Portadores de texto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35713 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto de pesquisa, os diversos portadores de textos trabalhados ao longo do meu estágio curricular no primeiro semestre de 2010, bem como a sua utilização na prática diária de cinco professoras, colegas de profissão e que trabalham na mesma escola em que trabalho. A importância do uso freqüente dos portadores de textos nas salas de aula, para o desenvolvimento da escrita e da leitura, apropriando-se da sua função social, ou seja, possibilitando o letramento, foi o leme principal deste trabalho. Minhas práticas pedagógicas adotadas no primeiro ano, do Ensino Fundamental de nove anos, também foram analisadas para este momento, de forma minuciosa e reflexiva. Através dos anexos, é possível vislumbrar as evidências das inúmeras atividades realizadas com os alunos do primeiro ano, no decorrer do estágio. A metodologia para a coleta de dados ocorreu por meio de uma tabela, que foi preenchida por cinco educadoras, a qual contemplou dezesseis portadores de textos diferenciados. Com a devolução das tabelas, observei que as colegas colaboradoras, já fazem o uso de textos múltiplos semanalmente, em seus planejamentos cotidianos, com certa apropriação. Este trabalho é a confirmação de uma jornada acadêmica recheada de grandes aprendizagens e evidências transparentes. |
id |
UFRGS-2_ff4adc2509d3f16a16c0a87960eeb03f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35713 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Fernanda Beatriz Silva dosSilva, Rosimeri Aquino da2011-12-20T01:19:35Z2010http://hdl.handle.net/10183/35713000816085O presente trabalho tem como objeto de pesquisa, os diversos portadores de textos trabalhados ao longo do meu estágio curricular no primeiro semestre de 2010, bem como a sua utilização na prática diária de cinco professoras, colegas de profissão e que trabalham na mesma escola em que trabalho. A importância do uso freqüente dos portadores de textos nas salas de aula, para o desenvolvimento da escrita e da leitura, apropriando-se da sua função social, ou seja, possibilitando o letramento, foi o leme principal deste trabalho. Minhas práticas pedagógicas adotadas no primeiro ano, do Ensino Fundamental de nove anos, também foram analisadas para este momento, de forma minuciosa e reflexiva. Através dos anexos, é possível vislumbrar as evidências das inúmeras atividades realizadas com os alunos do primeiro ano, no decorrer do estágio. A metodologia para a coleta de dados ocorreu por meio de uma tabela, que foi preenchida por cinco educadoras, a qual contemplou dezesseis portadores de textos diferenciados. Com a devolução das tabelas, observei que as colegas colaboradoras, já fazem o uso de textos múltiplos semanalmente, em seus planejamentos cotidianos, com certa apropriação. Este trabalho é a confirmação de uma jornada acadêmica recheada de grandes aprendizagens e evidências transparentes.application/pdfporLivro didáticoGênero textualInteração socialConstrutivismoLetramentoPortadores de textoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoSão Leopoldo, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000816085.pdf.txt000816085.pdf.txtExtracted Texttext/plain50577http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35713/2/000816085.pdf.txtfb6186c972978f7b5e50abf55198b5ffMD52ORIGINAL000816085.pdf000816085.pdfTexto completoapplication/pdf6937535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35713/1/000816085.pdfeeb9a0050471a1201516d13cf9087430MD51THUMBNAIL000816085.pdf.jpg000816085.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35713/3/000816085.pdf.jpg514e227813a38df2d5b9f29a3fd36d9aMD5310183/357132018-10-08 09:14:45.921oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35713Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-08T12:14:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Portadores de texto |
title |
Portadores de texto |
spellingShingle |
Portadores de texto Santos, Fernanda Beatriz Silva dos Livro didático Gênero textual Interação social Construtivismo Letramento |
title_short |
Portadores de texto |
title_full |
Portadores de texto |
title_fullStr |
Portadores de texto |
title_full_unstemmed |
Portadores de texto |
title_sort |
Portadores de texto |
author |
Santos, Fernanda Beatriz Silva dos |
author_facet |
Santos, Fernanda Beatriz Silva dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Fernanda Beatriz Silva dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
contributor_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Gênero textual Interação social Construtivismo Letramento |
topic |
Livro didático Gênero textual Interação social Construtivismo Letramento |
description |
O presente trabalho tem como objeto de pesquisa, os diversos portadores de textos trabalhados ao longo do meu estágio curricular no primeiro semestre de 2010, bem como a sua utilização na prática diária de cinco professoras, colegas de profissão e que trabalham na mesma escola em que trabalho. A importância do uso freqüente dos portadores de textos nas salas de aula, para o desenvolvimento da escrita e da leitura, apropriando-se da sua função social, ou seja, possibilitando o letramento, foi o leme principal deste trabalho. Minhas práticas pedagógicas adotadas no primeiro ano, do Ensino Fundamental de nove anos, também foram analisadas para este momento, de forma minuciosa e reflexiva. Através dos anexos, é possível vislumbrar as evidências das inúmeras atividades realizadas com os alunos do primeiro ano, no decorrer do estágio. A metodologia para a coleta de dados ocorreu por meio de uma tabela, que foi preenchida por cinco educadoras, a qual contemplou dezesseis portadores de textos diferenciados. Com a devolução das tabelas, observei que as colegas colaboradoras, já fazem o uso de textos múltiplos semanalmente, em seus planejamentos cotidianos, com certa apropriação. Este trabalho é a confirmação de uma jornada acadêmica recheada de grandes aprendizagens e evidências transparentes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35713 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000816085 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35713 |
identifier_str_mv |
000816085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35713/2/000816085.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35713/1/000816085.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35713/3/000816085.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fb6186c972978f7b5e50abf55198b5ff eeb9a0050471a1201516d13cf9087430 514e227813a38df2d5b9f29a3fd36d9a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724518117933056 |