Falsas notícias humorísticas: um estudo do gênero à luz do ISD e da Linguística Textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Karine
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p60
Resumo: Este estudo analisa falsas notícias humorísticas sobre a Copa do Mundo no Brasil de 2014 e objetiva verificar, a partir da infraestrutura geral do corpus e do mecanismo de textualização, por meio das expressões nominais referenciais e atributivas, as características dessas pseudonotícias pelo viés da Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e da Linguística Textual (LT). Além disso, pretendemos contribuir para a criação de oficinas de leitura e análise de textos humorísticos nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como foco a formação de um leitor crítico. As falsas notícias humorísticas são textos cômicos publicados em diversos sites humorísticos e acreditamos, até o momento, serem um gênero emergente, as pseudonotícias. Para a análise, no que diz respeito ao conceito de gênero discursivo, adotamos alguns pressupostos do ISD, especialmente a partir dos estudos de Bronckart (1999). No que tange ao conceito de referenciação, adotamos o arcabouço teórico da LT, tendo como relevantes os trabalhos de Adam (2011), Koch (2009), Mondada e Dubois (2003) e Carmelino e Silveira (2013) e Silveira (2013) e, por fim, para a inserção desse gênero nas aulas de LP, utilizamos Bronckart (2010). O presente trabalho verificou que o corpus configura um gênero emergente e reforçou a nossa tese de que o humor é um importante campo de estudo, o qual pode motivar os alunos do Ensino Médio a se tornarem leitores mais críticos, já que terão contato com um gênero mais lúdico, cujo foco principal é a crítica social.Palavras-chave: Falsas notícias humorísticas. Interacionismo Sociodiscursivo. Humor. Leitura.
id PUC_MINS-7_79d419c38c96f95ff728db418e76d3ac
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14369
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling Falsas notícias humorísticas: um estudo do gênero à luz do ISD e da Linguística TextualFalsas notícias humorísticasInteracionismo SociodiscursivoHumorLeituraEste estudo analisa falsas notícias humorísticas sobre a Copa do Mundo no Brasil de 2014 e objetiva verificar, a partir da infraestrutura geral do corpus e do mecanismo de textualização, por meio das expressões nominais referenciais e atributivas, as características dessas pseudonotícias pelo viés da Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e da Linguística Textual (LT). Além disso, pretendemos contribuir para a criação de oficinas de leitura e análise de textos humorísticos nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como foco a formação de um leitor crítico. As falsas notícias humorísticas são textos cômicos publicados em diversos sites humorísticos e acreditamos, até o momento, serem um gênero emergente, as pseudonotícias. Para a análise, no que diz respeito ao conceito de gênero discursivo, adotamos alguns pressupostos do ISD, especialmente a partir dos estudos de Bronckart (1999). No que tange ao conceito de referenciação, adotamos o arcabouço teórico da LT, tendo como relevantes os trabalhos de Adam (2011), Koch (2009), Mondada e Dubois (2003) e Carmelino e Silveira (2013) e Silveira (2013) e, por fim, para a inserção desse gênero nas aulas de LP, utilizamos Bronckart (2010). O presente trabalho verificou que o corpus configura um gênero emergente e reforçou a nossa tese de que o humor é um importante campo de estudo, o qual pode motivar os alunos do Ensino Médio a se tornarem leitores mais críticos, já que terão contato com um gênero mais lúdico, cujo foco principal é a crítica social.Palavras-chave: Falsas notícias humorísticas. Interacionismo Sociodiscursivo. Humor. Leitura.Editora PUC Minas2017-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p6010.5752/P.2358-3231.n29p60-78Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 29 (2016): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 60-782358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p60/11249Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Karine2019-09-16T02:45:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14369Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2019-09-16T02:45:44Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Falsas notícias humorísticas: um estudo do gênero à luz do ISD e da Linguística Textual
title Falsas notícias humorísticas: um estudo do gênero à luz do ISD e da Linguística Textual
spellingShingle Falsas notícias humorísticas: um estudo do gênero à luz do ISD e da Linguística Textual
Silveira, Karine
Falsas notícias humorísticas
Interacionismo Sociodiscursivo
Humor
Leitura
title_short Falsas notícias humorísticas: um estudo do gênero à luz do ISD e da Linguística Textual
title_full Falsas notícias humorísticas: um estudo do gênero à luz do ISD e da Linguística Textual
title_fullStr Falsas notícias humorísticas: um estudo do gênero à luz do ISD e da Linguística Textual
title_full_unstemmed Falsas notícias humorísticas: um estudo do gênero à luz do ISD e da Linguística Textual
title_sort Falsas notícias humorísticas: um estudo do gênero à luz do ISD e da Linguística Textual
author Silveira, Karine
author_facet Silveira, Karine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Karine
dc.subject.por.fl_str_mv Falsas notícias humorísticas
Interacionismo Sociodiscursivo
Humor
Leitura
topic Falsas notícias humorísticas
Interacionismo Sociodiscursivo
Humor
Leitura
description Este estudo analisa falsas notícias humorísticas sobre a Copa do Mundo no Brasil de 2014 e objetiva verificar, a partir da infraestrutura geral do corpus e do mecanismo de textualização, por meio das expressões nominais referenciais e atributivas, as características dessas pseudonotícias pelo viés da Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e da Linguística Textual (LT). Além disso, pretendemos contribuir para a criação de oficinas de leitura e análise de textos humorísticos nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como foco a formação de um leitor crítico. As falsas notícias humorísticas são textos cômicos publicados em diversos sites humorísticos e acreditamos, até o momento, serem um gênero emergente, as pseudonotícias. Para a análise, no que diz respeito ao conceito de gênero discursivo, adotamos alguns pressupostos do ISD, especialmente a partir dos estudos de Bronckart (1999). No que tange ao conceito de referenciação, adotamos o arcabouço teórico da LT, tendo como relevantes os trabalhos de Adam (2011), Koch (2009), Mondada e Dubois (2003) e Carmelino e Silveira (2013) e Silveira (2013) e, por fim, para a inserção desse gênero nas aulas de LP, utilizamos Bronckart (2010). O presente trabalho verificou que o corpus configura um gênero emergente e reforçou a nossa tese de que o humor é um importante campo de estudo, o qual pode motivar os alunos do Ensino Médio a se tornarem leitores mais críticos, já que terão contato com um gênero mais lúdico, cujo foco principal é a crítica social.Palavras-chave: Falsas notícias humorísticas. Interacionismo Sociodiscursivo. Humor. Leitura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p60
10.5752/P.2358-3231.n29p60-78
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p60
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3231.n29p60-78
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p60/11249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 29 (2016): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 60-78
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329685588836352