Minas do sul : visão corográfica e política regional no século XIX.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Pérola Maria Goldfeder e
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2430
Resumo: No Brasil, o processo de independência política, ocorrido na primeira metade do século XIX, expandiu a noção de espaço entre as elites provinciais, alterando nelas a maneira de ver o mundo e de nele se posicionarem politicamente. Nesse sentido, o propósito mais amplo dessa dissertação é compreender o fenômeno do regionalismo sul-mineiro por meio da consideração de questões relativas a visão corográfica, identidades regionais, projetos políticos e representações espaciais. Primeiramente, analisamos o processo de construção do Estado nacional brasileiro sob a perspectiva de conservação de seu maior atributo: a unidade. Para isso, tratamos dos fundamentos da visão corográfica a partir da análise de obras fundamentais para a representação do territorio nacional. Ademais, presumimos que as corografias do século XIX desenvolveram-se de acordo com um paradigma de representação compósito: a erudição, representada pelas pesquisas arquivísticas e bibliográficas, e a empiria, resultado de viagens, expedições científicas, além de técnicas de reconhecimento e gestão do espaço. Em seguida, partimos da premissa da totalidade de Minas como desafio corográfico-administrativo para observarmos como os políticos e intelectuais do Oitocentos lidaram com a representação de três características básicas do território mineiro: extensão, centralidade e diversidade. Enquanto, no plano corográfico, o enfoque municipal mostrava-se uma alternativa para o problema, no plano parlamentar, eram discutidos projetos de divisão da província mineira e provincialização de sua região sul. Por fim, contemplamos a imagem de Minas do Sul pelo prisma da elite política e intelectual campanhense, analisando periódicos cujos programas se pautavam pelos projetos de criação dessa nova província. Nossa hipótese é a de que essa idéia originou-se de uma tradição geopolítica da municipalidade campanhense, tradição essa que balizou as relações de Campanha com outras cidades do sul de Minas, determinando, em nível regional, o apoio ou a oposição ao projeto de criação da província de Minas do Sul.
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Ademais, presumimos que as corografias do século XIX desenvolveram-se de acordo com um paradigma de representação compósito: a erudição, representada pelas pesquisas arquivísticas e bibliográficas, e a empiria, resultado de viagens, expedições científicas, além de técnicas de reconhecimento e gestão do espaço. Em seguida, partimos da premissa da totalidade de Minas como desafio corográfico-administrativo para observarmos como os políticos e intelectuais do Oitocentos lidaram com a representação de três características básicas do território mineiro: extensão, centralidade e diversidade. Enquanto, no plano corográfico, o enfoque municipal mostrava-se uma alternativa para o problema, no plano parlamentar, eram discutidos projetos de divisão da província mineira e provincialização de sua região sul. Por fim, contemplamos a imagem de Minas do Sul pelo prisma da elite política e intelectual campanhense, analisando periódicos cujos programas se pautavam pelos projetos de criação dessa nova província. Nossa hipótese é a de que essa idéia originou-se de uma tradição geopolítica da municipalidade campanhense, tradição essa que balizou as relações de Campanha com outras cidades do sul de Minas, determinando, em nível regional, o apoio ou a oposição ao projeto de criação da província de Minas do Sul.In Brazil, the political independency process that occurred in the first part of the 19th Century expanded the spatial notion between de provincial elites, changing the view of the world and their position about politics. In this opportunity, this essay‘s biggest purpose is to understand the phenomenon of regionalism in the South of Minas Gerais, considering in that questions about the chorographic vision, regional identities, political projects and spatial representations. First, we analyzed the building process of a Brazilian State under the perspective of their biggest attribute conservation: the unity. For that, we treated the fundamentals of chorographic vision analyzing the most important works of representing the national territory. Moreover, we presume that the 19th Century chorographies were developed according the composite of representation paradigm: the erudition, represented by the archival researches and the empirics, resulted from travels, scientific expeditions, beyond recognizing techniques and the spatial management. Then we set from the premise of the totality of Minas as a chorographic-administrative challenge to observe how the politics and the intellectuals from the Eighteenth are dealt with the three basic characteristics of de Minas territory: extension, centrality and diversity. While, in the chorographic plan, the municipal focus showed itself as an alternative to the problem, in the parliamentary plan were discussed projects of the Minas province division, and the south provincializing. Lastly, we contemplated the image of Minas do Sul through the prism of the political and intellectual elite from Campanha, analyzing journals whose programs were guided by this new province‘s creation projects. Our hypothesis is that this idea had origin from a geopolitical tradition from de Campanha‘s municipality, that given base the Campanha‘s relationship with other cities in the South of Minas Gerais, determining, in regional level, the supporting or the opposition in creating the Minas do Sul province.Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Andrade, Francisco Eduardo deCastro, Pérola Maria Goldfeder e2013-03-05T19:52:39Z2013-03-05T19:52:39Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCASTRO, P. M. G. e. Minas do sul : visão corográfica e política regional no século XIX. 2012. 277 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2012.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2430porreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-20T18:21:44Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/2430Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-03-20T18:21:44Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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