Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p114 |
Resumo: | Tomando como objeto de estudo a coleção de livros didáticos Produção de Texto para o Ensino Médio, este trabalho tem como objetivo analisar o tratamento dado à produção de texto, a fim de verificar se as atividades propostas são coerentes com os pressupostos teóricos apresentados como balizadores do trabalho desenvolvido nos livros didáticos. Para isso, elegeu-se um conjunto de categorias que, conforme se buscará mostrar, estão implicadas na base teórica eleita pelas autoras. Assim, verificar-se-á se o trabalho com a escrita, proposto nessas atividades, leva, realmente, em consideração o fato de que a linguagem é um sistema de caráter interacionista em que o enunciador se constitui na relação que estabelece com o enunciatário por meio da palavra.Palavras-chave: Produção de texto. Gênero textual. Livro didático. Interação. |
id |
PUC_MINS-7_ff2285c1ba6997c8c0fe926e4eca8af7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14372 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médioProdução de textoGênero textualLivro didáticoInteraçãoTomando como objeto de estudo a coleção de livros didáticos Produção de Texto para o Ensino Médio, este trabalho tem como objetivo analisar o tratamento dado à produção de texto, a fim de verificar se as atividades propostas são coerentes com os pressupostos teóricos apresentados como balizadores do trabalho desenvolvido nos livros didáticos. Para isso, elegeu-se um conjunto de categorias que, conforme se buscará mostrar, estão implicadas na base teórica eleita pelas autoras. Assim, verificar-se-á se o trabalho com a escrita, proposto nessas atividades, leva, realmente, em consideração o fato de que a linguagem é um sistema de caráter interacionista em que o enunciador se constitui na relação que estabelece com o enunciatário por meio da palavra.Palavras-chave: Produção de texto. Gênero textual. Livro didático. Interação.Editora PUC Minas2017-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p11410.5752/P.2358-3231.n29p114-125Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 29 (2016): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 114-1252358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p114/11344Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Jaqueline Teodora Cardoso da2019-09-16T02:45:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14372Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2019-09-16T02:45:41Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio |
title |
Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio |
spellingShingle |
Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio Costa, Jaqueline Teodora Cardoso da Produção de texto Gênero textual Livro didático Interação |
title_short |
Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio |
title_full |
Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio |
title_fullStr |
Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio |
title_sort |
Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio |
author |
Costa, Jaqueline Teodora Cardoso da |
author_facet |
Costa, Jaqueline Teodora Cardoso da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Jaqueline Teodora Cardoso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção de texto Gênero textual Livro didático Interação |
topic |
Produção de texto Gênero textual Livro didático Interação |
description |
Tomando como objeto de estudo a coleção de livros didáticos Produção de Texto para o Ensino Médio, este trabalho tem como objetivo analisar o tratamento dado à produção de texto, a fim de verificar se as atividades propostas são coerentes com os pressupostos teóricos apresentados como balizadores do trabalho desenvolvido nos livros didáticos. Para isso, elegeu-se um conjunto de categorias que, conforme se buscará mostrar, estão implicadas na base teórica eleita pelas autoras. Assim, verificar-se-á se o trabalho com a escrita, proposto nessas atividades, leva, realmente, em consideração o fato de que a linguagem é um sistema de caráter interacionista em que o enunciador se constitui na relação que estabelece com o enunciatário por meio da palavra.Palavras-chave: Produção de texto. Gênero textual. Livro didático. Interação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p114 10.5752/P.2358-3231.n29p114-125 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p114 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2358-3231.n29p114-125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p114/11344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 29 (2016): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 114-125 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1816338860432424960 |