O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise sobre os institutos federais de ensino e seus documentos oficiais de padronização da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Tamires Ramalho de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Farias, Luciana Cabral, Florentino, Cristiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
DOI: 10.5752/P.2358-3231.n31p10-31
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14536
Resumo: Considerando a relevância do papel do revisor de textos em instituições de ensino e a função que os manuais de padronização da escrita ou documentos similares, criados ou adotados por essas instituições, desempenham como facilitadores do trabalho dos revisores, o objetivo deste trabalho é analisar os documentos oficiais de padronização da escrita de institutos federais de ensino e o principal conteúdo abordado por eles. Espera-se, com isso, identificar um conteúdo base que possa auxiliar na criação de futuros manuais nesse tipo de instituição, diminuindo, assim, o número de institutos que, por não possuírem manuais, deixam de contribuir para a melhoria do trabalho do profissional de revisão de textos. Para isso, foi realizado um levantamento de dados nos sites dos Institutos Federais de Ensino sobre a existência ou não de manuais de padronização da escrita e, em seguida, a análise documental dos manuais existentes. Os resultados indicam que, apesar da importância desse tipo de documento, são poucos os institutos que apresentam um manual e que, mesmo que a maioria deles aborde algumas questões não consensuais, principalmente no que tange à gramática normativa e à redação oficial, ainda há muitos aspectos a serem observados para que de fato eles ajudem na melhoria da escrita nas instituições e no aperfeiçoamento do trabalho dos revisores. Este trabalho está sendo submetido ao Caderno Cespuc 31 - Revisão, edição e preparação do texto.
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