Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marco Antônio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p111
Resumo: Esse artigo discutirá as demandas crescentes pelo desenvolvimento dos níveis de leitura e letramento dos estudantes brasileiros, nas séries finais do Ensino Fundamental, nos últimos anos. Demonstrará que professores das séries finais do Ensino Fundamental e de todas as áreas do currículo vêm sendo desafiados a desenvolver um trabalho com o ensino da leitura, para proporcionar, ao conjunto das crianças brasileiras, o domínio da linguagem culta. Abordará as formas como esses conceitos estão embutidos nas avaliações sistêmicas da educação, nos documentos oficiais que parametrizam o ensino brasileiro e na produção acadêmica. Por fim, fará uma abordagem sobre os conceitos de leitura e letramento em História. Abstract The aim of this article is to discuss the increasing demands for the development of reading and literacy levels of Brazilian students' final grades of elementary school in recent years. It will demonstrate that the teachers of the last grades of elementary school and all areas of the curriculum are being challenged to develop a work with the teaching of reading in order to give Brazilian children the mastery of their standard mother tongue. It will also address the ways in which these concepts are embedded in the systemic assessments of education, in the official documents that set the parameters of the Brazilian education and academic research. Finally, it will give an overview on the concepts of reading and literacy in History.
id PUC_MINS-9_f2d02837928c21e8f30e92148bffb164
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3802
network_acronym_str PUC_MINS-9
network_name_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111Ensino de HistóriaLeitura em HistóriaLetramento em História.Esse artigo discutirá as demandas crescentes pelo desenvolvimento dos níveis de leitura e letramento dos estudantes brasileiros, nas séries finais do Ensino Fundamental, nos últimos anos. Demonstrará que professores das séries finais do Ensino Fundamental e de todas as áreas do currículo vêm sendo desafiados a desenvolver um trabalho com o ensino da leitura, para proporcionar, ao conjunto das crianças brasileiras, o domínio da linguagem culta. Abordará as formas como esses conceitos estão embutidos nas avaliações sistêmicas da educação, nos documentos oficiais que parametrizam o ensino brasileiro e na produção acadêmica. Por fim, fará uma abordagem sobre os conceitos de leitura e letramento em História. Abstract The aim of this article is to discuss the increasing demands for the development of reading and literacy levels of Brazilian students' final grades of elementary school in recent years. It will demonstrate that the teachers of the last grades of elementary school and all areas of the curriculum are being challenged to develop a work with the teaching of reading in order to give Brazilian children the mastery of their standard mother tongue. It will also address the ways in which these concepts are embedded in the systemic assessments of education, in the official documents that set the parameters of the Brazilian education and academic research. Finally, it will give an overview on the concepts of reading and literacy in History.Editora PUC Minas2011-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistória Socialapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p11110.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111Cadernos de História; v. 12 n. 17 (2011): Dossiê Ensino de História; 111-1302237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p111/4132Silva, Marco Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-07T17:16:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3802Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2018-06-07T17:16:57Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111
title Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111
spellingShingle Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111
Silva, Marco Antônio
Ensino de História
Leitura em História
Letramento em História.
title_short Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111
title_full Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111
title_fullStr Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111
title_full_unstemmed Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111
title_sort Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111
author Silva, Marco Antônio
author_facet Silva, Marco Antônio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marco Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Leitura em História
Letramento em História.
topic Ensino de História
Leitura em História
Letramento em História.
description Esse artigo discutirá as demandas crescentes pelo desenvolvimento dos níveis de leitura e letramento dos estudantes brasileiros, nas séries finais do Ensino Fundamental, nos últimos anos. Demonstrará que professores das séries finais do Ensino Fundamental e de todas as áreas do currículo vêm sendo desafiados a desenvolver um trabalho com o ensino da leitura, para proporcionar, ao conjunto das crianças brasileiras, o domínio da linguagem culta. Abordará as formas como esses conceitos estão embutidos nas avaliações sistêmicas da educação, nos documentos oficiais que parametrizam o ensino brasileiro e na produção acadêmica. Por fim, fará uma abordagem sobre os conceitos de leitura e letramento em História. Abstract The aim of this article is to discuss the increasing demands for the development of reading and literacy levels of Brazilian students' final grades of elementary school in recent years. It will demonstrate that the teachers of the last grades of elementary school and all areas of the curriculum are being challenged to develop a work with the teaching of reading in order to give Brazilian children the mastery of their standard mother tongue. It will also address the ways in which these concepts are embedded in the systemic assessments of education, in the official documents that set the parameters of the Brazilian education and academic research. Finally, it will give an overview on the concepts of reading and literacy in History.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
História Social
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p111
10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p111
identifier_str_mv 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p111/4132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de História; v. 12 n. 17 (2011): Dossiê Ensino de História; 111-130
2237-8871
1679-5636
reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
collection Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br
_version_ 1798321097186213888