artigo aborda a musicalidade e a sonoridade como recursos estéticos e estilísticos recorrentes no livro A cidade ilhada, de Milton Hatoum. Percebemos que o livro de contos de Hatoum pode ser analisado pela perspectiva das vozes harmônicas ou linhas melódicas relacionadas às vozes da consonância, do contraponto e da dissonância dentro da construção narrativa. Neste artigo, analisaremos a presença da música e da sonoridade na escrita de Milton Hatoum, por meio da observação da construção rítmica e melódica de um dos contos. Este faz parte do conjunto denominado por nós de contraponto, ou vozes em terceira pessoa, seguindo a perspectiva de que estes são, dentro do conjunto, linhas melódicas ou vozes sobrepostas que mantêm a sua independência, mas que podem ser agrupados porque além de possuírem recursos rítmicos peculiares em sua construção, possuem uma relação direta com outras artes.Palavras-chave: Literatura. Música. Sonoridade. Conto brasileiro. Milton Hatoum.
id PUC_MINS-7_656bdc94c6d96ff431df06ccedaf4006
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8115
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling Linhas melódicas em terceira pessoaliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaEste artigo aborda a musicalidade e a sonoridade como recursos estéticos e estilísticos recorrentes no livro A cidade ilhada, de Milton Hatoum. Percebemos que o livro de contos de Hatoum pode ser analisado pela perspectiva das vozes harmônicas ou linhas melódicas relacionadas às vozes da consonância, do contraponto e da dissonância dentro da construção narrativa. Neste artigo, analisaremos a presença da música e da sonoridade na escrita de Milton Hatoum, por meio da observação da construção rítmica e melódica de um dos contos. Este faz parte do conjunto denominado por nós de contraponto, ou vozes em terceira pessoa, seguindo a perspectiva de que estes são, dentro do conjunto, linhas melódicas ou vozes sobrepostas que mantêm a sua independência, mas que podem ser agrupados porque além de possuírem recursos rítmicos peculiares em sua construção, possuem uma relação direta com outras artes.Palavras-chave: Literatura. Música. Sonoridade. Conto brasileiro. Milton Hatoum.Editora PUC Minas2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8115Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 22 (2013): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 31-392358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8115/7078de Carvalho, Maria Cecília Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-04T15:40:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8115Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:40:31Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Linhas melódicas em terceira pessoa
title Linhas melódicas em terceira pessoa
spellingShingle Linhas melódicas em terceira pessoa
de Carvalho, Maria Cecília Gonçalves
literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
title_short Linhas melódicas em terceira pessoa
title_full Linhas melódicas em terceira pessoa
title_fullStr Linhas melódicas em terceira pessoa
title_full_unstemmed Linhas melódicas em terceira pessoa
title_sort Linhas melódicas em terceira pessoa
author de Carvalho, Maria Cecília Gonçalves
author_facet de Carvalho, Maria Cecília Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho, Maria Cecília Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
topic literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
description Este artigo aborda a musicalidade e a sonoridade como recursos estéticos e estilísticos recorrentes no livro A cidade ilhada, de Milton Hatoum. Percebemos que o livro de contos de Hatoum pode ser analisado pela perspectiva das vozes harmônicas ou linhas melódicas relacionadas às vozes da consonância, do contraponto e da dissonância dentro da construção narrativa. Neste artigo, analisaremos a presença da música e da sonoridade na escrita de Milton Hatoum, por meio da observação da construção rítmica e melódica de um dos contos. Este faz parte do conjunto denominado por nós de contraponto, ou vozes em terceira pessoa, seguindo a perspectiva de que estes são, dentro do conjunto, linhas melódicas ou vozes sobrepostas que mantêm a sua independência, mas que podem ser agrupados porque além de possuírem recursos rítmicos peculiares em sua construção, possuem uma relação direta com outras artes.Palavras-chave: Literatura. Música. Sonoridade. Conto brasileiro. Milton Hatoum.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8115
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8115/7078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 22 (2013): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 31-39
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329684770947072