Linhas melódicas em terceira pessoa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8115 |
Resumo: | Este artigo aborda a musicalidade e a sonoridade como recursos estéticos e estilísticos recorrentes no livro A cidade ilhada, de Milton Hatoum. Percebemos que o livro de contos de Hatoum pode ser analisado pela perspectiva das vozes harmônicas ou linhas melódicas relacionadas às vozes da consonância, do contraponto e da dissonância dentro da construção narrativa. Neste artigo, analisaremos a presença da música e da sonoridade na escrita de Milton Hatoum, por meio da observação da construção rítmica e melódica de um dos contos. Este faz parte do conjunto denominado por nós de contraponto, ou vozes em terceira pessoa, seguindo a perspectiva de que estes são, dentro do conjunto, linhas melódicas ou vozes sobrepostas que mantêm a sua independência, mas que podem ser agrupados porque além de possuírem recursos rítmicos peculiares em sua construção, possuem uma relação direta com outras artes.Palavras-chave: Literatura. Música. Sonoridade. Conto brasileiro. Milton Hatoum. |
id |
PUC_MINS-7_656bdc94c6d96ff431df06ccedaf4006 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8115 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Linhas melódicas em terceira pessoaliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaEste artigo aborda a musicalidade e a sonoridade como recursos estéticos e estilísticos recorrentes no livro A cidade ilhada, de Milton Hatoum. Percebemos que o livro de contos de Hatoum pode ser analisado pela perspectiva das vozes harmônicas ou linhas melódicas relacionadas às vozes da consonância, do contraponto e da dissonância dentro da construção narrativa. Neste artigo, analisaremos a presença da música e da sonoridade na escrita de Milton Hatoum, por meio da observação da construção rítmica e melódica de um dos contos. Este faz parte do conjunto denominado por nós de contraponto, ou vozes em terceira pessoa, seguindo a perspectiva de que estes são, dentro do conjunto, linhas melódicas ou vozes sobrepostas que mantêm a sua independência, mas que podem ser agrupados porque além de possuírem recursos rítmicos peculiares em sua construção, possuem uma relação direta com outras artes.Palavras-chave: Literatura. Música. Sonoridade. Conto brasileiro. Milton Hatoum.Editora PUC Minas2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8115Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 22 (2013): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 31-392358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8115/7078de Carvalho, Maria Cecília Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-04T15:40:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8115Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:40:31Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linhas melódicas em terceira pessoa |
title |
Linhas melódicas em terceira pessoa |
spellingShingle |
Linhas melódicas em terceira pessoa de Carvalho, Maria Cecília Gonçalves literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
title_short |
Linhas melódicas em terceira pessoa |
title_full |
Linhas melódicas em terceira pessoa |
title_fullStr |
Linhas melódicas em terceira pessoa |
title_full_unstemmed |
Linhas melódicas em terceira pessoa |
title_sort |
Linhas melódicas em terceira pessoa |
author |
de Carvalho, Maria Cecília Gonçalves |
author_facet |
de Carvalho, Maria Cecília Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Carvalho, Maria Cecília Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
topic |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
description |
Este artigo aborda a musicalidade e a sonoridade como recursos estéticos e estilísticos recorrentes no livro A cidade ilhada, de Milton Hatoum. Percebemos que o livro de contos de Hatoum pode ser analisado pela perspectiva das vozes harmônicas ou linhas melódicas relacionadas às vozes da consonância, do contraponto e da dissonância dentro da construção narrativa. Neste artigo, analisaremos a presença da música e da sonoridade na escrita de Milton Hatoum, por meio da observação da construção rítmica e melódica de um dos contos. Este faz parte do conjunto denominado por nós de contraponto, ou vozes em terceira pessoa, seguindo a perspectiva de que estes são, dentro do conjunto, linhas melódicas ou vozes sobrepostas que mantêm a sua independência, mas que podem ser agrupados porque além de possuírem recursos rítmicos peculiares em sua construção, possuem uma relação direta com outras artes.Palavras-chave: Literatura. Música. Sonoridade. Conto brasileiro. Milton Hatoum. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8115 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8115/7078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 22 (2013): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 31-39 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329684770947072 |