Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n19p53 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um relato sobre a breve estada do pintor francês Nicolas-Antoine Taunay, membro da Missão Artística Francesa, que desembarcou no Rio de Janeiro de 1816, e cujo intuito era o de trazer e fazer cultivar, no Rio de Janeiro, a refinada arte europeia, assim como era o de embelezar e urbanizar a cidade. Neste trabalho, são descritas as circunstâncias de sua chegada, o seu papel como pintor da Coroa, o seu trabalho no Brasil, as dificuldades e os acertos do pintor francês, que retratou a Baia do Rio de Janeiro (atual Guanabara). Aqui, buscamos levantar a questão da adaptação do olhar estrangeiro diante de uma realidade dos trópicos. O texto procura apontar tal contradição entre o ideal e o real, que aparece em sua pintura no Brasil. AbstractThe current article presents a comment about the short permanence of the French painter Nicolas-Antoine Taunay, member of the French Artistic Mission arrived in Rio de Janeiro, in 1816. The scope of the Mission was to bring and cultivate the refined European Art in Rio de Janeiro as well as to urbanize the town. Different aspects of the permanence of Taunay are described, as the circumstances of his arrival, his role as the painter of the Portuguese Monarchy, under the reality of the tropics, the difficulties and adaptations of the artist who painted the Baia de Rio de Janeiro (current Guanabara). This text searches to point such contradictions between ideality and reality in his art in Brazil.Key words: Ideal, reality, adaptation, nature, universal, particular, neoclassicism. Resumé[1] Cet article présente une description sur le court séjour du peintre français Nicolas-Antoine Taunay, membre la Mission Artistique Française qui a débarqué à Rio de Janeiro en 1816. Le but de la Mission était celui d’apporter et faire développer l’art européen raffiné à Rio ainsi que de contribuer à l’urbanisation de la ville. Nous décrivons des aspects différents de la permanence de Taunay au Brésil, les circonstances de son arrivée, son rôle comme peintre de la Monarchie Portugaise, sous la réalité des tropiques, les difficultés et l’adaptation vécues par celui qui a peint la baía de Rio de Janeiro (nommée actuellement Baía de Guanabara). Ce texte essaye de pointer des contradictions entre l’idéalité et la réalité montrées dans son art lorsqu’il peignait le Brésil.Mots-clés: Idéal, réalité, adaptation, nature, universel, particulier, néoclassicisme.[1] A Comissão Editorial acatou excepcionalmente a inclusão do resumé por se tratar de uma temática de interesse francês. |
id |
PUC_MINS-9_a168831261e2a1a7fd1eb407c9495c4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4098 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-9 |
network_name_str |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53IdealRealAdaptaçãoNaturezaUniversalParticularNeoclassicismo.O presente artigo apresenta um relato sobre a breve estada do pintor francês Nicolas-Antoine Taunay, membro da Missão Artística Francesa, que desembarcou no Rio de Janeiro de 1816, e cujo intuito era o de trazer e fazer cultivar, no Rio de Janeiro, a refinada arte europeia, assim como era o de embelezar e urbanizar a cidade. Neste trabalho, são descritas as circunstâncias de sua chegada, o seu papel como pintor da Coroa, o seu trabalho no Brasil, as dificuldades e os acertos do pintor francês, que retratou a Baia do Rio de Janeiro (atual Guanabara). Aqui, buscamos levantar a questão da adaptação do olhar estrangeiro diante de uma realidade dos trópicos. O texto procura apontar tal contradição entre o ideal e o real, que aparece em sua pintura no Brasil. AbstractThe current article presents a comment about the short permanence of the French painter Nicolas-Antoine Taunay, member of the French Artistic Mission arrived in Rio de Janeiro, in 1816. The scope of the Mission was to bring and cultivate the refined European Art in Rio de Janeiro as well as to urbanize the town. Different aspects of the permanence of Taunay are described, as the circumstances of his arrival, his role as the painter of the Portuguese Monarchy, under the reality of the tropics, the difficulties and adaptations of the artist who painted the Baia de Rio de Janeiro (current Guanabara). This text searches to point such contradictions between ideality and reality in his art in Brazil.Key words: Ideal, reality, adaptation, nature, universal, particular, neoclassicism. Resumé[1] Cet article présente une description sur le court séjour du peintre français Nicolas-Antoine Taunay, membre la Mission Artistique Française qui a débarqué à Rio de Janeiro en 1816. Le but de la Mission était celui d’apporter et faire développer l’art européen raffiné à Rio ainsi que de contribuer à l’urbanisation de la ville. Nous décrivons des aspects différents de la permanence de Taunay au Brésil, les circonstances de son arrivée, son rôle comme peintre de la Monarchie Portugaise, sous la réalité des tropiques, les difficultés et l’adaptation vécues par celui qui a peint la baía de Rio de Janeiro (nommée actuellement Baía de Guanabara). Ce texte essaye de pointer des contradictions entre l’idéalité et la réalité montrées dans son art lorsqu’il peignait le Brésil.Mots-clés: Idéal, réalité, adaptation, nature, universel, particulier, néoclassicisme.[1] A Comissão Editorial acatou excepcionalmente a inclusão do resumé por se tratar de uma temática de interesse francês.Editora PUC Minas2012-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistória Social; História Material.application/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n19p5310.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53Cadernos de História; v. 13 n. 19 (2012): Dossiê História Ambiental; 53-662237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n19p53/4342Ribeiro, Leonardo Meirellesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-28T18:06:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4098Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2021-03-28T18:06:56Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53 |
title |
Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53 |
spellingShingle |
Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53 Ribeiro, Leonardo Meirelles Ideal Real Adaptação Natureza Universal Particular Neoclassicismo. |
title_short |
Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53 |
title_full |
Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53 |
title_fullStr |
Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53 |
title_full_unstemmed |
Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53 |
title_sort |
Taunay no Brasil: entre o que é e o que deveria ser (Taunay in Brazil: between what is and what should be) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53 |
author |
Ribeiro, Leonardo Meirelles |
author_facet |
Ribeiro, Leonardo Meirelles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Leonardo Meirelles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ideal Real Adaptação Natureza Universal Particular Neoclassicismo. |
topic |
Ideal Real Adaptação Natureza Universal Particular Neoclassicismo. |
description |
O presente artigo apresenta um relato sobre a breve estada do pintor francês Nicolas-Antoine Taunay, membro da Missão Artística Francesa, que desembarcou no Rio de Janeiro de 1816, e cujo intuito era o de trazer e fazer cultivar, no Rio de Janeiro, a refinada arte europeia, assim como era o de embelezar e urbanizar a cidade. Neste trabalho, são descritas as circunstâncias de sua chegada, o seu papel como pintor da Coroa, o seu trabalho no Brasil, as dificuldades e os acertos do pintor francês, que retratou a Baia do Rio de Janeiro (atual Guanabara). Aqui, buscamos levantar a questão da adaptação do olhar estrangeiro diante de uma realidade dos trópicos. O texto procura apontar tal contradição entre o ideal e o real, que aparece em sua pintura no Brasil. AbstractThe current article presents a comment about the short permanence of the French painter Nicolas-Antoine Taunay, member of the French Artistic Mission arrived in Rio de Janeiro, in 1816. The scope of the Mission was to bring and cultivate the refined European Art in Rio de Janeiro as well as to urbanize the town. Different aspects of the permanence of Taunay are described, as the circumstances of his arrival, his role as the painter of the Portuguese Monarchy, under the reality of the tropics, the difficulties and adaptations of the artist who painted the Baia de Rio de Janeiro (current Guanabara). This text searches to point such contradictions between ideality and reality in his art in Brazil.Key words: Ideal, reality, adaptation, nature, universal, particular, neoclassicism. Resumé[1] Cet article présente une description sur le court séjour du peintre français Nicolas-Antoine Taunay, membre la Mission Artistique Française qui a débarqué à Rio de Janeiro en 1816. Le but de la Mission était celui d’apporter et faire développer l’art européen raffiné à Rio ainsi que de contribuer à l’urbanisation de la ville. Nous décrivons des aspects différents de la permanence de Taunay au Brésil, les circonstances de son arrivée, son rôle comme peintre de la Monarchie Portugaise, sous la réalité des tropiques, les difficultés et l’adaptation vécues par celui qui a peint la baía de Rio de Janeiro (nommée actuellement Baía de Guanabara). Ce texte essaye de pointer des contradictions entre l’idéalité et la réalité montrées dans son art lorsqu’il peignait le Brésil.Mots-clés: Idéal, réalité, adaptation, nature, universel, particulier, néoclassicisme.[1] A Comissão Editorial acatou excepcionalmente a inclusão do resumé por se tratar de uma temática de interesse francês. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion História Social; História Material. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n19p53 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n19p53 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p53 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n19p53/4342 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de História; v. 13 n. 19 (2012): Dossiê História Ambiental; 53-66 2237-8871 1679-5636 reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br |
_version_ |
1798321097199845376 |