Referenciação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maria Alzira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Martins, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8303
Resumo: Assumindo uma visão textual-discursiva, interativa e sociocognitiva,este verbete apresenta o conceito do fenômeno da referenciação e,ainda, traz uma explicação de como os referentes são introduzidos,conduzidos, retomados, apontados e identificados no texto. Postulase,aqui, que o sentido é uma construção dinâmica, interativa,efetuada por sujeitos que mobilizam seus modelos de mundo devidoà relevância da interação. Nessa perspectiva, o leitor é levado amobilizar estratégias de ordem cognitivo-discursiva, com o fim delevantar hipóteses, validar ou não essas hipóteses, preencher as lacunasque o texto apresenta, para chegar a uma determinada compreensão.O embasamento teórico, no que se refere à noção de referenciação,comtempla, principalmente, as considerações de Koch e Marcuschi(1998; 2002); Mondada e Dubois (2003); Morato e Bentes (2005);Apothéloz, Reichler-Béguelin (1995). Para facilitar o entendimento,há, ainda, um exemplo, cuja análise reforça o postulado segundo oqual a referenciação é uma atividade discursiva com relevante papelna organização do texto, de modo a contribuir, efetivamente, para ainteração e produção de sentido.Palavras-chave: Referenciação. Referente. Atividade discursiva.
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