Formação continuada de professores da educação básica em ciências humanas e sociais: propostas do Cefor PUC Minas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Carla Ferretti
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Siman, Lana Mara de Castro, dos Santos, Lorene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1012
Resumo: Este trabalho apresenta a sistematização de um conjunto de estudos e reflexões empreendidos pela equipe Cefor PUC Minas, com a finalidade de elaborar diretrizes norteadoras de suas propostas e ações de formação continuada de professores da Educação Básica, com o enfoque privilegiado do campo das Ciências Humanas e Sociais. Essas reflexões foram acompanhadas de um diálogo com dados levantados junto a professores das redes públicas de ensino de Minas Gerais, possibilitando identificar suas principais demandas de formação. Abstract This work presents the systematization of a set of studies and reflections undertaken by Cefor PUC Minas, aiming to elaborate directions of its proposals and continuous training actions of elementary school teachers, with the privileged approach of Social and Human Sciences. These reflections had been followed by a dialogue about raised data with teachers from elementary school of Minas Gerais, making possible to identify their main demands of training. Key-Words: Continuos Teacher Training; Education of History and Geography in the Elementary School; Distance education.
id PUC_MINS-9_fd92f428a3cb97520c167f281e1758ac
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1012
network_acronym_str PUC_MINS-9
network_name_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores da educação básica em ciências humanas e sociais: propostas do Cefor PUC MinasFormação Continuada de ProfessoresEnsino de História e Geografia na Educação BásicaEducação a DistânciaEste trabalho apresenta a sistematização de um conjunto de estudos e reflexões empreendidos pela equipe Cefor PUC Minas, com a finalidade de elaborar diretrizes norteadoras de suas propostas e ações de formação continuada de professores da Educação Básica, com o enfoque privilegiado do campo das Ciências Humanas e Sociais. Essas reflexões foram acompanhadas de um diálogo com dados levantados junto a professores das redes públicas de ensino de Minas Gerais, possibilitando identificar suas principais demandas de formação. Abstract This work presents the systematization of a set of studies and reflections undertaken by Cefor PUC Minas, aiming to elaborate directions of its proposals and continuous training actions of elementary school teachers, with the privileged approach of Social and Human Sciences. These reflections had been followed by a dialogue about raised data with teachers from elementary school of Minas Gerais, making possible to identify their main demands of training. Key-Words: Continuos Teacher Training; Education of History and Geography in the Elementary School; Distance education.Editora PUC Minas2008-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistória Socialapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1012Cadernos de História; v. 10 n. 13 (2008): Dossiê América Latina; 96-1112237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1012/967Santiago, Carla FerrettiSiman, Lana Mara de Castrodos Santos, Loreneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-28T18:10:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1012Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2021-03-28T18:10:58Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores da educação básica em ciências humanas e sociais: propostas do Cefor PUC Minas
title Formação continuada de professores da educação básica em ciências humanas e sociais: propostas do Cefor PUC Minas
spellingShingle Formação continuada de professores da educação básica em ciências humanas e sociais: propostas do Cefor PUC Minas
Santiago, Carla Ferretti
Formação Continuada de Professores
Ensino de História e Geografia na Educação Básica
Educação a Distância
title_short Formação continuada de professores da educação básica em ciências humanas e sociais: propostas do Cefor PUC Minas
title_full Formação continuada de professores da educação básica em ciências humanas e sociais: propostas do Cefor PUC Minas
title_fullStr Formação continuada de professores da educação básica em ciências humanas e sociais: propostas do Cefor PUC Minas
title_full_unstemmed Formação continuada de professores da educação básica em ciências humanas e sociais: propostas do Cefor PUC Minas
title_sort Formação continuada de professores da educação básica em ciências humanas e sociais: propostas do Cefor PUC Minas
author Santiago, Carla Ferretti
author_facet Santiago, Carla Ferretti
Siman, Lana Mara de Castro
dos Santos, Lorene
author_role author
author2 Siman, Lana Mara de Castro
dos Santos, Lorene
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Carla Ferretti
Siman, Lana Mara de Castro
dos Santos, Lorene
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada de Professores
Ensino de História e Geografia na Educação Básica
Educação a Distância
topic Formação Continuada de Professores
Ensino de História e Geografia na Educação Básica
Educação a Distância
description Este trabalho apresenta a sistematização de um conjunto de estudos e reflexões empreendidos pela equipe Cefor PUC Minas, com a finalidade de elaborar diretrizes norteadoras de suas propostas e ações de formação continuada de professores da Educação Básica, com o enfoque privilegiado do campo das Ciências Humanas e Sociais. Essas reflexões foram acompanhadas de um diálogo com dados levantados junto a professores das redes públicas de ensino de Minas Gerais, possibilitando identificar suas principais demandas de formação. Abstract This work presents the systematization of a set of studies and reflections undertaken by Cefor PUC Minas, aiming to elaborate directions of its proposals and continuous training actions of elementary school teachers, with the privileged approach of Social and Human Sciences. These reflections had been followed by a dialogue about raised data with teachers from elementary school of Minas Gerais, making possible to identify their main demands of training. Key-Words: Continuos Teacher Training; Education of History and Geography in the Elementary School; Distance education.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
História Social
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1012
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1012/967
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de História; v. 10 n. 13 (2008): Dossiê América Latina; 96-111
2237-8871
1679-5636
reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
collection Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br
_version_ 1798321096412364800