O Indígena pelo olhar de Gonçalves Dias: uma representação multifacetada nas obras "Primeiros Cantos" e "Segundos Cantos"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Eduardo Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Raimundo Lima dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/24771
Resumo: O presente artigo visa realizar uma análise histórica das obras “Primeiros Cantos” e “Segundos Cantos” do poeta maranhense Gonçalves Dias, estabelecendo um diálogo entre história e literatura, de modo a compreender seu olhar sobre o indígena, figura capital em sua poética. A análise dos poemas adota a teoria das representações de Roger Chartier, buscando apreender a complexa trama entre condições socioculturais de produção, a vida do poeta, a emergência do romantismo e as políticas indigenistas do século XIX. Nesse sentido, foi possível desvelar o retrato do indígena como um símbolo de força do império brasileiro, recém independente, bem como instrumento de crítica do projeto estatal de assimilação das populações indígenas enquanto cidadãos, o que permitiu oferecer um contraponto a certas interpretações da crítica literária que descartam a historicidade dos textos. Demonstra-se, além disso, os interesses do literato na sua busca por reconhecimento no campo da literatura nacional, o que lhe impeliu certas decisões durante a construção poética. Por último, perscruta-se, brevemente, a literatura contemporânea e posterior ao escritor, expondo a perenidade da sua concepção do indígena.
id PUC_MINS-9_9e25e56f5d1402cbe47710533202759f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24771
network_acronym_str PUC_MINS-9
network_name_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O Indígena pelo olhar de Gonçalves Dias: uma representação multifacetada nas obras "Primeiros Cantos" e "Segundos Cantos"Gonçalves DiasIndígenaRepresentaçãoHistóriaLiteraturaO presente artigo visa realizar uma análise histórica das obras “Primeiros Cantos” e “Segundos Cantos” do poeta maranhense Gonçalves Dias, estabelecendo um diálogo entre história e literatura, de modo a compreender seu olhar sobre o indígena, figura capital em sua poética. A análise dos poemas adota a teoria das representações de Roger Chartier, buscando apreender a complexa trama entre condições socioculturais de produção, a vida do poeta, a emergência do romantismo e as políticas indigenistas do século XIX. Nesse sentido, foi possível desvelar o retrato do indígena como um símbolo de força do império brasileiro, recém independente, bem como instrumento de crítica do projeto estatal de assimilação das populações indígenas enquanto cidadãos, o que permitiu oferecer um contraponto a certas interpretações da crítica literária que descartam a historicidade dos textos. Demonstra-se, além disso, os interesses do literato na sua busca por reconhecimento no campo da literatura nacional, o que lhe impeliu certas decisões durante a construção poética. Por último, perscruta-se, brevemente, a literatura contemporânea e posterior ao escritor, expondo a perenidade da sua concepção do indígena.Editora PUC Minas2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2477110.5752/P.2237-8871.2021v22n36p146-161Cadernos de História; v. 22 n. 36 (2021): Temática Livre; 146-1612237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/24771/18247Copyright (c) 2021 Cadernos de Históriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Eduardo OliveiraSantos, Raimundo Lima dos2021-07-01T10:53:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24771Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2021-07-01T10:53:38Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O Indígena pelo olhar de Gonçalves Dias: uma representação multifacetada nas obras "Primeiros Cantos" e "Segundos Cantos"
title O Indígena pelo olhar de Gonçalves Dias: uma representação multifacetada nas obras "Primeiros Cantos" e "Segundos Cantos"
spellingShingle O Indígena pelo olhar de Gonçalves Dias: uma representação multifacetada nas obras "Primeiros Cantos" e "Segundos Cantos"
Melo, Eduardo Oliveira
Gonçalves Dias
Indígena
Representação
História
Literatura
title_short O Indígena pelo olhar de Gonçalves Dias: uma representação multifacetada nas obras "Primeiros Cantos" e "Segundos Cantos"
title_full O Indígena pelo olhar de Gonçalves Dias: uma representação multifacetada nas obras "Primeiros Cantos" e "Segundos Cantos"
title_fullStr O Indígena pelo olhar de Gonçalves Dias: uma representação multifacetada nas obras "Primeiros Cantos" e "Segundos Cantos"
title_full_unstemmed O Indígena pelo olhar de Gonçalves Dias: uma representação multifacetada nas obras "Primeiros Cantos" e "Segundos Cantos"
title_sort O Indígena pelo olhar de Gonçalves Dias: uma representação multifacetada nas obras "Primeiros Cantos" e "Segundos Cantos"
author Melo, Eduardo Oliveira
author_facet Melo, Eduardo Oliveira
Santos, Raimundo Lima dos
author_role author
author2 Santos, Raimundo Lima dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Eduardo Oliveira
Santos, Raimundo Lima dos
dc.subject.por.fl_str_mv Gonçalves Dias
Indígena
Representação
História
Literatura
topic Gonçalves Dias
Indígena
Representação
História
Literatura
description O presente artigo visa realizar uma análise histórica das obras “Primeiros Cantos” e “Segundos Cantos” do poeta maranhense Gonçalves Dias, estabelecendo um diálogo entre história e literatura, de modo a compreender seu olhar sobre o indígena, figura capital em sua poética. A análise dos poemas adota a teoria das representações de Roger Chartier, buscando apreender a complexa trama entre condições socioculturais de produção, a vida do poeta, a emergência do romantismo e as políticas indigenistas do século XIX. Nesse sentido, foi possível desvelar o retrato do indígena como um símbolo de força do império brasileiro, recém independente, bem como instrumento de crítica do projeto estatal de assimilação das populações indígenas enquanto cidadãos, o que permitiu oferecer um contraponto a certas interpretações da crítica literária que descartam a historicidade dos textos. Demonstra-se, além disso, os interesses do literato na sua busca por reconhecimento no campo da literatura nacional, o que lhe impeliu certas decisões durante a construção poética. Por último, perscruta-se, brevemente, a literatura contemporânea e posterior ao escritor, expondo a perenidade da sua concepção do indígena.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/24771
10.5752/P.2237-8871.2021v22n36p146-161
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/24771
identifier_str_mv 10.5752/P.2237-8871.2021v22n36p146-161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/24771/18247
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de História
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de História
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de História; v. 22 n. 36 (2021): Temática Livre; 146-161
2237-8871
1679-5636
reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
collection Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br
_version_ 1798321098060726272