A Contestação dos Preconceitos Raciais na Instrução: O protagonismo de intelectuais negros na Imprensa Negra (1892-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zubaran, Maria Angelica
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Atolini, Thanise Guerini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
DOI: 10.5752/P.2237-8871.2019v20n33p54
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/20673
Resumo: O presente estudo analisa a contestação ao preconceito racial na instrução acionadas pelos redatores do jornal da imprensa negra O Exemplo (1892-1930) no Rio Grande do Sul, no pós-abolição. O objetivo central da pesquisa é visibilizar o protagonismo dos intelectuais negros do jornal O Exemplo no combate aos preconceitos raciais e na defesa da instrução da comunidade negra e reconhecer e valorizar seus saberes e lugar de fala. Recorremos à abordagem teórica dos Estudos Culturais, particularmente, às discussões de Stuart Hall e Tomaz Tadeu da Silva, sobre a contestação aos estereótipos e as pedagogias culturais. Em termos metodológicos, inicialmente mapeamos as denúncias de preconceitos raciais na instrução e as crônicas sobre a campanha contra o analfabetismo. Posteriormente, analisamos os argumentos que os redatores negros construíram em suas denúncias contra o preconceito racial na instrução. Entre os resultados destaca-se que intelectuais negros do jornal O Exemplo contestaram os preconceitos raciais na instrução utilizando-se de um discurso nacionalista e patriótico, que destacava a participação dos negros na construção da nação e como parte do povo brasileiro. Registra-se também a presença de argumentos cristãos que denunciavam os preconceitos como “imorais” e como a principal razão para evasão das crianças negras das escolas.
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