A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamboni, Débora Prado
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Falcoski, Luiz Antônio Nigro, Castro, Carolina Maria Pozzi de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/P.2316-1752.2013v20n26p95
Resumo: Este trabalho visa a investigar como se deu a utilização de significativaparcela do patrimônio ferroviário no Município de RibeirãoPreto, observando a influência do tratado da ComissãoBrasil-Estados Unidos sobre o cenário ferroviário brasileiro e osimpactos dessas mudanças no cenário local. Investiga-se comose deu a transferência das operações dos ramais existentesem Ribeirão Preto para outras áreas do Município, onde foramconstruídas novas linhas ferroviárias, justamente no período emque se estuda e se argumenta não haver investimentos nessemodal. Observa-se o interesse do Poder Público municipal nautilização dos espaços ferroviários para a consolidação de viasno Município, principalmente no período entre 1961 (ano detransferência das operações da Cia. Mogiana para nova área doMunicípio) até 1979, ano de compra, pelo Poder Público municipal,dessas áreas da Cia. Mogiana, que deixaram de operar.
id PUC_MINS-8_f477a01cdcdcc8d8de97ed1f902dfc2e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6645
network_acronym_str PUC_MINS-8
network_name_str Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online)
repository_id_str
spelling A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95Patrimônio público. Planejamento urbano.FerroviasEste trabalho visa a investigar como se deu a utilização de significativaparcela do patrimônio ferroviário no Município de RibeirãoPreto, observando a influência do tratado da ComissãoBrasil-Estados Unidos sobre o cenário ferroviário brasileiro e osimpactos dessas mudanças no cenário local. Investiga-se comose deu a transferência das operações dos ramais existentesem Ribeirão Preto para outras áreas do Município, onde foramconstruídas novas linhas ferroviárias, justamente no período emque se estuda e se argumenta não haver investimentos nessemodal. Observa-se o interesse do Poder Público municipal nautilização dos espaços ferroviários para a consolidação de viasno Município, principalmente no período entre 1961 (ano detransferência das operações da Cia. Mogiana para nova área doMunicípio) até 1979, ano de compra, pelo Poder Público municipal,dessas áreas da Cia. Mogiana, que deixaram de operar.Editora PUC Minas2014-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/P.2316-1752.2013v20n26p9510.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95Cadernos de Arquitetura e Urbanismo; v. 20 n. 26 (2013): Cadernos de Arquitetura e Urbanismo; 952316-17521413-2095reponame:Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/P.2316-1752.2013v20n26p95/6073Zamboni, Débora PradoFalcoski, Luiz Antônio NigroCastro, Carolina Maria Pozzi deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-04T16:48:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6645Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/oaiwaleskacamposrabelo@gmail.com||waleskacamposrabelo@gmail.com2316-17521413-2095opendoar:2024-09-04T16:48:32Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95
title A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95
spellingShingle A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95
Zamboni, Débora Prado
Patrimônio público. Planejamento urbano.Ferrovias
title_short A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95
title_full A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95
title_fullStr A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95
title_full_unstemmed A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95
title_sort A rede ferroviária enquanto patrimônio público e a organização espacial urbana em Ribeirão Preto (1947-1998): deixando o “espaço livre” - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95
author Zamboni, Débora Prado
author_facet Zamboni, Débora Prado
Falcoski, Luiz Antônio Nigro
Castro, Carolina Maria Pozzi de
author_role author
author2 Falcoski, Luiz Antônio Nigro
Castro, Carolina Maria Pozzi de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zamboni, Débora Prado
Falcoski, Luiz Antônio Nigro
Castro, Carolina Maria Pozzi de
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio público. Planejamento urbano.Ferrovias
topic Patrimônio público. Planejamento urbano.Ferrovias
description Este trabalho visa a investigar como se deu a utilização de significativaparcela do patrimônio ferroviário no Município de RibeirãoPreto, observando a influência do tratado da ComissãoBrasil-Estados Unidos sobre o cenário ferroviário brasileiro e osimpactos dessas mudanças no cenário local. Investiga-se comose deu a transferência das operações dos ramais existentesem Ribeirão Preto para outras áreas do Município, onde foramconstruídas novas linhas ferroviárias, justamente no período emque se estuda e se argumenta não haver investimentos nessemodal. Observa-se o interesse do Poder Público municipal nautilização dos espaços ferroviários para a consolidação de viasno Município, principalmente no período entre 1961 (ano detransferência das operações da Cia. Mogiana para nova área doMunicípio) até 1979, ano de compra, pelo Poder Público municipal,dessas áreas da Cia. Mogiana, que deixaram de operar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/P.2316-1752.2013v20n26p95
10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/P.2316-1752.2013v20n26p95
identifier_str_mv 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p95
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/P.2316-1752.2013v20n26p95/6073
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Arquitetura e Urbanismo; v. 20 n. 26 (2013): Cadernos de Arquitetura e Urbanismo; 95
2316-1752
1413-2095
reponame:Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online)
collection Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv waleskacamposrabelo@gmail.com||waleskacamposrabelo@gmail.com
_version_ 1809307909488640000