Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11093 |
Resumo: | O Conselho Nacional de Educação tem focado em questões importantes relacionadas aos currículos das licenciaturas, como, por exemplo, a ampliação dos componentes práticos dos cursos de formação de professores. É à luz dessas discussões acerca das questões referentes à prática docente que este estudo objetiva identificar: (a) como docentes de cursos de licenciatura em Letras – Língua Portuguesa – articulam as possibilidades de inserção do discente na escola, a favor da formação inicial do professor como profissional prático-reflexivo; (b) quais os obstáculos que enfrentam para tal. Para a realização deste trabalho, foram feitas entrevistas com três professores de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) de Licenciaturas em Letras de três grandes Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco. Somados a esses dados, foco do estudo, foram, ainda, observadas aulas e coletados Planos de Ensino a fim de poder melhor entender os cursos em questão e a dinâmica do que fora afirmado nas entrevistas. A pesquisa está undamentadanos pressupostos teóricos de Zeichner (1993), Schön (1995), Pimenta (1997) e Pimenta e Anastasiou (2005).Palavras-chaves: Formação inicial do professor de português.Licenciaturas em Letras em Pernambuco. Practicum. |
id |
PUC_MINS-7_884adcc18f1f286f75a50ff6d91e70c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11093 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculosliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaO Conselho Nacional de Educação tem focado em questões importantes relacionadas aos currículos das licenciaturas, como, por exemplo, a ampliação dos componentes práticos dos cursos de formação de professores. É à luz dessas discussões acerca das questões referentes à prática docente que este estudo objetiva identificar: (a) como docentes de cursos de licenciatura em Letras – Língua Portuguesa – articulam as possibilidades de inserção do discente na escola, a favor da formação inicial do professor como profissional prático-reflexivo; (b) quais os obstáculos que enfrentam para tal. Para a realização deste trabalho, foram feitas entrevistas com três professores de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) de Licenciaturas em Letras de três grandes Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco. Somados a esses dados, foco do estudo, foram, ainda, observadas aulas e coletados Planos de Ensino a fim de poder melhor entender os cursos em questão e a dinâmica do que fora afirmado nas entrevistas. A pesquisa está undamentadanos pressupostos teóricos de Zeichner (1993), Schön (1995), Pimenta (1997) e Pimenta e Anastasiou (2005).Palavras-chaves: Formação inicial do professor de português.Licenciaturas em Letras em Pernambuco. Practicum.Editora PUC Minas2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11093Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 151-1662358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11093/8908Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuna, Ewerton Ávila dos AnjosCadena, Renata AmorimSantos Filho, José Jacinto dos2018-06-04T15:39:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11093Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:39:12Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos |
title |
Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos |
spellingShingle |
Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos Luna, Ewerton Ávila dos Anjos literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
title_short |
Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos |
title_full |
Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos |
title_fullStr |
Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos |
title_full_unstemmed |
Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos |
title_sort |
Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos |
author |
Luna, Ewerton Ávila dos Anjos |
author_facet |
Luna, Ewerton Ávila dos Anjos Cadena, Renata Amorim Santos Filho, José Jacinto dos |
author_role |
author |
author2 |
Cadena, Renata Amorim Santos Filho, José Jacinto dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luna, Ewerton Ávila dos Anjos Cadena, Renata Amorim Santos Filho, José Jacinto dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
topic |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
description |
O Conselho Nacional de Educação tem focado em questões importantes relacionadas aos currículos das licenciaturas, como, por exemplo, a ampliação dos componentes práticos dos cursos de formação de professores. É à luz dessas discussões acerca das questões referentes à prática docente que este estudo objetiva identificar: (a) como docentes de cursos de licenciatura em Letras – Língua Portuguesa – articulam as possibilidades de inserção do discente na escola, a favor da formação inicial do professor como profissional prático-reflexivo; (b) quais os obstáculos que enfrentam para tal. Para a realização deste trabalho, foram feitas entrevistas com três professores de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) de Licenciaturas em Letras de três grandes Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco. Somados a esses dados, foco do estudo, foram, ainda, observadas aulas e coletados Planos de Ensino a fim de poder melhor entender os cursos em questão e a dinâmica do que fora afirmado nas entrevistas. A pesquisa está undamentadanos pressupostos teóricos de Zeichner (1993), Schön (1995), Pimenta (1997) e Pimenta e Anastasiou (2005).Palavras-chaves: Formação inicial do professor de português.Licenciaturas em Letras em Pernambuco. Practicum. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11093 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11093/8908 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 151-166 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329685135851520 |