A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/P.2316-1752.2013v20n26p95 |
Resumo: | Este trabalho visa a investigar como se deu a utilização de significativaparcela do patrimônio ferroviário no Município de RibeirãoPreto, observando a influência do tratado da ComissãoBrasil-Estados Unidos sobre o cenário ferroviário brasileiro e osimpactos dessas mudanças no cenário local. Investiga-se comose deu a transferência das operações dos ramais existentesem Ribeirão Preto para outras áreas do Município, onde foramconstruídas novas linhas ferroviárias, justamente no período emque se estuda e se argumenta não haver investimentos nessemodal. Observa-se o interesse do Poder Público municipal nautilização dos espaços ferroviários para a consolidação de viasno Município, principalmente no período entre 1961 (ano detransferência das operações da Cia. Mogiana para nova área doMunicípio) até 1979, ano de compra, pelo Poder Público municipal,dessas áreas da Cia. Mogiana, que deixaram de operar. |
id |
PUC_MINS-8_f477a01cdcdcc8d8de97ed1f902dfc2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6645 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-8 |
network_name_str |
Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95Patrimônio público. Planejamento urbano.FerroviasEste trabalho visa a investigar como se deu a utilização de significativaparcela do patrimônio ferroviário no Município de RibeirãoPreto, observando a influência do tratado da ComissãoBrasil-Estados Unidos sobre o cenário ferroviário brasileiro e osimpactos dessas mudanças no cenário local. Investiga-se comose deu a transferência das operações dos ramais existentesem Ribeirão Preto para outras áreas do Município, onde foramconstruídas novas linhas ferroviárias, justamente no período emque se estuda e se argumenta não haver investimentos nessemodal. Observa-se o interesse do Poder Público municipal nautilização dos espaços ferroviários para a consolidação de viasno Município, principalmente no período entre 1961 (ano detransferência das operações da Cia. Mogiana para nova área doMunicípio) até 1979, ano de compra, pelo Poder Público municipal,dessas áreas da Cia. Mogiana, que deixaram de operar.Editora PUC Minas2014-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/P.2316-1752.2013v20n26p9510.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95Cadernos de Arquitetura e Urbanismo; v. 20 n. 26 (2013): Cadernos de Arquitetura e Urbanismo; 952316-17521413-2095reponame:Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/P.2316-1752.2013v20n26p95/6073Zamboni, Débora PradoFalcoski, Luiz Antônio NigroCastro, Carolina Maria Pozzi deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-04T16:48:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6645Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/oaiwaleskacamposrabelo@gmail.com||waleskacamposrabelo@gmail.com2316-17521413-2095opendoar:2024-09-04T16:48:32Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95 |
title |
A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95 |
spellingShingle |
A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95 Zamboni, Débora Prado Patrimônio público. Planejamento urbano.Ferrovias |
title_short |
A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95 |
title_full |
A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95 |
title_fullStr |
A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95 |
title_full_unstemmed |
A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95 |
title_sort |
A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95 |
author |
Zamboni, Débora Prado |
author_facet |
Zamboni, Débora Prado Falcoski, Luiz Antônio Nigro Castro, Carolina Maria Pozzi de |
author_role |
author |
author2 |
Falcoski, Luiz Antônio Nigro Castro, Carolina Maria Pozzi de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zamboni, Débora Prado Falcoski, Luiz Antônio Nigro Castro, Carolina Maria Pozzi de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrimônio público. Planejamento urbano.Ferrovias |
topic |
Patrimônio público. Planejamento urbano.Ferrovias |
description |
Este trabalho visa a investigar como se deu a utilização de significativaparcela do patrimônio ferroviário no Município de RibeirãoPreto, observando a influência do tratado da ComissãoBrasil-Estados Unidos sobre o cenário ferroviário brasileiro e osimpactos dessas mudanças no cenário local. Investiga-se comose deu a transferência das operações dos ramais existentesem Ribeirão Preto para outras áreas do Município, onde foramconstruídas novas linhas ferroviárias, justamente no período emque se estuda e se argumenta não haver investimentos nessemodal. Observa-se o interesse do Poder Público municipal nautilização dos espaços ferroviários para a consolidação de viasno Município, principalmente no período entre 1961 (ano detransferência das operações da Cia. Mogiana para nova área doMunicípio) até 1979, ano de compra, pelo Poder Público municipal,dessas áreas da Cia. Mogiana, que deixaram de operar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/P.2316-1752.2013v20n26p95 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/P.2316-1752.2013v20n26p95 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/P.2316-1752.2013v20n26p95/6073 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Arquitetura e Urbanismo; v. 20 n. 26 (2013): Cadernos de Arquitetura e Urbanismo; 95 2316-1752 1413-2095 reponame:Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online) |
collection |
Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
waleskacamposrabelo@gmail.com||waleskacamposrabelo@gmail.com |
_version_ |
1809307909488640000 |