Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jaqueline Teodora Cardoso da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p114
Resumo: Tomando como objeto de estudo a coleção de livros didáticos Produção de Texto para o Ensino Médio, este trabalho tem como objetivo analisar o tratamento dado à produção de texto, a fim de verificar se as atividades propostas são coerentes com os pressupostos teóricos apresentados como balizadores do trabalho desenvolvido nos livros didáticos. Para isso, elegeu-se um conjunto de categorias que, conforme se buscará mostrar, estão implicadas na base teórica eleita pelas autoras. Assim, verificar-se-á se o trabalho com a escrita, proposto nessas atividades, leva, realmente, em consideração o fato de que a linguagem é um sistema de caráter interacionista em que o enunciador se constitui na relação que estabelece com o enunciatário por meio da palavra.Palavras-chave: Produção de texto. Gênero textual. Livro didático. Interação.
id PUC_MINS-7_ff2285c1ba6997c8c0fe926e4eca8af7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14372
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médioProdução de textoGênero textualLivro didáticoInteraçãoTomando como objeto de estudo a coleção de livros didáticos Produção de Texto para o Ensino Médio, este trabalho tem como objetivo analisar o tratamento dado à produção de texto, a fim de verificar se as atividades propostas são coerentes com os pressupostos teóricos apresentados como balizadores do trabalho desenvolvido nos livros didáticos. Para isso, elegeu-se um conjunto de categorias que, conforme se buscará mostrar, estão implicadas na base teórica eleita pelas autoras. Assim, verificar-se-á se o trabalho com a escrita, proposto nessas atividades, leva, realmente, em consideração o fato de que a linguagem é um sistema de caráter interacionista em que o enunciador se constitui na relação que estabelece com o enunciatário por meio da palavra.Palavras-chave: Produção de texto. Gênero textual. Livro didático. Interação.Editora PUC Minas2017-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p11410.5752/P.2358-3231.n29p114-125Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 29 (2016): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 114-1252358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p114/11344Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Jaqueline Teodora Cardoso da2019-09-16T02:45:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14372Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2019-09-16T02:45:41Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio
title Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio
spellingShingle Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio
Costa, Jaqueline Teodora Cardoso da
Produção de texto
Gênero textual
Livro didático
Interação
title_short Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio
title_full Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio
title_fullStr Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio
title_full_unstemmed Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio
title_sort Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio
author Costa, Jaqueline Teodora Cardoso da
author_facet Costa, Jaqueline Teodora Cardoso da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Jaqueline Teodora Cardoso da
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de texto
Gênero textual
Livro didático
Interação
topic Produção de texto
Gênero textual
Livro didático
Interação
description Tomando como objeto de estudo a coleção de livros didáticos Produção de Texto para o Ensino Médio, este trabalho tem como objetivo analisar o tratamento dado à produção de texto, a fim de verificar se as atividades propostas são coerentes com os pressupostos teóricos apresentados como balizadores do trabalho desenvolvido nos livros didáticos. Para isso, elegeu-se um conjunto de categorias que, conforme se buscará mostrar, estão implicadas na base teórica eleita pelas autoras. Assim, verificar-se-á se o trabalho com a escrita, proposto nessas atividades, leva, realmente, em consideração o fato de que a linguagem é um sistema de caráter interacionista em que o enunciador se constitui na relação que estabelece com o enunciatário por meio da palavra.Palavras-chave: Produção de texto. Gênero textual. Livro didático. Interação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p114
10.5752/P.2358-3231.n29p114-125
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p114
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3231.n29p114-125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p114/11344
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 29 (2016): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 114-125
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329685594079232