Harmonizando tempos, Suavizando Espaços - uma leitura de E se amanhã o medo, de Ondjaki
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7842 |
Resumo: | No trabalho em questão nos ateremos aos pares “movimentoe parada”, “peso e leveza” que se configuram em diversoscontos do livro E se amanhã o medo, do angolano Ondjaki– através, por exemplo, das variações dos personagens, que,ora são “sujeitos em trânsito”, ora permanecem estagnadosem determinado lugar ou estado. Na primeira parte do livro– Horas tranquilas – os sentimentos passeiam pela alegria,pela sensação de paz, pelo desejo e o anseio da mudança,pela esperança. Conhecemos com os personagens o universodo “amanhã”, espaço temporal tão caro para Angola. Parecenosque o escritor pretende nos transmitir “movimento”,mobilidade e novos caminhos. Em contrapartida, na segundaparte do livro – Conchas escuras –, notamos algumasdiferenças. Ondjaki, neste momento, trabalha com o “medo”que caminha lado a lado da esperança no “amanhã” tãodesejado. Pretendemos compreender de que maneira e porquais motivos essas transformações se dão nos personagens enos espaços da narrativa.Palavras-chave: Ondjaki; Espaços da narrativa; Universo doamanhã; Personagens em trânsito. |
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Harmonizando tempos, Suavizando Espaços - uma leitura de E se amanhã o medo, de Ondjakiliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaNo trabalho em questão nos ateremos aos pares “movimentoe parada”, “peso e leveza” que se configuram em diversoscontos do livro E se amanhã o medo, do angolano Ondjaki– através, por exemplo, das variações dos personagens, que,ora são “sujeitos em trânsito”, ora permanecem estagnadosem determinado lugar ou estado. Na primeira parte do livro– Horas tranquilas – os sentimentos passeiam pela alegria,pela sensação de paz, pelo desejo e o anseio da mudança,pela esperança. Conhecemos com os personagens o universodo “amanhã”, espaço temporal tão caro para Angola. Parecenosque o escritor pretende nos transmitir “movimento”,mobilidade e novos caminhos. Em contrapartida, na segundaparte do livro – Conchas escuras –, notamos algumasdiferenças. Ondjaki, neste momento, trabalha com o “medo”que caminha lado a lado da esperança no “amanhã” tãodesejado. Pretendemos compreender de que maneira e porquais motivos essas transformações se dão nos personagens enos espaços da narrativa.Palavras-chave: Ondjaki; Espaços da narrativa; Universo doamanhã; Personagens em trânsito.Editora PUC Minas2010-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7842Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 19 (2010): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 155-1612358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7842/6878Veiga, Giselle Leite Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-04T15:41:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7842Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:41:11Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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