Itinerários de Minas: representação espacial e visão corográfica na obra de Raimundo José da Cunha Matos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Pérola Maria Goldfeder e
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2016v17n27p311
Resumo: Este artigo trata das representações espaciais do Império brasileiro feitas sob a perspectiva do olhar corográfico. Por meio da análise de algumas obras de Raimundo José da Cunha Matos, militar expedicionário que descreveu as paisagens de Minas Gerais entre os anos 1830 e 1850, buscamos analisar como diferentes transformações no mosaico imperial influíram na maneira de se enxergar o território e distinguir suas partes. Ao final dessa exposição, a ideia principal que se esboça é a de que conhecimento sobre o território é, indissociavelmente, produção dele mesmo.
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spelling Itinerários de Minas: representação espacial e visão corográfica na obra de Raimundo José da Cunha MatosMinas’ guidebooks: spacial representation and chorographical view in Raimundo José da Cunha Matos’ workSpacial representation. Chorographical perspective. Imperial politics.Representação espacial. Olhar corográfico. Política imperial.Este artigo trata das representações espaciais do Império brasileiro feitas sob a perspectiva do olhar corográfico. Por meio da análise de algumas obras de Raimundo José da Cunha Matos, militar expedicionário que descreveu as paisagens de Minas Gerais entre os anos 1830 e 1850, buscamos analisar como diferentes transformações no mosaico imperial influíram na maneira de se enxergar o território e distinguir suas partes. Ao final dessa exposição, a ideia principal que se esboça é a de que conhecimento sobre o território é, indissociavelmente, produção dele mesmo.This paper is about spacial representations of the Brazilian Empire under chorographical perspective. In analysing some writings attributed to Raimundo José da Cunha Matos, a expeditionary soldier who describes Minas Gerais’ landscape between 1830 and 1850 decades, we aim understand how the transformations in brazilian imperial mosaic had affected the ways of recognizing territory and their parts. At least, the main idea exposes that knowing the territories is inseparably producting then.Editora PUC Minas2016-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistória Culturalapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2016v17n27p31110.5752/P.2237-8871.2016v17n27p311Cadernos de História; v. 17 n. 27 (2016): Temática Livre; 311-3262237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2016v17n27p311/10441Copyright (c) 2016 Cadernos de Históriahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Pérola Maria Goldfeder e2021-03-28T18:01:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11387Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2021-03-28T18:01:37Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
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