Relação entre fala e escrita na construção das noções ortográficas envolvidas na flexão verbal
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11088 |
Resumo: | endo em vista os estudos empreendidos sobre o processo de Aquisição da Escrita, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um recorte que se volta para a construção das noções ortográficas relativas ao uso das flexões verbais em narrativas escolares, produzidas por crianças em fase de alfabetização. Tal recorte se faz devido a observações das produções escritas de crianças, em especial, sobre o modo como elas escrevem as formas verbais flexionadas na terceira pessoa do plural no pretérito perfeito. Nesses casos, observam-se formas verbais grafadas com a terminação “–ão” no lugar de “–am”. Para demonstrar a relação entre fala e escrita na construção das noções ortográficas relacionadas à flexão verbal, valemo-nos de textos narrativos produzidos em ambiente escolar por crianças matriculadas no terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede pública de Belo Horizonte. O texto narrativo foi escolhido como forma de composição por ter como principal elemento o uso de formas verbais indicativas de passado (pretérito perfeito, imperfeito e presente histórico), o que nos forneceu os dados necessários para nossa pesquisa. Para fundamentar nossas análises, valemo-nos do quadro teórico sobre Aquisição de Escrita com os estudos de Ferreiro e Teberosky (1986), Olson(1995), Ferreiro (2000), Oliveira (2005), Lemle (2007), Hermont (2010), Soares (2013), entre outros.Palavras-chave: Aquisição da escrita. Aquisição da ortografia. Narrativa Escolar. Flexão verbal. Oralidade. |
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Relação entre fala e escrita na construção das noções ortográficas envolvidas na flexão verbalLiteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaendo em vista os estudos empreendidos sobre o processo de Aquisição da Escrita, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um recorte que se volta para a construção das noções ortográficas relativas ao uso das flexões verbais em narrativas escolares, produzidas por crianças em fase de alfabetização. Tal recorte se faz devido a observações das produções escritas de crianças, em especial, sobre o modo como elas escrevem as formas verbais flexionadas na terceira pessoa do plural no pretérito perfeito. Nesses casos, observam-se formas verbais grafadas com a terminação “–ão” no lugar de “–am”. Para demonstrar a relação entre fala e escrita na construção das noções ortográficas relacionadas à flexão verbal, valemo-nos de textos narrativos produzidos em ambiente escolar por crianças matriculadas no terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede pública de Belo Horizonte. O texto narrativo foi escolhido como forma de composição por ter como principal elemento o uso de formas verbais indicativas de passado (pretérito perfeito, imperfeito e presente histórico), o que nos forneceu os dados necessários para nossa pesquisa. Para fundamentar nossas análises, valemo-nos do quadro teórico sobre Aquisição de Escrita com os estudos de Ferreiro e Teberosky (1986), Olson(1995), Ferreiro (2000), Oliveira (2005), Lemle (2007), Hermont (2010), Soares (2013), entre outros.Palavras-chave: Aquisição da escrita. Aquisição da ortografia. Narrativa Escolar. Flexão verbal. Oralidade.Editora PUC Minas2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11088Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 69-862358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11088/8903Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira da Silva, Debora MariaSouza, Milena Gallerani2018-06-04T15:39:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11088Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:39:12Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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