[pt] PROFESSORES-MESTRES: A CONTRIBUIÇÃO DO MESTRADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12032@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12032@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12032 |
Resumo: | [pt] A presente pesquisa focaliza a formação continuada de professores da Educação Básica a partir do curso de mestrado, no âmbito do desenvolvimento pessoal, profissional e institucional. Procura, assim, investigar a relação entre a Universidade e a Educação Básica pelo mestrado, ou seja, verificar se este nível de formação constitui-se num momento de aproximação entre universidade e escola e em que medida ele responde às expectativas dos professores que o buscam, auxiliando-os no seu desenvolvimento pessoal e profissional e ainda contribuindo para o aperfeiçoamento do estabelecimento de ensino em que atuam. A investigação foi realizada numa instituição pública de Educação Básica, num contexto em que a maioria dos professores-mestres retorna integral ou parcialmente para essa instituição após o mestrado. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, utilizei como instrumento principal entrevistas semi-estruturadas, do tipo depoimento, com professores-mestres e representantes institucionais. Ao analisar os depoimentos, busquei elucidar o que representa esta modalidade de formação para a pessoa do professor, para sua profissão, bem como sua importância para o desenvolvimento institucional, já que quase um terço dos professores da unidade escolar estudada são mestres e há vários outros investindo nessa formação, realidade que não é diferente no contexto institucional mais amplo. Ao tratar da formação continuada, da pesquisa na formação de professores, do seu desenvolvimento e socialização profissionais, da profissão e da profissionalização docentes, tenho como aliados Nóvoa, Lüdke, Dubar, Beillerot, André, Candau e Contreras, entre outros. À luz desses autores, as análises indicam que o mestrado, no contexto estudado, tem representado um investimento importante para a pessoa do professor e para o exercício da profissão docente, pela via da formação para a pesquisa, e de modo especial pela própria pesquisa realizada no mestrado. Além disso, vem se mostrando como um caminho possível e promissor para a reflexão e aperfeiçoamento do trabalho docente e da instituição em que esses professores- mestres exercem o seu ofício. |
id |
PUC_RIO-1_f08b3483a1982e2967f6e96a3c9bdc71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:12032 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] PROFESSORES-MESTRES: A CONTRIBUIÇÃO DO MESTRADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA[en] TEACHERS WITH A MASTER`S DEGREE: THE CONTRIBUTION OF A MASTER`S DEGREE IN THE CONTINUING EDUCATION OF GRADESCHOOL TEACHERS[pt] EDUCACAO BASICA[pt] MESTRADO[pt] FORMACAO CONTINUADA DO PROFESSOR[en] BASIC EDUCATION[en] MASTER S DEGREE[pt] A presente pesquisa focaliza a formação continuada de professores da Educação Básica a partir do curso de mestrado, no âmbito do desenvolvimento pessoal, profissional e institucional. Procura, assim, investigar a relação entre a Universidade e a Educação Básica pelo mestrado, ou seja, verificar se este nível de formação constitui-se num momento de aproximação entre universidade e escola e em que medida ele responde às expectativas dos professores que o buscam, auxiliando-os no seu desenvolvimento pessoal e profissional e ainda contribuindo para o aperfeiçoamento do estabelecimento de ensino em que atuam. A investigação foi realizada numa instituição pública de Educação Básica, num contexto em que a maioria dos professores-mestres retorna integral ou parcialmente para essa instituição após o mestrado. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, utilizei como instrumento principal entrevistas semi-estruturadas, do tipo depoimento, com professores-mestres e representantes institucionais. Ao analisar os depoimentos, busquei elucidar o que representa esta modalidade de formação para a pessoa do professor, para sua profissão, bem como sua importância para o desenvolvimento institucional, já que quase um terço dos professores da unidade escolar estudada são mestres e há vários outros investindo nessa formação, realidade que não é diferente no contexto institucional mais amplo. Ao tratar da formação continuada, da pesquisa na formação de professores, do seu desenvolvimento e socialização profissionais, da profissão e da profissionalização docentes, tenho como aliados Nóvoa, Lüdke, Dubar, Beillerot, André, Candau e Contreras, entre outros. À luz desses autores, as análises indicam que o mestrado, no contexto estudado, tem representado um investimento importante para a pessoa do professor e para o exercício da profissão docente, pela via da formação para a pesquisa, e de modo especial pela própria pesquisa realizada no mestrado. Além disso, vem se mostrando como um caminho possível e promissor para a reflexão e aperfeiçoamento do trabalho docente e da instituição em que esses professores- mestres exercem o seu ofício.[en] This research focuses on the continuing education of primary and secondary school teachers by way of a Master`s degree for the sake of personal, professional, and institutional advancement. It seeks, therefore, to investigate the relationship between university and school; to verify whether this level of study indeed brings university and school closer together by meeting the school teacher`s expectations and helping them in their personal and professional development-besides improving the quality of the institution where they serve. The investigation took place at a public school where most teachers return to the same institution-whether working part-time or full-time- after finishing their Master`s degree. In this qualitative research, I used semi-structured, testimonial-type interviews as a main tool. Both primary and secondary school teachers and administrators were interviewed. In analyzing the answers to my guided open-ended questions, I sought to clarify what this kind of degree means to the primary and secondary school teacher and his/her profession, also defining its importance to the school`s improvement. Almost one-third of the primary and secondary school teachers who work at the school branch under study have a Master`s degree, and there are many others pursuing the same kind of post-baccalaureat education-the very same picture we encounter when considering all the branches together. There are many authors who, likewise, seek to investigate the continuing education of primary and secondary school teachers and their social and professional development, such as Nóvoa, Lüdke, Dubar, Beillerot, André, Candau and Contreras, among others. The analysis of this research, incorporating the line of thinking of the aforementioned authors, indicates that a Master`s degree in this kind of context represents an important investment for the primary and secondary school teacher both personally and professionally in his/her teaching experience. It is an important degree because of its focus on research and the depth of the very thesis a teacher must develop in a graduate level. At last, the Master`s degree is a possible and favorable path for reflection, besides enhancing both the faculty endeavors and the institution where they serve.MAXWELLMENGA LUDKEVANESSA CRISTINA MAXIMO PORTELLA2008-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12032@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12032@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12032porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12032Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] PROFESSORES-MESTRES: A CONTRIBUIÇÃO DO MESTRADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA [en] TEACHERS WITH A MASTER`S DEGREE: THE CONTRIBUTION OF A MASTER`S DEGREE IN THE CONTINUING EDUCATION OF GRADESCHOOL TEACHERS |
title |
[pt] PROFESSORES-MESTRES: A CONTRIBUIÇÃO DO MESTRADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
[pt] PROFESSORES-MESTRES: A CONTRIBUIÇÃO DO MESTRADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA VANESSA CRISTINA MAXIMO PORTELLA [pt] EDUCACAO BASICA [pt] MESTRADO [pt] FORMACAO CONTINUADA DO PROFESSOR [en] BASIC EDUCATION [en] MASTER S DEGREE |
title_short |
[pt] PROFESSORES-MESTRES: A CONTRIBUIÇÃO DO MESTRADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
[pt] PROFESSORES-MESTRES: A CONTRIBUIÇÃO DO MESTRADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
[pt] PROFESSORES-MESTRES: A CONTRIBUIÇÃO DO MESTRADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
[pt] PROFESSORES-MESTRES: A CONTRIBUIÇÃO DO MESTRADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
[pt] PROFESSORES-MESTRES: A CONTRIBUIÇÃO DO MESTRADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
VANESSA CRISTINA MAXIMO PORTELLA |
author_facet |
VANESSA CRISTINA MAXIMO PORTELLA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MENGA LUDKE |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VANESSA CRISTINA MAXIMO PORTELLA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] EDUCACAO BASICA [pt] MESTRADO [pt] FORMACAO CONTINUADA DO PROFESSOR [en] BASIC EDUCATION [en] MASTER S DEGREE |
topic |
[pt] EDUCACAO BASICA [pt] MESTRADO [pt] FORMACAO CONTINUADA DO PROFESSOR [en] BASIC EDUCATION [en] MASTER S DEGREE |
description |
[pt] A presente pesquisa focaliza a formação continuada de professores da Educação Básica a partir do curso de mestrado, no âmbito do desenvolvimento pessoal, profissional e institucional. Procura, assim, investigar a relação entre a Universidade e a Educação Básica pelo mestrado, ou seja, verificar se este nível de formação constitui-se num momento de aproximação entre universidade e escola e em que medida ele responde às expectativas dos professores que o buscam, auxiliando-os no seu desenvolvimento pessoal e profissional e ainda contribuindo para o aperfeiçoamento do estabelecimento de ensino em que atuam. A investigação foi realizada numa instituição pública de Educação Básica, num contexto em que a maioria dos professores-mestres retorna integral ou parcialmente para essa instituição após o mestrado. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, utilizei como instrumento principal entrevistas semi-estruturadas, do tipo depoimento, com professores-mestres e representantes institucionais. Ao analisar os depoimentos, busquei elucidar o que representa esta modalidade de formação para a pessoa do professor, para sua profissão, bem como sua importância para o desenvolvimento institucional, já que quase um terço dos professores da unidade escolar estudada são mestres e há vários outros investindo nessa formação, realidade que não é diferente no contexto institucional mais amplo. Ao tratar da formação continuada, da pesquisa na formação de professores, do seu desenvolvimento e socialização profissionais, da profissão e da profissionalização docentes, tenho como aliados Nóvoa, Lüdke, Dubar, Beillerot, André, Candau e Contreras, entre outros. À luz desses autores, as análises indicam que o mestrado, no contexto estudado, tem representado um investimento importante para a pessoa do professor e para o exercício da profissão docente, pela via da formação para a pesquisa, e de modo especial pela própria pesquisa realizada no mestrado. Além disso, vem se mostrando como um caminho possível e promissor para a reflexão e aperfeiçoamento do trabalho docente e da instituição em que esses professores- mestres exercem o seu ofício. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12032@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12032@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12032 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12032@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12032@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822568481259520 |