Nietzsche, Guimarães Rosa e a música: algumas notas sobre Tutaméia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n28p256 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo fazer uma leitura de dois contos (Lá nas campinas e Curtamão) e dois prefácios (Aletria e Hemenêutica e Nós, os temulentos), textos de Tutaméia, de Guimarães Rosa. O artigo analisa duas epígrafes de Schopenhauer, que insistem na releitura. Ambas estão em Tutaméia e têm sintonia com a noção de música tanto nesse pensador quanto na obra de Nietzsche. O pensamento nietzschiano, no entanto, apostando na música como arte do irrepresentável, através de aforismas e paradoxos, escapando ao conceitual e à metafísica de Shopenhauer, parece ser mais apropriado para a leitura de Tutaméia, obra construída numa escrita nômade, dionisíaca, numa festa em que há uma predominância do significante sobre o significado.Palavras-chave: Guimarães Rosa. Nietzsche. Música. Tutaméia. Irrepresentável. |
id |
PUC_MINS-7_ef67815b8896ff24388fec7059ec4a32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13288 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Nietzsche, Guimarães Rosa e a música: algumas notas sobre TutaméiaGuimarães Rosa. Nietzsche. Música. Tutaméia. Irrepresentável.Este trabalho tem por objetivo fazer uma leitura de dois contos (Lá nas campinas e Curtamão) e dois prefácios (Aletria e Hemenêutica e Nós, os temulentos), textos de Tutaméia, de Guimarães Rosa. O artigo analisa duas epígrafes de Schopenhauer, que insistem na releitura. Ambas estão em Tutaméia e têm sintonia com a noção de música tanto nesse pensador quanto na obra de Nietzsche. O pensamento nietzschiano, no entanto, apostando na música como arte do irrepresentável, através de aforismas e paradoxos, escapando ao conceitual e à metafísica de Shopenhauer, parece ser mais apropriado para a leitura de Tutaméia, obra construída numa escrita nômade, dionisíaca, numa festa em que há uma predominância do significante sobre o significado.Palavras-chave: Guimarães Rosa. Nietzsche. Música. Tutaméia. Irrepresentável.Editora PUC Minas2016-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n28p25610.5752/P2358-3231.2016n28p256Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 28 (2016): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 256-2672358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n28p256/10389Copyright (c) 2016 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos de Oliveira, Edson2019-09-16T02:45:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13288Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2019-09-16T02:45:53Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nietzsche, Guimarães Rosa e a música: algumas notas sobre Tutaméia |
title |
Nietzsche, Guimarães Rosa e a música: algumas notas sobre Tutaméia |
spellingShingle |
Nietzsche, Guimarães Rosa e a música: algumas notas sobre Tutaméia Santos de Oliveira, Edson Guimarães Rosa. Nietzsche. Música. Tutaméia. Irrepresentável. |
title_short |
Nietzsche, Guimarães Rosa e a música: algumas notas sobre Tutaméia |
title_full |
Nietzsche, Guimarães Rosa e a música: algumas notas sobre Tutaméia |
title_fullStr |
Nietzsche, Guimarães Rosa e a música: algumas notas sobre Tutaméia |
title_full_unstemmed |
Nietzsche, Guimarães Rosa e a música: algumas notas sobre Tutaméia |
title_sort |
Nietzsche, Guimarães Rosa e a música: algumas notas sobre Tutaméia |
author |
Santos de Oliveira, Edson |
author_facet |
Santos de Oliveira, Edson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos de Oliveira, Edson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Guimarães Rosa. Nietzsche. Música. Tutaméia. Irrepresentável. |
topic |
Guimarães Rosa. Nietzsche. Música. Tutaméia. Irrepresentável. |
description |
Este trabalho tem por objetivo fazer uma leitura de dois contos (Lá nas campinas e Curtamão) e dois prefácios (Aletria e Hemenêutica e Nós, os temulentos), textos de Tutaméia, de Guimarães Rosa. O artigo analisa duas epígrafes de Schopenhauer, que insistem na releitura. Ambas estão em Tutaméia e têm sintonia com a noção de música tanto nesse pensador quanto na obra de Nietzsche. O pensamento nietzschiano, no entanto, apostando na música como arte do irrepresentável, através de aforismas e paradoxos, escapando ao conceitual e à metafísica de Shopenhauer, parece ser mais apropriado para a leitura de Tutaméia, obra construída numa escrita nômade, dionisíaca, numa festa em que há uma predominância do significante sobre o significado.Palavras-chave: Guimarães Rosa. Nietzsche. Música. Tutaméia. Irrepresentável. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n28p256 10.5752/P2358-3231.2016n28p256 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n28p256 |
identifier_str_mv |
10.5752/P2358-3231.2016n28p256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n28p256/10389 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 28 (2016): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 256-267 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329685563670528 |