A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil” - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p25

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Amilcar Araujo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p25
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar alguns aspectos da história do movimento social negro no Brasil, que nos permitam observar como temas relacionados à importância da “educação” e da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil” foram importantes para o próprio processo de constituição deste movimento social e para a criação da Lei 10.639 de 2003, que tornou obrigatório o ensino de História e cultura afro-brasileira nas escolas de todo o país. Este artigo tem como base duas pesquisas complementares: a pesquisa sobre a história do movimento negro no Brasil, que resultou em minha tese de doutorado intitulada O mundo negro: a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil (1970-1995), defendida em 2010, no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), e a pesquisa intitulada “História e cultura afro-brasileiras nos currículos e nas salas de aula: até onde vai a Lei 10.639/03 no estado do Rio de Janeiro?”, por mim coordenada a partir de outubro de 2010, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  AbstractThe aim of this paper is to present some aspects of the history of the black social movement in Brazil that allow us to observe how issues related to the importance of  “education” and the struggle for the “reevaluation of the role of black people in Brazil’s history” were important to the constitutional process of this social movement and to the creation of the Law 10.639/03, which has turned mandatory teaching Afro-Brazilian History and Culture in Brazil’s schools. This article is based on two complementary research: a research on the history of the black movement in Brazil, which resulted in my doctoral dissertation entitled “O mundo negro”: a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil (1970-1995), defended in 2010 in the Graduate Program in History of UFF, and a research project entitled “African-Brazilian’s History and Culture into the curriculum and classrooms: how far does Law 10.639/03 in the state of Rio de Janeiro go?”, developed by me from October 2010 at the Education Department of UFRJ.
id PUC_MINS-9_2ebdba4ea77d04d23ea519ed2d2c7baf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3369
network_acronym_str PUC_MINS-9
network_name_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil” - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p25Ensino de HistóriaHistória e cultura afro-brasileiraEducaçãoMovimento negro.O objetivo deste artigo é apresentar alguns aspectos da história do movimento social negro no Brasil, que nos permitam observar como temas relacionados à importância da “educação” e da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil” foram importantes para o próprio processo de constituição deste movimento social e para a criação da Lei 10.639 de 2003, que tornou obrigatório o ensino de História e cultura afro-brasileira nas escolas de todo o país. Este artigo tem como base duas pesquisas complementares: a pesquisa sobre a história do movimento negro no Brasil, que resultou em minha tese de doutorado intitulada O mundo negro: a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil (1970-1995), defendida em 2010, no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), e a pesquisa intitulada “História e cultura afro-brasileiras nos currículos e nas salas de aula: até onde vai a Lei 10.639/03 no estado do Rio de Janeiro?”, por mim coordenada a partir de outubro de 2010, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  AbstractThe aim of this paper is to present some aspects of the history of the black social movement in Brazil that allow us to observe how issues related to the importance of  “education” and the struggle for the “reevaluation of the role of black people in Brazil’s history” were important to the constitutional process of this social movement and to the creation of the Law 10.639/03, which has turned mandatory teaching Afro-Brazilian History and Culture in Brazil’s schools. This article is based on two complementary research: a research on the history of the black movement in Brazil, which resulted in my doctoral dissertation entitled “O mundo negro”: a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil (1970-1995), defended in 2010 in the Graduate Program in History of UFF, and a research project entitled “African-Brazilian’s History and Culture into the curriculum and classrooms: how far does Law 10.639/03 in the state of Rio de Janeiro go?”, developed by me from October 2010 at the Education Department of UFRJ.Editora PUC Minas2011-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p2510.5752/P.2237-8871.2011v12n17p25Cadernos de História; v. 12 n. 17 (2011): Dossiê Ensino de História; 25-452237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p25/3725Pereira, Amilcar Araujoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-07T17:15:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3369Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2018-06-07T17:15:23Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil” - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p25
title A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil” - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p25
spellingShingle A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil” - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p25
Pereira, Amilcar Araujo
Ensino de História
História e cultura afro-brasileira
Educação
Movimento negro.
title_short A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil” - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p25
title_full A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil” - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p25
title_fullStr A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil” - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p25
title_full_unstemmed A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil” - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p25
title_sort A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil” - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p25
author Pereira, Amilcar Araujo
author_facet Pereira, Amilcar Araujo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Amilcar Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
História e cultura afro-brasileira
Educação
Movimento negro.
topic Ensino de História
História e cultura afro-brasileira
Educação
Movimento negro.
description O objetivo deste artigo é apresentar alguns aspectos da história do movimento social negro no Brasil, que nos permitam observar como temas relacionados à importância da “educação” e da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil” foram importantes para o próprio processo de constituição deste movimento social e para a criação da Lei 10.639 de 2003, que tornou obrigatório o ensino de História e cultura afro-brasileira nas escolas de todo o país. Este artigo tem como base duas pesquisas complementares: a pesquisa sobre a história do movimento negro no Brasil, que resultou em minha tese de doutorado intitulada O mundo negro: a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil (1970-1995), defendida em 2010, no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), e a pesquisa intitulada “História e cultura afro-brasileiras nos currículos e nas salas de aula: até onde vai a Lei 10.639/03 no estado do Rio de Janeiro?”, por mim coordenada a partir de outubro de 2010, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  AbstractThe aim of this paper is to present some aspects of the history of the black social movement in Brazil that allow us to observe how issues related to the importance of  “education” and the struggle for the “reevaluation of the role of black people in Brazil’s history” were important to the constitutional process of this social movement and to the creation of the Law 10.639/03, which has turned mandatory teaching Afro-Brazilian History and Culture in Brazil’s schools. This article is based on two complementary research: a research on the history of the black movement in Brazil, which resulted in my doctoral dissertation entitled “O mundo negro”: a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil (1970-1995), defended in 2010 in the Graduate Program in History of UFF, and a research project entitled “African-Brazilian’s History and Culture into the curriculum and classrooms: how far does Law 10.639/03 in the state of Rio de Janeiro go?”, developed by me from October 2010 at the Education Department of UFRJ.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p25
10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p25
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p25
identifier_str_mv 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p25/3725
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de História; v. 12 n. 17 (2011): Dossiê Ensino de História; 25-45
2237-8871
1679-5636
reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
collection Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br
_version_ 1798321096883175424