Etnia e esperança na obra Amanhecer Esmeralda, de Ferréz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7840 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma proposta de como a obraAmanhecer Esmeralda, de Ferréz, pode ser analisadajuntamente com alunos do último ano do Ensino Fundamental.Para esse propósito, estabelecer-se-á a relação da construçãoestético-temática acerca da etnia ali presente com umatradição existente quanto à forma como os ‘contos de fada’costumam construir as suas heroínas, e, por consequência,como subcategorias analíticas relacionadas a esta primeira – oespaço em que essas heroínas se inserem e sua relação comoutros personagens – são configurados no desenvolvimentoda trama. Nesse sentido, far-se-á uma reflexão de como esseselementos constitutivos dos ‘contos de fadas’ costumam serconstruídos nas histórias clássicas a partir de uma análisecomparativa entre a supracitada obra do escritor paulistano eo clássico Cinderela adaptado pela Disney, para, por fim, serapresentada uma sugestão de estudo transversal a partir dehistórias em quadrinhos.Palavras-chave: Etnia; Literatura infanto-juvenil; Contos defadas clássicos; Histórias em quadrinhos. |
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Etnia e esperança na obra Amanhecer Esmeralda, de Ferrézliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaO presente trabalho apresenta uma proposta de como a obraAmanhecer Esmeralda, de Ferréz, pode ser analisadajuntamente com alunos do último ano do Ensino Fundamental.Para esse propósito, estabelecer-se-á a relação da construçãoestético-temática acerca da etnia ali presente com umatradição existente quanto à forma como os ‘contos de fada’costumam construir as suas heroínas, e, por consequência,como subcategorias analíticas relacionadas a esta primeira – oespaço em que essas heroínas se inserem e sua relação comoutros personagens – são configurados no desenvolvimentoda trama. Nesse sentido, far-se-á uma reflexão de como esseselementos constitutivos dos ‘contos de fadas’ costumam serconstruídos nas histórias clássicas a partir de uma análisecomparativa entre a supracitada obra do escritor paulistano eo clássico Cinderela adaptado pela Disney, para, por fim, serapresentada uma sugestão de estudo transversal a partir dehistórias em quadrinhos.Palavras-chave: Etnia; Literatura infanto-juvenil; Contos defadas clássicos; Histórias em quadrinhos.Editora PUC Minas2010-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7840Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 19 (2010): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 129-1402358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7840/6876Freitas, Gabriel Domício Medeiros Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-04T15:41:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7840Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:41:11Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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