EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8112 |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma breve discussão acerca das relações entre a noção de estética, o ensino/aprendizagem da literatura e a constituição da subjetividade. A perspectiva adotada é fundamentalmente política, na medida em que envolve uma reflexão sobre operações constitutivas do sujeito-leitor, em seu poder de dizer e de agir. Não obstante, a perspectiva é política, na medida em que envolve também a consideração do estatuto problemático da literatura na contemporaneidade, o que, em maior ou menor grau, acaba por incidir sobre os “métodos de ensino” da disciplina. Nesse cenário, cumpre pontuar, por um lado, as implicações políticas inerentes aos usos da língua tornados possíveis pelo texto literário; por outro, o panorama histórico-cultural da literatura na modernidade, incluindo-se aí o próprio discurso da crítica subjacente ao tratamento do texto literário na escola e na academia, particularmente no que diz respeito à legitimação de concepções que ora buscam justificar o ensino de literatura a partir do “prazer estético”, ora fazem com que a negatividade e a reflexividade atuem como verdadeiros índices de literariedade.Palavras-chave: Literatura. Ensino/aprendizagem. Subjetividade. Estética. Política. |
id |
PUC_MINS-7_aaa70ce33f9c9cad605f8e3de3016e2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8112 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIAliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaO presente trabalho propõe uma breve discussão acerca das relações entre a noção de estética, o ensino/aprendizagem da literatura e a constituição da subjetividade. A perspectiva adotada é fundamentalmente política, na medida em que envolve uma reflexão sobre operações constitutivas do sujeito-leitor, em seu poder de dizer e de agir. Não obstante, a perspectiva é política, na medida em que envolve também a consideração do estatuto problemático da literatura na contemporaneidade, o que, em maior ou menor grau, acaba por incidir sobre os “métodos de ensino” da disciplina. Nesse cenário, cumpre pontuar, por um lado, as implicações políticas inerentes aos usos da língua tornados possíveis pelo texto literário; por outro, o panorama histórico-cultural da literatura na modernidade, incluindo-se aí o próprio discurso da crítica subjacente ao tratamento do texto literário na escola e na academia, particularmente no que diz respeito à legitimação de concepções que ora buscam justificar o ensino de literatura a partir do “prazer estético”, ora fazem com que a negatividade e a reflexividade atuem como verdadeiros índices de literariedade.Palavras-chave: Literatura. Ensino/aprendizagem. Subjetividade. Estética. Política.Editora PUC Minas2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8112Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 22 (2013): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 8-142358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8112/7075Gomide Filho, Sérgio Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-04T15:40:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8112Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:40:31Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA |
title |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA Gomide Filho, Sérgio Roberto literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
title_short |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA |
title_full |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA |
title_sort |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA |
author |
Gomide Filho, Sérgio Roberto |
author_facet |
Gomide Filho, Sérgio Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomide Filho, Sérgio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
topic |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
description |
O presente trabalho propõe uma breve discussão acerca das relações entre a noção de estética, o ensino/aprendizagem da literatura e a constituição da subjetividade. A perspectiva adotada é fundamentalmente política, na medida em que envolve uma reflexão sobre operações constitutivas do sujeito-leitor, em seu poder de dizer e de agir. Não obstante, a perspectiva é política, na medida em que envolve também a consideração do estatuto problemático da literatura na contemporaneidade, o que, em maior ou menor grau, acaba por incidir sobre os “métodos de ensino” da disciplina. Nesse cenário, cumpre pontuar, por um lado, as implicações políticas inerentes aos usos da língua tornados possíveis pelo texto literário; por outro, o panorama histórico-cultural da literatura na modernidade, incluindo-se aí o próprio discurso da crítica subjacente ao tratamento do texto literário na escola e na academia, particularmente no que diz respeito à legitimação de concepções que ora buscam justificar o ensino de literatura a partir do “prazer estético”, ora fazem com que a negatividade e a reflexividade atuem como verdadeiros índices de literariedade.Palavras-chave: Literatura. Ensino/aprendizagem. Subjetividade. Estética. Política. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8112 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8112/7075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 22 (2013): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 8-14 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329684766752768 |