O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise sobre os institutos federais de ensino e seus documentos oficiais de padronização da escrita
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Data de Publicação: | 2017 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14536 |
Resumo: | Considerando a relevância do papel do revisor de textos em instituições de ensino e a função que os manuais de padronização da escrita ou documentos similares, criados ou adotados por essas instituições, desempenham como facilitadores do trabalho dos revisores, o objetivo deste trabalho é analisar os documentos oficiais de padronização da escrita de institutos federais de ensino e o principal conteúdo abordado por eles. Espera-se, com isso, identificar um conteúdo base que possa auxiliar na criação de futuros manuais nesse tipo de instituição, diminuindo, assim, o número de institutos que, por não possuírem manuais, deixam de contribuir para a melhoria do trabalho do profissional de revisão de textos. Para isso, foi realizado um levantamento de dados nos sites dos Institutos Federais de Ensino sobre a existência ou não de manuais de padronização da escrita e, em seguida, a análise documental dos manuais existentes. Os resultados indicam que, apesar da importância desse tipo de documento, são poucos os institutos que apresentam um manual e que, mesmo que a maioria deles aborde algumas questões não consensuais, principalmente no que tange à gramática normativa e à redação oficial, ainda há muitos aspectos a serem observados para que de fato eles ajudem na melhoria da escrita nas instituições e no aperfeiçoamento do trabalho dos revisores. Este trabalho está sendo submetido ao Caderno Cespuc 31 - Revisão, edição e preparação do texto. |
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O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise sobre os institutos federais de ensino e seus documentos oficiais de padronização da escritaRevisão de textosPadronização da escritaManual de redaçãoConsiderando a relevância do papel do revisor de textos em instituições de ensino e a função que os manuais de padronização da escrita ou documentos similares, criados ou adotados por essas instituições, desempenham como facilitadores do trabalho dos revisores, o objetivo deste trabalho é analisar os documentos oficiais de padronização da escrita de institutos federais de ensino e o principal conteúdo abordado por eles. Espera-se, com isso, identificar um conteúdo base que possa auxiliar na criação de futuros manuais nesse tipo de instituição, diminuindo, assim, o número de institutos que, por não possuírem manuais, deixam de contribuir para a melhoria do trabalho do profissional de revisão de textos. Para isso, foi realizado um levantamento de dados nos sites dos Institutos Federais de Ensino sobre a existência ou não de manuais de padronização da escrita e, em seguida, a análise documental dos manuais existentes. Os resultados indicam que, apesar da importância desse tipo de documento, são poucos os institutos que apresentam um manual e que, mesmo que a maioria deles aborde algumas questões não consensuais, principalmente no que tange à gramática normativa e à redação oficial, ainda há muitos aspectos a serem observados para que de fato eles ajudem na melhoria da escrita nas instituições e no aperfeiçoamento do trabalho dos revisores. Este trabalho está sendo submetido ao Caderno Cespuc 31 - Revisão, edição e preparação do texto.Editora PUC Minas2017-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/1453610.5752/P.2358-3231.n31p10-31Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 31 (2017): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 10-312358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14536/12917Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Tamires Ramalho deFarias, Luciana CabralFlorentino, Cristiano2019-11-18T18:46:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14536Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2019-11-18T18:46:11Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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