Portadores de texto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernanda Beatriz Silva dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35713
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de pesquisa, os diversos portadores de textos trabalhados ao longo do meu estágio curricular no primeiro semestre de 2010, bem como a sua utilização na prática diária de cinco professoras, colegas de profissão e que trabalham na mesma escola em que trabalho. A importância do uso freqüente dos portadores de textos nas salas de aula, para o desenvolvimento da escrita e da leitura, apropriando-se da sua função social, ou seja, possibilitando o letramento, foi o leme principal deste trabalho. Minhas práticas pedagógicas adotadas no primeiro ano, do Ensino Fundamental de nove anos, também foram analisadas para este momento, de forma minuciosa e reflexiva. Através dos anexos, é possível vislumbrar as evidências das inúmeras atividades realizadas com os alunos do primeiro ano, no decorrer do estágio. A metodologia para a coleta de dados ocorreu por meio de uma tabela, que foi preenchida por cinco educadoras, a qual contemplou dezesseis portadores de textos diferenciados. Com a devolução das tabelas, observei que as colegas colaboradoras, já fazem o uso de textos múltiplos semanalmente, em seus planejamentos cotidianos, com certa apropriação. Este trabalho é a confirmação de uma jornada acadêmica recheada de grandes aprendizagens e evidências transparentes.
id UFRGS-2_ff4adc2509d3f16a16c0a87960eeb03f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35713
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Fernanda Beatriz Silva dosSilva, Rosimeri Aquino da2011-12-20T01:19:35Z2010http://hdl.handle.net/10183/35713000816085O presente trabalho tem como objeto de pesquisa, os diversos portadores de textos trabalhados ao longo do meu estágio curricular no primeiro semestre de 2010, bem como a sua utilização na prática diária de cinco professoras, colegas de profissão e que trabalham na mesma escola em que trabalho. A importância do uso freqüente dos portadores de textos nas salas de aula, para o desenvolvimento da escrita e da leitura, apropriando-se da sua função social, ou seja, possibilitando o letramento, foi o leme principal deste trabalho. Minhas práticas pedagógicas adotadas no primeiro ano, do Ensino Fundamental de nove anos, também foram analisadas para este momento, de forma minuciosa e reflexiva. Através dos anexos, é possível vislumbrar as evidências das inúmeras atividades realizadas com os alunos do primeiro ano, no decorrer do estágio. A metodologia para a coleta de dados ocorreu por meio de uma tabela, que foi preenchida por cinco educadoras, a qual contemplou dezesseis portadores de textos diferenciados. Com a devolução das tabelas, observei que as colegas colaboradoras, já fazem o uso de textos múltiplos semanalmente, em seus planejamentos cotidianos, com certa apropriação. Este trabalho é a confirmação de uma jornada acadêmica recheada de grandes aprendizagens e evidências transparentes.application/pdfporLivro didáticoGênero textualInteração socialConstrutivismoLetramentoPortadores de textoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoSão Leopoldo, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000816085.pdf.txt000816085.pdf.txtExtracted Texttext/plain50577http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35713/2/000816085.pdf.txtfb6186c972978f7b5e50abf55198b5ffMD52ORIGINAL000816085.pdf000816085.pdfTexto completoapplication/pdf6937535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35713/1/000816085.pdfeeb9a0050471a1201516d13cf9087430MD51THUMBNAIL000816085.pdf.jpg000816085.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35713/3/000816085.pdf.jpg514e227813a38df2d5b9f29a3fd36d9aMD5310183/357132018-10-08 09:14:45.921oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35713Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-08T12:14:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Portadores de texto
title Portadores de texto
spellingShingle Portadores de texto
Santos, Fernanda Beatriz Silva dos
Livro didático
Gênero textual
Interação social
Construtivismo
Letramento
title_short Portadores de texto
title_full Portadores de texto
title_fullStr Portadores de texto
title_full_unstemmed Portadores de texto
title_sort Portadores de texto
author Santos, Fernanda Beatriz Silva dos
author_facet Santos, Fernanda Beatriz Silva dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fernanda Beatriz Silva dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
contributor_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Gênero textual
Interação social
Construtivismo
Letramento
topic Livro didático
Gênero textual
Interação social
Construtivismo
Letramento
description O presente trabalho tem como objeto de pesquisa, os diversos portadores de textos trabalhados ao longo do meu estágio curricular no primeiro semestre de 2010, bem como a sua utilização na prática diária de cinco professoras, colegas de profissão e que trabalham na mesma escola em que trabalho. A importância do uso freqüente dos portadores de textos nas salas de aula, para o desenvolvimento da escrita e da leitura, apropriando-se da sua função social, ou seja, possibilitando o letramento, foi o leme principal deste trabalho. Minhas práticas pedagógicas adotadas no primeiro ano, do Ensino Fundamental de nove anos, também foram analisadas para este momento, de forma minuciosa e reflexiva. Através dos anexos, é possível vislumbrar as evidências das inúmeras atividades realizadas com os alunos do primeiro ano, no decorrer do estágio. A metodologia para a coleta de dados ocorreu por meio de uma tabela, que foi preenchida por cinco educadoras, a qual contemplou dezesseis portadores de textos diferenciados. Com a devolução das tabelas, observei que as colegas colaboradoras, já fazem o uso de textos múltiplos semanalmente, em seus planejamentos cotidianos, com certa apropriação. Este trabalho é a confirmação de uma jornada acadêmica recheada de grandes aprendizagens e evidências transparentes.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35713
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000816085
url http://hdl.handle.net/10183/35713
identifier_str_mv 000816085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35713/2/000816085.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35713/1/000816085.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35713/3/000816085.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fb6186c972978f7b5e50abf55198b5ff
eeb9a0050471a1201516d13cf9087430
514e227813a38df2d5b9f29a3fd36d9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724518117933056