Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cadena, Renata Amorim, Santos Filho, José Jacinto dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11093
Resumo: O Conselho Nacional de Educação tem focado em questões importantes relacionadas aos currículos das licenciaturas, como, por exemplo, a ampliação dos componentes práticos dos cursos de formação de professores. É à luz dessas discussões acerca das questões referentes à prática docente que este estudo objetiva identificar: (a) como docentes de cursos de licenciatura em Letras – Língua Portuguesa – articulam as possibilidades de inserção do discente na escola, a favor da formação inicial do professor como profissional prático-reflexivo; (b) quais os obstáculos que enfrentam para tal. Para a realização deste trabalho, foram feitas entrevistas com três professores de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) de Licenciaturas em Letras de três grandes Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco. Somados a esses dados, foco do estudo, foram, ainda, observadas aulas e coletados Planos de Ensino a fim de poder melhor entender os cursos em questão e a dinâmica do que fora afirmado nas entrevistas. A pesquisa está undamentadanos pressupostos teóricos de Zeichner (1993), Schön (1995), Pimenta (1997) e Pimenta e Anastasiou (2005).Palavras-chaves: Formação inicial do professor de português.Licenciaturas em Letras em Pernambuco. Practicum.
id PUC_MINS-7_884adcc18f1f286f75a50ff6d91e70c2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11093
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculosliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaO Conselho Nacional de Educação tem focado em questões importantes relacionadas aos currículos das licenciaturas, como, por exemplo, a ampliação dos componentes práticos dos cursos de formação de professores. É à luz dessas discussões acerca das questões referentes à prática docente que este estudo objetiva identificar: (a) como docentes de cursos de licenciatura em Letras – Língua Portuguesa – articulam as possibilidades de inserção do discente na escola, a favor da formação inicial do professor como profissional prático-reflexivo; (b) quais os obstáculos que enfrentam para tal. Para a realização deste trabalho, foram feitas entrevistas com três professores de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) de Licenciaturas em Letras de três grandes Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco. Somados a esses dados, foco do estudo, foram, ainda, observadas aulas e coletados Planos de Ensino a fim de poder melhor entender os cursos em questão e a dinâmica do que fora afirmado nas entrevistas. A pesquisa está undamentadanos pressupostos teóricos de Zeichner (1993), Schön (1995), Pimenta (1997) e Pimenta e Anastasiou (2005).Palavras-chaves: Formação inicial do professor de português.Licenciaturas em Letras em Pernambuco. Practicum.Editora PUC Minas2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11093Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 151-1662358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11093/8908Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuna, Ewerton Ávila dos AnjosCadena, Renata AmorimSantos Filho, José Jacinto dos2018-06-04T15:39:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11093Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:39:12Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos
title Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos
spellingShingle Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos
Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
title_short Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos
title_full Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos
title_fullStr Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos
title_full_unstemmed Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos
title_sort Os estágios superviosionados em cursos de Letras de IES de Pernambuco: investigando a formação inicial do professor de português e seus obstáculos
author Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
author_facet Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
Cadena, Renata Amorim
Santos Filho, José Jacinto dos
author_role author
author2 Cadena, Renata Amorim
Santos Filho, José Jacinto dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
Cadena, Renata Amorim
Santos Filho, José Jacinto dos
dc.subject.por.fl_str_mv literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
topic literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
description O Conselho Nacional de Educação tem focado em questões importantes relacionadas aos currículos das licenciaturas, como, por exemplo, a ampliação dos componentes práticos dos cursos de formação de professores. É à luz dessas discussões acerca das questões referentes à prática docente que este estudo objetiva identificar: (a) como docentes de cursos de licenciatura em Letras – Língua Portuguesa – articulam as possibilidades de inserção do discente na escola, a favor da formação inicial do professor como profissional prático-reflexivo; (b) quais os obstáculos que enfrentam para tal. Para a realização deste trabalho, foram feitas entrevistas com três professores de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) de Licenciaturas em Letras de três grandes Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco. Somados a esses dados, foco do estudo, foram, ainda, observadas aulas e coletados Planos de Ensino a fim de poder melhor entender os cursos em questão e a dinâmica do que fora afirmado nas entrevistas. A pesquisa está undamentadanos pressupostos teóricos de Zeichner (1993), Schön (1995), Pimenta (1997) e Pimenta e Anastasiou (2005).Palavras-chaves: Formação inicial do professor de português.Licenciaturas em Letras em Pernambuco. Practicum.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11093
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11093/8908
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 151-166
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329685135851520