A Contestação dos Preconceitos Raciais na Instrução: O protagonismo de intelectuais negros na Imprensa Negra (1892-1930)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
DOI: | 10.5752/P.2237-8871.2019v20n33p54 |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/20673 |
Resumo: | O presente estudo analisa a contestação ao preconceito racial na instrução acionadas pelos redatores do jornal da imprensa negra O Exemplo (1892-1930) no Rio Grande do Sul, no pós-abolição. O objetivo central da pesquisa é visibilizar o protagonismo dos intelectuais negros do jornal O Exemplo no combate aos preconceitos raciais e na defesa da instrução da comunidade negra e reconhecer e valorizar seus saberes e lugar de fala. Recorremos à abordagem teórica dos Estudos Culturais, particularmente, às discussões de Stuart Hall e Tomaz Tadeu da Silva, sobre a contestação aos estereótipos e as pedagogias culturais. Em termos metodológicos, inicialmente mapeamos as denúncias de preconceitos raciais na instrução e as crônicas sobre a campanha contra o analfabetismo. Posteriormente, analisamos os argumentos que os redatores negros construíram em suas denúncias contra o preconceito racial na instrução. Entre os resultados destaca-se que intelectuais negros do jornal O Exemplo contestaram os preconceitos raciais na instrução utilizando-se de um discurso nacionalista e patriótico, que destacava a participação dos negros na construção da nação e como parte do povo brasileiro. Registra-se também a presença de argumentos cristãos que denunciavam os preconceitos como “imorais” e como a principal razão para evasão das crianças negras das escolas. |
id |
PUC_MINS-9_fcef3b5235245c4c76fc5e0913896e86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20673 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-9 |
network_name_str |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
spelling |
A Contestação dos Preconceitos Raciais na Instrução: O protagonismo de intelectuais negros na Imprensa Negra (1892-1930)HistóriaCulturaPolíticaO presente estudo analisa a contestação ao preconceito racial na instrução acionadas pelos redatores do jornal da imprensa negra O Exemplo (1892-1930) no Rio Grande do Sul, no pós-abolição. O objetivo central da pesquisa é visibilizar o protagonismo dos intelectuais negros do jornal O Exemplo no combate aos preconceitos raciais e na defesa da instrução da comunidade negra e reconhecer e valorizar seus saberes e lugar de fala. Recorremos à abordagem teórica dos Estudos Culturais, particularmente, às discussões de Stuart Hall e Tomaz Tadeu da Silva, sobre a contestação aos estereótipos e as pedagogias culturais. Em termos metodológicos, inicialmente mapeamos as denúncias de preconceitos raciais na instrução e as crônicas sobre a campanha contra o analfabetismo. Posteriormente, analisamos os argumentos que os redatores negros construíram em suas denúncias contra o preconceito racial na instrução. Entre os resultados destaca-se que intelectuais negros do jornal O Exemplo contestaram os preconceitos raciais na instrução utilizando-se de um discurso nacionalista e patriótico, que destacava a participação dos negros na construção da nação e como parte do povo brasileiro. Registra-se também a presença de argumentos cristãos que denunciavam os preconceitos como “imorais” e como a principal razão para evasão das crianças negras das escolas.Editora PUC Minas2020-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2067310.5752/P.2237-8871.2019v20n33p54Cadernos de História; v. 20 n. 33 (2019): Temática Livre; 542237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/20673/17058Copyright (c) 2020 Cadernos de Históriahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZubaran, Maria AngelicaAtolini, Thanise Guerini2021-03-28T17:52:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20673Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2021-03-28T17:52:31Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Contestação dos Preconceitos Raciais na Instrução: O protagonismo de intelectuais negros na Imprensa Negra (1892-1930) |
title |
A Contestação dos Preconceitos Raciais na Instrução: O protagonismo de intelectuais negros na Imprensa Negra (1892-1930) |
spellingShingle |
A Contestação dos Preconceitos Raciais na Instrução: O protagonismo de intelectuais negros na Imprensa Negra (1892-1930) A Contestação dos Preconceitos Raciais na Instrução: O protagonismo de intelectuais negros na Imprensa Negra (1892-1930) Zubaran, Maria Angelica História Cultura Política Zubaran, Maria Angelica História Cultura Política |
title_short |
A Contestação dos Preconceitos Raciais na Instrução: O protagonismo de intelectuais negros na Imprensa Negra (1892-1930) |
title_full |
A Contestação dos Preconceitos Raciais na Instrução: O protagonismo de intelectuais negros na Imprensa Negra (1892-1930) |
title_fullStr |
A Contestação dos Preconceitos Raciais na Instrução: O protagonismo de intelectuais negros na Imprensa Negra (1892-1930) A Contestação dos Preconceitos Raciais na Instrução: O protagonismo de intelectuais negros na Imprensa Negra (1892-1930) |
title_full_unstemmed |
A Contestação dos Preconceitos Raciais na Instrução: O protagonismo de intelectuais negros na Imprensa Negra (1892-1930) A Contestação dos Preconceitos Raciais na Instrução: O protagonismo de intelectuais negros na Imprensa Negra (1892-1930) |
title_sort |
A Contestação dos Preconceitos Raciais na Instrução: O protagonismo de intelectuais negros na Imprensa Negra (1892-1930) |
author |
Zubaran, Maria Angelica |
author_facet |
Zubaran, Maria Angelica Zubaran, Maria Angelica Atolini, Thanise Guerini Atolini, Thanise Guerini |
author_role |
author |
author2 |
Atolini, Thanise Guerini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zubaran, Maria Angelica Atolini, Thanise Guerini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Cultura Política |
topic |
História Cultura Política |
description |
O presente estudo analisa a contestação ao preconceito racial na instrução acionadas pelos redatores do jornal da imprensa negra O Exemplo (1892-1930) no Rio Grande do Sul, no pós-abolição. O objetivo central da pesquisa é visibilizar o protagonismo dos intelectuais negros do jornal O Exemplo no combate aos preconceitos raciais e na defesa da instrução da comunidade negra e reconhecer e valorizar seus saberes e lugar de fala. Recorremos à abordagem teórica dos Estudos Culturais, particularmente, às discussões de Stuart Hall e Tomaz Tadeu da Silva, sobre a contestação aos estereótipos e as pedagogias culturais. Em termos metodológicos, inicialmente mapeamos as denúncias de preconceitos raciais na instrução e as crônicas sobre a campanha contra o analfabetismo. Posteriormente, analisamos os argumentos que os redatores negros construíram em suas denúncias contra o preconceito racial na instrução. Entre os resultados destaca-se que intelectuais negros do jornal O Exemplo contestaram os preconceitos raciais na instrução utilizando-se de um discurso nacionalista e patriótico, que destacava a participação dos negros na construção da nação e como parte do povo brasileiro. Registra-se também a presença de argumentos cristãos que denunciavam os preconceitos como “imorais” e como a principal razão para evasão das crianças negras das escolas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/20673 10.5752/P.2237-8871.2019v20n33p54 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/20673 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2237-8871.2019v20n33p54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/20673/17058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos de História https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos de História https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de História; v. 20 n. 33 (2019): Temática Livre; 54 2237-8871 1679-5636 reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br |
_version_ |
1822180428971245569 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5752/P.2237-8871.2019v20n33p54 |