Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Leonardo Meirelles
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n19p53
Resumo: O presente artigo apresenta um relato sobre a breve estada do pintor francês Nicolas-Antoine Taunay, membro da Missão Artística Francesa, que desembarcou no Rio de Janeiro de 1816, e cujo intuito era o de trazer e fazer cultivar, no Rio de Janeiro, a refinada arte europeia, assim como era o de embelezar e urbanizar a cidade. Neste trabalho, são descritas as circunstâncias de sua chegada, o seu papel como pintor da Coroa, o seu trabalho no Brasil, as dificuldades e os acertos do pintor francês, que retratou a Baia do Rio de Janeiro (atual Guanabara).  Aqui, buscamos levantar a questão da adaptação do olhar estrangeiro diante de uma realidade dos trópicos. O texto procura apontar tal contradição entre o ideal e o real, que aparece em sua pintura no Brasil. AbstractThe current article presents a comment about the short permanence of the French painter Nicolas-Antoine Taunay, member of the French Artistic Mission arrived in Rio de Janeiro, in 1816. The scope of the Mission was to bring and cultivate the refined European Art in Rio de Janeiro as well as to urbanize the town. Different aspects of the permanence of Taunay are described, as the circumstances of his arrival, his role as the painter of the Portuguese Monarchy, under the reality of the tropics, the difficulties and adaptations of the artist who painted the Baia de Rio de Janeiro (current Guanabara). This text searches to point such contradictions between ideality and reality in his art in Brazil.Key words: Ideal, reality, adaptation, nature, universal, particular, neoclassicism. Resumé[1] Cet article présente une description sur le court séjour du peintre français Nicolas-Antoine Taunay, membre la Mission Artistique Française qui a débarqué à Rio de Janeiro en 1816. Le but de la Mission était celui d’apporter et faire développer l’art européen raffiné à Rio ainsi que de contribuer à l’urbanisation de la ville.  Nous décrivons des aspects différents de la permanence de Taunay au Brésil, les circonstances de son arrivée, son rôle comme peintre de la Monarchie Portugaise, sous la réalité des tropiques, les difficultés et l’adaptation vécues par celui qui a peint la baía de Rio de Janeiro (nommée actuellement Baía de Guanabara). Ce texte essaye de pointer des contradictions entre l’idéalité et la réalité montrées dans son art lorsqu’il peignait le Brésil.Mots-clés: Idéal, réalité, adaptation, nature, universel, particulier, néoclassicisme.[1] A Comissão Editorial acatou excepcionalmente a inclusão do resumé por se tratar de uma temática de interesse francês.
id PUC_MINS-9_a168831261e2a1a7fd1eb407c9495c4e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4098
network_acronym_str PUC_MINS-9
network_name_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53IdealRealAdaptaçãoNaturezaUniversalParticularNeoclassicismo.O presente artigo apresenta um relato sobre a breve estada do pintor francês Nicolas-Antoine Taunay, membro da Missão Artística Francesa, que desembarcou no Rio de Janeiro de 1816, e cujo intuito era o de trazer e fazer cultivar, no Rio de Janeiro, a refinada arte europeia, assim como era o de embelezar e urbanizar a cidade. Neste trabalho, são descritas as circunstâncias de sua chegada, o seu papel como pintor da Coroa, o seu trabalho no Brasil, as dificuldades e os acertos do pintor francês, que retratou a Baia do Rio de Janeiro (atual Guanabara).  Aqui, buscamos levantar a questão da adaptação do olhar estrangeiro diante de uma realidade dos trópicos. O texto procura apontar tal contradição entre o ideal e o real, que aparece em sua pintura no Brasil. AbstractThe current article presents a comment about the short permanence of the French painter Nicolas-Antoine Taunay, member of the French Artistic Mission arrived in Rio de Janeiro, in 1816. The scope of the Mission was to bring and cultivate the refined European Art in Rio de Janeiro as well as to urbanize the town. Different aspects of the permanence of Taunay are described, as the circumstances of his arrival, his role as the painter of the Portuguese Monarchy, under the reality of the tropics, the difficulties and adaptations of the artist who painted the Baia de Rio de Janeiro (current Guanabara). This text searches to point such contradictions between ideality and reality in his art in Brazil.Key words: Ideal, reality, adaptation, nature, universal, particular, neoclassicism. Resumé[1] Cet article présente une description sur le court séjour du peintre français Nicolas-Antoine Taunay, membre la Mission Artistique Française qui a débarqué à Rio de Janeiro en 1816. Le but de la Mission était celui d’apporter et faire développer l’art européen raffiné à Rio ainsi que de contribuer à l’urbanisation de la ville.  Nous décrivons des aspects différents de la permanence de Taunay au Brésil, les circonstances de son arrivée, son rôle comme peintre de la Monarchie Portugaise, sous la réalité des tropiques, les difficultés et l’adaptation vécues par celui qui a peint la baía de Rio de Janeiro (nommée actuellement Baía de Guanabara). Ce texte essaye de pointer des contradictions entre l’idéalité et la réalité montrées dans son art lorsqu’il peignait le Brésil.Mots-clés: Idéal, réalité, adaptation, nature, universel, particulier, néoclassicisme.[1] A Comissão Editorial acatou excepcionalmente a inclusão do resumé por se tratar de uma temática de interesse francês.Editora PUC Minas2012-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistória Social; História Material.application/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n19p5310.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53Cadernos de História; v. 13 n. 19 (2012): Dossiê História Ambiental; 53-662237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n19p53/4342Ribeiro, Leonardo Meirellesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-28T18:06:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4098Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2021-03-28T18:06:56Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53
title Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53
spellingShingle Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53
Ribeiro, Leonardo Meirelles
Ideal
Real
Adaptação
Natureza
Universal
Particular
Neoclassicismo.
title_short Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53
title_full Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53
title_fullStr Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53
title_full_unstemmed Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53
title_sort Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53
author Ribeiro, Leonardo Meirelles
author_facet Ribeiro, Leonardo Meirelles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Leonardo Meirelles
dc.subject.por.fl_str_mv Ideal
Real
Adaptação
Natureza
Universal
Particular
Neoclassicismo.
topic Ideal
Real
Adaptação
Natureza
Universal
Particular
Neoclassicismo.
description O presente artigo apresenta um relato sobre a breve estada do pintor francês Nicolas-Antoine Taunay, membro da Missão Artística Francesa, que desembarcou no Rio de Janeiro de 1816, e cujo intuito era o de trazer e fazer cultivar, no Rio de Janeiro, a refinada arte europeia, assim como era o de embelezar e urbanizar a cidade. Neste trabalho, são descritas as circunstâncias de sua chegada, o seu papel como pintor da Coroa, o seu trabalho no Brasil, as dificuldades e os acertos do pintor francês, que retratou a Baia do Rio de Janeiro (atual Guanabara).  Aqui, buscamos levantar a questão da adaptação do olhar estrangeiro diante de uma realidade dos trópicos. O texto procura apontar tal contradição entre o ideal e o real, que aparece em sua pintura no Brasil. AbstractThe current article presents a comment about the short permanence of the French painter Nicolas-Antoine Taunay, member of the French Artistic Mission arrived in Rio de Janeiro, in 1816. The scope of the Mission was to bring and cultivate the refined European Art in Rio de Janeiro as well as to urbanize the town. Different aspects of the permanence of Taunay are described, as the circumstances of his arrival, his role as the painter of the Portuguese Monarchy, under the reality of the tropics, the difficulties and adaptations of the artist who painted the Baia de Rio de Janeiro (current Guanabara). This text searches to point such contradictions between ideality and reality in his art in Brazil.Key words: Ideal, reality, adaptation, nature, universal, particular, neoclassicism. Resumé[1] Cet article présente une description sur le court séjour du peintre français Nicolas-Antoine Taunay, membre la Mission Artistique Française qui a débarqué à Rio de Janeiro en 1816. Le but de la Mission était celui d’apporter et faire développer l’art européen raffiné à Rio ainsi que de contribuer à l’urbanisation de la ville.  Nous décrivons des aspects différents de la permanence de Taunay au Brésil, les circonstances de son arrivée, son rôle comme peintre de la Monarchie Portugaise, sous la réalité des tropiques, les difficultés et l’adaptation vécues par celui qui a peint la baía de Rio de Janeiro (nommée actuellement Baía de Guanabara). Ce texte essaye de pointer des contradictions entre l’idéalité et la réalité montrées dans son art lorsqu’il peignait le Brésil.Mots-clés: Idéal, réalité, adaptation, nature, universel, particulier, néoclassicisme.[1] A Comissão Editorial acatou excepcionalmente a inclusão do resumé por se tratar de uma temática de interesse francês.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
História Social; História Material.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n19p53
10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n19p53
identifier_str_mv 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n19p53/4342
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de História; v. 13 n. 19 (2012): Dossiê História Ambiental; 53-66
2237-8871
1679-5636
reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
collection Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br
_version_ 1798321097199845376