Representações da mulher negra em livros didáticos de português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11087 |
Resumo: | presente trabalho tem por objetivo analisar a presença da mulher negra em livros didáticos de língua portuguesa a partir de duas coleções do ensino fundamental referentes ao PNLD 2011. O objetivo central que orientou essa pesquisa foi a verificação da voz da mulher negra na composição dos materiais analisados – os LDs, quando as houvesse, e qual a representação a respeito do sujeito mulher negra por eles veiculada. O aporte teórico foi baseado na Análise do Discurso. No que diz respeito à noção da construção de imagens de si e ethos prévio, houve destaque para os trabalhos de Amossy (2005); quanto ao silenciamento na categoria discursiva, utilizamos Orlandi (1995) e quanto aos estudos sobre raça, tivemos como base os trabalhos de Gomes (1995) e Munanga (2004). Como resultado da pesquisa, observou-se que as investidas na ressignificação de discursos historicamente construídos sobre a mulher negra ainda são pouco eficientes e a sua presença nessas obras ainda é pouco expressiva.Palavras-chave: Análise do discurso. Raça. Gênero. Livro didático. Representação. |
id |
PUC_MINS-7_de3cc550ae12a22995a8d1697d22056e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11087 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações da mulher negra em livros didáticos de portuguêsliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiapresente trabalho tem por objetivo analisar a presença da mulher negra em livros didáticos de língua portuguesa a partir de duas coleções do ensino fundamental referentes ao PNLD 2011. O objetivo central que orientou essa pesquisa foi a verificação da voz da mulher negra na composição dos materiais analisados – os LDs, quando as houvesse, e qual a representação a respeito do sujeito mulher negra por eles veiculada. O aporte teórico foi baseado na Análise do Discurso. No que diz respeito à noção da construção de imagens de si e ethos prévio, houve destaque para os trabalhos de Amossy (2005); quanto ao silenciamento na categoria discursiva, utilizamos Orlandi (1995) e quanto aos estudos sobre raça, tivemos como base os trabalhos de Gomes (1995) e Munanga (2004). Como resultado da pesquisa, observou-se que as investidas na ressignificação de discursos historicamente construídos sobre a mulher negra ainda são pouco eficientes e a sua presença nessas obras ainda é pouco expressiva.Palavras-chave: Análise do discurso. Raça. Gênero. Livro didático. Representação.Editora PUC Minas2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11087Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 48-682358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11087/8902Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Juliana Silva2018-06-04T15:39:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11087Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:39:12Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações da mulher negra em livros didáticos de português |
title |
Representações da mulher negra em livros didáticos de português |
spellingShingle |
Representações da mulher negra em livros didáticos de português Santos, Juliana Silva literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
title_short |
Representações da mulher negra em livros didáticos de português |
title_full |
Representações da mulher negra em livros didáticos de português |
title_fullStr |
Representações da mulher negra em livros didáticos de português |
title_full_unstemmed |
Representações da mulher negra em livros didáticos de português |
title_sort |
Representações da mulher negra em livros didáticos de português |
author |
Santos, Juliana Silva |
author_facet |
Santos, Juliana Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Juliana Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
topic |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
description |
presente trabalho tem por objetivo analisar a presença da mulher negra em livros didáticos de língua portuguesa a partir de duas coleções do ensino fundamental referentes ao PNLD 2011. O objetivo central que orientou essa pesquisa foi a verificação da voz da mulher negra na composição dos materiais analisados – os LDs, quando as houvesse, e qual a representação a respeito do sujeito mulher negra por eles veiculada. O aporte teórico foi baseado na Análise do Discurso. No que diz respeito à noção da construção de imagens de si e ethos prévio, houve destaque para os trabalhos de Amossy (2005); quanto ao silenciamento na categoria discursiva, utilizamos Orlandi (1995) e quanto aos estudos sobre raça, tivemos como base os trabalhos de Gomes (1995) e Munanga (2004). Como resultado da pesquisa, observou-se que as investidas na ressignificação de discursos historicamente construídos sobre a mulher negra ainda são pouco eficientes e a sua presença nessas obras ainda é pouco expressiva.Palavras-chave: Análise do discurso. Raça. Gênero. Livro didático. Representação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11087 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11087/8902 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 48-68 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329685126414336 |