Belo Horizonte: tempo, espaço e memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estanislau, Lídia Avelar
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1674
Resumo: A memória social e o patrimônio cultural tornaram-se, a partir da Constituição Federal de 1988, um serviço público municipal que em Belo Horizonte adquiriu visibilidade através da ação do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município. Do ponto de vista institucional, os critérios foram constitucionalmente ampliados para recolher as marcas que os diferentes grupos imprimem no território que ocupam. Não se trata mais de cuidar apenas deste ou daquele monumento, nem deste ou daquele bem cultural excepcional. Trata-se de uma ação voltada para a qualidade da vida urbana em seu cotidiano. Tempo, espaço e memória tecidos em relações que se materializam na família, no trabalho, na devoção e na diversão. O patrimônio cultural enquanto memória vai do mais simples ao mais complexo artefato humano, da paisagem natural à paisagem construída: geografia tornada história.
id PUC_MINS-9_2eb15fdae4497216e389b7b08e51ab03
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1674
network_acronym_str PUC_MINS-9
network_name_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Belo Horizonte: tempo, espaço e memóriaA memória social e o patrimônio cultural tornaram-se, a partir da Constituição Federal de 1988, um serviço público municipal que em Belo Horizonte adquiriu visibilidade através da ação do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município. Do ponto de vista institucional, os critérios foram constitucionalmente ampliados para recolher as marcas que os diferentes grupos imprimem no território que ocupam. Não se trata mais de cuidar apenas deste ou daquele monumento, nem deste ou daquele bem cultural excepcional. Trata-se de uma ação voltada para a qualidade da vida urbana em seu cotidiano. Tempo, espaço e memória tecidos em relações que se materializam na família, no trabalho, na devoção e na diversão. O patrimônio cultural enquanto memória vai do mais simples ao mais complexo artefato humano, da paisagem natural à paisagem construída: geografia tornada história.Editora PUC Minas1997-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistória Materialapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1674Cadernos de História; v. 2 n. 3 (1997); 25-282237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1674/1778Estanislau, Lídia Avelarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-07T18:57:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1674Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2018-06-07T18:57:46Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Belo Horizonte: tempo, espaço e memória
title Belo Horizonte: tempo, espaço e memória
spellingShingle Belo Horizonte: tempo, espaço e memória
Estanislau, Lídia Avelar
title_short Belo Horizonte: tempo, espaço e memória
title_full Belo Horizonte: tempo, espaço e memória
title_fullStr Belo Horizonte: tempo, espaço e memória
title_full_unstemmed Belo Horizonte: tempo, espaço e memória
title_sort Belo Horizonte: tempo, espaço e memória
author Estanislau, Lídia Avelar
author_facet Estanislau, Lídia Avelar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estanislau, Lídia Avelar
description A memória social e o patrimônio cultural tornaram-se, a partir da Constituição Federal de 1988, um serviço público municipal que em Belo Horizonte adquiriu visibilidade através da ação do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município. Do ponto de vista institucional, os critérios foram constitucionalmente ampliados para recolher as marcas que os diferentes grupos imprimem no território que ocupam. Não se trata mais de cuidar apenas deste ou daquele monumento, nem deste ou daquele bem cultural excepcional. Trata-se de uma ação voltada para a qualidade da vida urbana em seu cotidiano. Tempo, espaço e memória tecidos em relações que se materializam na família, no trabalho, na devoção e na diversão. O patrimônio cultural enquanto memória vai do mais simples ao mais complexo artefato humano, da paisagem natural à paisagem construída: geografia tornada história.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
História Material
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1674
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1674/1778
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de História; v. 2 n. 3 (1997); 25-28
2237-8871
1679-5636
reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
collection Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br
_version_ 1798321096449064960