EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomide Filho, Sérgio Roberto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8112
Resumo: O presente trabalho propõe uma breve discussão acerca das relações entre a noção de estética, o ensino/aprendizagem da literatura e a constituição da subjetividade. A perspectiva adotada é fundamentalmente política, na medida em que envolve uma reflexão sobre operações constitutivas do sujeito-leitor, em seu poder de dizer e de agir. Não obstante, a perspectiva é política, na medida em que envolve também a consideração do estatuto problemático da literatura na contemporaneidade, o que, em maior ou menor grau, acaba por incidir sobre os “métodos de ensino” da disciplina. Nesse cenário, cumpre pontuar, por um lado, as implicações políticas inerentes aos usos da língua tornados possíveis pelo texto literário; por outro, o panorama histórico-cultural da literatura na modernidade, incluindo-se aí o próprio discurso da crítica subjacente ao tratamento do texto literário na escola e na academia, particularmente no que diz respeito à legitimação de concepções que ora buscam justificar o ensino de literatura a partir do “prazer estético”, ora fazem com que a negatividade e a reflexividade atuem como verdadeiros índices de literariedade.Palavras-chave: Literatura. Ensino/aprendizagem. Subjetividade. Estética. Política.
id PUC_MINS-7_aaa70ce33f9c9cad605f8e3de3016e2b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8112
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIAliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaO presente trabalho propõe uma breve discussão acerca das relações entre a noção de estética, o ensino/aprendizagem da literatura e a constituição da subjetividade. A perspectiva adotada é fundamentalmente política, na medida em que envolve uma reflexão sobre operações constitutivas do sujeito-leitor, em seu poder de dizer e de agir. Não obstante, a perspectiva é política, na medida em que envolve também a consideração do estatuto problemático da literatura na contemporaneidade, o que, em maior ou menor grau, acaba por incidir sobre os “métodos de ensino” da disciplina. Nesse cenário, cumpre pontuar, por um lado, as implicações políticas inerentes aos usos da língua tornados possíveis pelo texto literário; por outro, o panorama histórico-cultural da literatura na modernidade, incluindo-se aí o próprio discurso da crítica subjacente ao tratamento do texto literário na escola e na academia, particularmente no que diz respeito à legitimação de concepções que ora buscam justificar o ensino de literatura a partir do “prazer estético”, ora fazem com que a negatividade e a reflexividade atuem como verdadeiros índices de literariedade.Palavras-chave: Literatura. Ensino/aprendizagem. Subjetividade. Estética. Política.Editora PUC Minas2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8112Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 22 (2013): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 8-142358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8112/7075Gomide Filho, Sérgio Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-04T15:40:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8112Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:40:31Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA
title EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA
spellingShingle EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA
Gomide Filho, Sérgio Roberto
literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
title_short EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA
title_full EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA
title_fullStr EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA
title_sort EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA
author Gomide Filho, Sérgio Roberto
author_facet Gomide Filho, Sérgio Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomide Filho, Sérgio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
topic literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
description O presente trabalho propõe uma breve discussão acerca das relações entre a noção de estética, o ensino/aprendizagem da literatura e a constituição da subjetividade. A perspectiva adotada é fundamentalmente política, na medida em que envolve uma reflexão sobre operações constitutivas do sujeito-leitor, em seu poder de dizer e de agir. Não obstante, a perspectiva é política, na medida em que envolve também a consideração do estatuto problemático da literatura na contemporaneidade, o que, em maior ou menor grau, acaba por incidir sobre os “métodos de ensino” da disciplina. Nesse cenário, cumpre pontuar, por um lado, as implicações políticas inerentes aos usos da língua tornados possíveis pelo texto literário; por outro, o panorama histórico-cultural da literatura na modernidade, incluindo-se aí o próprio discurso da crítica subjacente ao tratamento do texto literário na escola e na academia, particularmente no que diz respeito à legitimação de concepções que ora buscam justificar o ensino de literatura a partir do “prazer estético”, ora fazem com que a negatividade e a reflexividade atuem como verdadeiros índices de literariedade.Palavras-chave: Literatura. Ensino/aprendizagem. Subjetividade. Estética. Política.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8112
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8112/7075
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 22 (2013): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 8-14
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329684766752768