Uma análise da organização retórica do texto “Apresentação”, extraído de cadernos didáticos produzidos para o Curso de Letras/Português da UAB/Unimontes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Maria Cristina Ruas de Abreu
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p93
Resumo: O presente trabalho focaliza um conjunto de textos denominado “Apresentação”, parte de um gênero nomeado de caderno didático, produzido pela Universidade Estadual de Montes Claros para atender aos cursos de formação de professor a distância da Universidade Aberta do Brasil. O objetivo central deste estudo é descrever se um conjunto de cinco textos de “Apresentação”, extraídos de igual número de diferentes cadernos didáticos, produzidos para o curso de Letras/Português da UAB/Unimontes, apresenta os mesmos elementos característicos: linguísticos, organizacionais, retóricos que evidenciam a escrita de um mesmo texto, por diferentes autores. A intenção dessa proposta é contribuir com a pesquisa sobre a escrita de textos específicos para o ensino a distância, revelando se os produtores têm conhecimento tácito sobre a organização e funcionamento desses gêneros. Para isso, elegemos a abordagem sociorretórica para o estudo dos gêneros textuais, com destaque para as reflexões de Swales apud Hemais; Biasi-Rodrigues (2005), especialmente na aplicação de seu modelo CARS (create a research space), ao analisar gêneros textuais em universo acadêmico e profissional; Bazerman (2006) que destaca o enfoque social e Miller (2012) que se refere ao padrão e à ação, conceitos fundamentais à abordagem sociorretórica. O método qualitativo permitiu a análise dos textos de “Apresentação”, com vistas à descrição dos padrões textuais recorrentes e à distinção das diferenças linguísticas e organizacionais dos textos. Por fim, ainda que comprovadas as diferenças no padrão da escrita desses textos por diferentes autores, defendemos que os textos de “Apresentação” apresentam traços regularizados na escrita, em razão de seu propósito sociocomunicativo. Palavras-chave: Gênero textual. Texto “Apresentação”. Análise sociorretórica.
id PUC_MINS-7_7bb46b9e1b9b53c331299b00c05a20f6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14371
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling Uma análise da organização retórica do texto “Apresentação”, extraído de cadernos didáticos produzidos para o Curso de Letras/Português da UAB/UnimontesGênero textualTexto “Apresentação”Análise sociorretóricaO presente trabalho focaliza um conjunto de textos denominado “Apresentação”, parte de um gênero nomeado de caderno didático, produzido pela Universidade Estadual de Montes Claros para atender aos cursos de formação de professor a distância da Universidade Aberta do Brasil. O objetivo central deste estudo é descrever se um conjunto de cinco textos de “Apresentação”, extraídos de igual número de diferentes cadernos didáticos, produzidos para o curso de Letras/Português da UAB/Unimontes, apresenta os mesmos elementos característicos: linguísticos, organizacionais, retóricos que evidenciam a escrita de um mesmo texto, por diferentes autores. A intenção dessa proposta é contribuir com a pesquisa sobre a escrita de textos específicos para o ensino a distância, revelando se os produtores têm conhecimento tácito sobre a organização e funcionamento desses gêneros. Para isso, elegemos a abordagem sociorretórica para o estudo dos gêneros textuais, com destaque para as reflexões de Swales apud Hemais; Biasi-Rodrigues (2005), especialmente na aplicação de seu modelo CARS (create a research space), ao analisar gêneros textuais em universo acadêmico e profissional; Bazerman (2006) que destaca o enfoque social e Miller (2012) que se refere ao padrão e à ação, conceitos fundamentais à abordagem sociorretórica. O método qualitativo permitiu a análise dos textos de “Apresentação”, com vistas à descrição dos padrões textuais recorrentes e à distinção das diferenças linguísticas e organizacionais dos textos. Por fim, ainda que comprovadas as diferenças no padrão da escrita desses textos por diferentes autores, defendemos que os textos de “Apresentação” apresentam traços regularizados na escrita, em razão de seu propósito sociocomunicativo. Palavras-chave: Gênero textual. Texto “Apresentação”. Análise sociorretórica.Editora PUC Minas2017-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p9310.5752/P.2358-3231.n29p93-113Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 29 (2016): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 93-1132358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p93/11251Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Maria Cristina Ruas de Abreu2019-11-18T19:14:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14371Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2019-11-18T19:14:05Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da organização retórica do texto “Apresentação”, extraído de cadernos didáticos produzidos para o Curso de Letras/Português da UAB/Unimontes
title Uma análise da organização retórica do texto “Apresentação”, extraído de cadernos didáticos produzidos para o Curso de Letras/Português da UAB/Unimontes
spellingShingle Uma análise da organização retórica do texto “Apresentação”, extraído de cadernos didáticos produzidos para o Curso de Letras/Português da UAB/Unimontes
Maia, Maria Cristina Ruas de Abreu
Gênero textual
Texto “Apresentação”
Análise sociorretórica
title_short Uma análise da organização retórica do texto “Apresentação”, extraído de cadernos didáticos produzidos para o Curso de Letras/Português da UAB/Unimontes
title_full Uma análise da organização retórica do texto “Apresentação”, extraído de cadernos didáticos produzidos para o Curso de Letras/Português da UAB/Unimontes
title_fullStr Uma análise da organização retórica do texto “Apresentação”, extraído de cadernos didáticos produzidos para o Curso de Letras/Português da UAB/Unimontes
title_full_unstemmed Uma análise da organização retórica do texto “Apresentação”, extraído de cadernos didáticos produzidos para o Curso de Letras/Português da UAB/Unimontes
title_sort Uma análise da organização retórica do texto “Apresentação”, extraído de cadernos didáticos produzidos para o Curso de Letras/Português da UAB/Unimontes
author Maia, Maria Cristina Ruas de Abreu
author_facet Maia, Maria Cristina Ruas de Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Maria Cristina Ruas de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero textual
Texto “Apresentação”
Análise sociorretórica
topic Gênero textual
Texto “Apresentação”
Análise sociorretórica
description O presente trabalho focaliza um conjunto de textos denominado “Apresentação”, parte de um gênero nomeado de caderno didático, produzido pela Universidade Estadual de Montes Claros para atender aos cursos de formação de professor a distância da Universidade Aberta do Brasil. O objetivo central deste estudo é descrever se um conjunto de cinco textos de “Apresentação”, extraídos de igual número de diferentes cadernos didáticos, produzidos para o curso de Letras/Português da UAB/Unimontes, apresenta os mesmos elementos característicos: linguísticos, organizacionais, retóricos que evidenciam a escrita de um mesmo texto, por diferentes autores. A intenção dessa proposta é contribuir com a pesquisa sobre a escrita de textos específicos para o ensino a distância, revelando se os produtores têm conhecimento tácito sobre a organização e funcionamento desses gêneros. Para isso, elegemos a abordagem sociorretórica para o estudo dos gêneros textuais, com destaque para as reflexões de Swales apud Hemais; Biasi-Rodrigues (2005), especialmente na aplicação de seu modelo CARS (create a research space), ao analisar gêneros textuais em universo acadêmico e profissional; Bazerman (2006) que destaca o enfoque social e Miller (2012) que se refere ao padrão e à ação, conceitos fundamentais à abordagem sociorretórica. O método qualitativo permitiu a análise dos textos de “Apresentação”, com vistas à descrição dos padrões textuais recorrentes e à distinção das diferenças linguísticas e organizacionais dos textos. Por fim, ainda que comprovadas as diferenças no padrão da escrita desses textos por diferentes autores, defendemos que os textos de “Apresentação” apresentam traços regularizados na escrita, em razão de seu propósito sociocomunicativo. Palavras-chave: Gênero textual. Texto “Apresentação”. Análise sociorretórica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p93
10.5752/P.2358-3231.n29p93-113
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p93
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3231.n29p93-113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p93/11251
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 29 (2016): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 93-113
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329685591982080