Relação entre fala e escrita na construção das noções ortográficas envolvidas na flexão verbal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira da Silva, Debora Maria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Milena Gallerani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11088
Resumo: endo em vista os estudos empreendidos sobre o processo de Aquisição da Escrita, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um recorte que se volta para a construção das noções ortográficas relativas ao uso das flexões verbais em narrativas escolares, produzidas por crianças em fase de alfabetização. Tal recorte se faz devido a observações das produções escritas de crianças, em especial, sobre o modo como elas escrevem as formas verbais flexionadas na terceira pessoa do plural no pretérito perfeito. Nesses casos, observam-se formas verbais grafadas com a terminação “–ão” no lugar de “–am”. Para demonstrar a relação entre fala e escrita na construção das noções ortográficas relacionadas à flexão verbal, valemo-nos de textos narrativos produzidos em ambiente escolar por crianças matriculadas no terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede pública de Belo Horizonte. O texto narrativo foi escolhido como forma de composição por ter como principal elemento o uso de formas verbais indicativas de passado (pretérito perfeito, imperfeito e presente histórico), o que nos forneceu os dados necessários para nossa pesquisa. Para fundamentar nossas análises, valemo-nos do quadro teórico sobre Aquisição de Escrita com os estudos de Ferreiro e Teberosky (1986), Olson(1995), Ferreiro (2000), Oliveira (2005), Lemle (2007), Hermont (2010), Soares (2013), entre outros.Palavras-chave: Aquisição da escrita. Aquisição da ortografia. Narrativa Escolar. Flexão verbal. Oralidade.
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