Representações da mulher negra em livros didáticos de português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliana Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11087
Resumo: presente trabalho tem por objetivo analisar a presença da mulher negra em livros didáticos de língua portuguesa a partir de duas coleções do ensino fundamental referentes ao PNLD 2011. O objetivo central que orientou essa pesquisa foi a verificação da voz da mulher negra na composição dos materiais analisados – os LDs, quando as houvesse, e qual a representação a respeito do sujeito mulher negra por eles veiculada. O aporte teórico foi baseado na Análise do Discurso. No que diz respeito à noção da construção de imagens de si e ethos prévio, houve destaque para os trabalhos de Amossy (2005); quanto ao silenciamento na categoria discursiva, utilizamos Orlandi (1995) e quanto aos estudos sobre raça, tivemos como base os trabalhos de Gomes (1995) e Munanga (2004). Como resultado da pesquisa, observou-se que as investidas na ressignificação de discursos historicamente construídos sobre a mulher negra ainda são pouco eficientes e a sua presença nessas obras ainda é pouco expressiva.Palavras-chave: Análise do discurso. Raça. Gênero. Livro didático. Representação.
id PUC_MINS-7_de3cc550ae12a22995a8d1697d22056e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11087
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling Representações da mulher negra em livros didáticos de portuguêsliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiapresente trabalho tem por objetivo analisar a presença da mulher negra em livros didáticos de língua portuguesa a partir de duas coleções do ensino fundamental referentes ao PNLD 2011. O objetivo central que orientou essa pesquisa foi a verificação da voz da mulher negra na composição dos materiais analisados – os LDs, quando as houvesse, e qual a representação a respeito do sujeito mulher negra por eles veiculada. O aporte teórico foi baseado na Análise do Discurso. No que diz respeito à noção da construção de imagens de si e ethos prévio, houve destaque para os trabalhos de Amossy (2005); quanto ao silenciamento na categoria discursiva, utilizamos Orlandi (1995) e quanto aos estudos sobre raça, tivemos como base os trabalhos de Gomes (1995) e Munanga (2004). Como resultado da pesquisa, observou-se que as investidas na ressignificação de discursos historicamente construídos sobre a mulher negra ainda são pouco eficientes e a sua presença nessas obras ainda é pouco expressiva.Palavras-chave: Análise do discurso. Raça. Gênero. Livro didático. Representação.Editora PUC Minas2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11087Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 48-682358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11087/8902Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Juliana Silva2018-06-04T15:39:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11087Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:39:12Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações da mulher negra em livros didáticos de português
title Representações da mulher negra em livros didáticos de português
spellingShingle Representações da mulher negra em livros didáticos de português
Santos, Juliana Silva
literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
title_short Representações da mulher negra em livros didáticos de português
title_full Representações da mulher negra em livros didáticos de português
title_fullStr Representações da mulher negra em livros didáticos de português
title_full_unstemmed Representações da mulher negra em livros didáticos de português
title_sort Representações da mulher negra em livros didáticos de português
author Santos, Juliana Silva
author_facet Santos, Juliana Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juliana Silva
dc.subject.por.fl_str_mv literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
topic literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
description presente trabalho tem por objetivo analisar a presença da mulher negra em livros didáticos de língua portuguesa a partir de duas coleções do ensino fundamental referentes ao PNLD 2011. O objetivo central que orientou essa pesquisa foi a verificação da voz da mulher negra na composição dos materiais analisados – os LDs, quando as houvesse, e qual a representação a respeito do sujeito mulher negra por eles veiculada. O aporte teórico foi baseado na Análise do Discurso. No que diz respeito à noção da construção de imagens de si e ethos prévio, houve destaque para os trabalhos de Amossy (2005); quanto ao silenciamento na categoria discursiva, utilizamos Orlandi (1995) e quanto aos estudos sobre raça, tivemos como base os trabalhos de Gomes (1995) e Munanga (2004). Como resultado da pesquisa, observou-se que as investidas na ressignificação de discursos historicamente construídos sobre a mulher negra ainda são pouco eficientes e a sua presença nessas obras ainda é pouco expressiva.Palavras-chave: Análise do discurso. Raça. Gênero. Livro didático. Representação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11087
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11087/8902
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 48-68
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329685126414336