O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise sobre os institutos federais de ensino e seus documentos oficiais de padronização da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
DOI: | 10.5752/P.2358-3231.n31p10-31 |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14536 |
Resumo: | Considerando a relevância do papel do revisor de textos em instituições de ensino e a função que os manuais de padronização da escrita ou documentos similares, criados ou adotados por essas instituições, desempenham como facilitadores do trabalho dos revisores, o objetivo deste trabalho é analisar os documentos oficiais de padronização da escrita de institutos federais de ensino e o principal conteúdo abordado por eles. Espera-se, com isso, identificar um conteúdo base que possa auxiliar na criação de futuros manuais nesse tipo de instituição, diminuindo, assim, o número de institutos que, por não possuírem manuais, deixam de contribuir para a melhoria do trabalho do profissional de revisão de textos. Para isso, foi realizado um levantamento de dados nos sites dos Institutos Federais de Ensino sobre a existência ou não de manuais de padronização da escrita e, em seguida, a análise documental dos manuais existentes. Os resultados indicam que, apesar da importância desse tipo de documento, são poucos os institutos que apresentam um manual e que, mesmo que a maioria deles aborde algumas questões não consensuais, principalmente no que tange à gramática normativa e à redação oficial, ainda há muitos aspectos a serem observados para que de fato eles ajudem na melhoria da escrita nas instituições e no aperfeiçoamento do trabalho dos revisores. Este trabalho está sendo submetido ao Caderno Cespuc 31 - Revisão, edição e preparação do texto. |
id |
PUC_MINS-7_e9ec00466ba2e3fc170ceb96fa9b5043 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14536 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
spelling |
O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise sobre os institutos federais de ensino e seus documentos oficiais de padronização da escritaRevisão de textosPadronização da escritaManual de redaçãoConsiderando a relevância do papel do revisor de textos em instituições de ensino e a função que os manuais de padronização da escrita ou documentos similares, criados ou adotados por essas instituições, desempenham como facilitadores do trabalho dos revisores, o objetivo deste trabalho é analisar os documentos oficiais de padronização da escrita de institutos federais de ensino e o principal conteúdo abordado por eles. Espera-se, com isso, identificar um conteúdo base que possa auxiliar na criação de futuros manuais nesse tipo de instituição, diminuindo, assim, o número de institutos que, por não possuírem manuais, deixam de contribuir para a melhoria do trabalho do profissional de revisão de textos. Para isso, foi realizado um levantamento de dados nos sites dos Institutos Federais de Ensino sobre a existência ou não de manuais de padronização da escrita e, em seguida, a análise documental dos manuais existentes. Os resultados indicam que, apesar da importância desse tipo de documento, são poucos os institutos que apresentam um manual e que, mesmo que a maioria deles aborde algumas questões não consensuais, principalmente no que tange à gramática normativa e à redação oficial, ainda há muitos aspectos a serem observados para que de fato eles ajudem na melhoria da escrita nas instituições e no aperfeiçoamento do trabalho dos revisores. Este trabalho está sendo submetido ao Caderno Cespuc 31 - Revisão, edição e preparação do texto.Editora PUC Minas2017-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/1453610.5752/P.2358-3231.n31p10-31Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 31 (2017): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 10-312358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14536/12917Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Tamires Ramalho deFarias, Luciana CabralFlorentino, Cristiano2019-11-18T18:46:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14536Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2019-11-18T18:46:11Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise sobre os institutos federais de ensino e seus documentos oficiais de padronização da escrita |
title |
O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise sobre os institutos federais de ensino e seus documentos oficiais de padronização da escrita |
spellingShingle |
O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise sobre os institutos federais de ensino e seus documentos oficiais de padronização da escrita O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise sobre os institutos federais de ensino e seus documentos oficiais de padronização da escrita Sousa, Tamires Ramalho de Revisão de textos Padronização da escrita Manual de redação Sousa, Tamires Ramalho de Revisão de textos Padronização da escrita Manual de redação |
title_short |
O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise sobre os institutos federais de ensino e seus documentos oficiais de padronização da escrita |
title_full |
O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise sobre os institutos federais de ensino e seus documentos oficiais de padronização da escrita |
title_fullStr |
O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise sobre os institutos federais de ensino e seus documentos oficiais de padronização da escrita O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise sobre os institutos federais de ensino e seus documentos oficiais de padronização da escrita |
title_full_unstemmed |
O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise sobre os institutos federais de ensino e seus documentos oficiais de padronização da escrita O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise sobre os institutos federais de ensino e seus documentos oficiais de padronização da escrita |
title_sort |
O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise sobre os institutos federais de ensino e seus documentos oficiais de padronização da escrita |
author |
Sousa, Tamires Ramalho de |
author_facet |
Sousa, Tamires Ramalho de Sousa, Tamires Ramalho de Farias, Luciana Cabral Florentino, Cristiano Farias, Luciana Cabral Florentino, Cristiano |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Luciana Cabral Florentino, Cristiano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Tamires Ramalho de Farias, Luciana Cabral Florentino, Cristiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revisão de textos Padronização da escrita Manual de redação |
topic |
Revisão de textos Padronização da escrita Manual de redação |
description |
Considerando a relevância do papel do revisor de textos em instituições de ensino e a função que os manuais de padronização da escrita ou documentos similares, criados ou adotados por essas instituições, desempenham como facilitadores do trabalho dos revisores, o objetivo deste trabalho é analisar os documentos oficiais de padronização da escrita de institutos federais de ensino e o principal conteúdo abordado por eles. Espera-se, com isso, identificar um conteúdo base que possa auxiliar na criação de futuros manuais nesse tipo de instituição, diminuindo, assim, o número de institutos que, por não possuírem manuais, deixam de contribuir para a melhoria do trabalho do profissional de revisão de textos. Para isso, foi realizado um levantamento de dados nos sites dos Institutos Federais de Ensino sobre a existência ou não de manuais de padronização da escrita e, em seguida, a análise documental dos manuais existentes. Os resultados indicam que, apesar da importância desse tipo de documento, são poucos os institutos que apresentam um manual e que, mesmo que a maioria deles aborde algumas questões não consensuais, principalmente no que tange à gramática normativa e à redação oficial, ainda há muitos aspectos a serem observados para que de fato eles ajudem na melhoria da escrita nas instituições e no aperfeiçoamento do trabalho dos revisores. Este trabalho está sendo submetido ao Caderno Cespuc 31 - Revisão, edição e preparação do texto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14536 10.5752/P.2358-3231.n31p10-31 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14536 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2358-3231.n31p10-31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14536/12917 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 31 (2017): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 10-31 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1822183153290182656 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5752/P.2358-3231.n31p10-31 |